Quem faz a ContaAzul #1: Ederson Varela

O desafio de levar conhecimento e propósito a milhares de empresas contábeis por meio de eventos

O maior ativo da ContaAzul são as pessoas e são elas que movem a nossa empresa, nossa cultura e valores. Não por acaso, estamos construindo o melhor time do mundo. 🚀

Agora queremos que vocês, leitores e leitoras, conheçam o nosso time na série Quem faz a ContaAzul. Convidamos o Eder Varela, responsável pelos nossos eventos de contabilidade pra contar um pouco sobre seus desafios, expectativas e impressões.

Nome: Ederson Varela, mas pode chamar de Eder :P
Área: Eventos
Tempo de casa: 2,5 anos


1 — Qual o maior desafio do seu papel na ContaAzul?

Na verdade hoje tenho dois grandes desafios.

1) Fazer com o que contadores e contadoras percebam que são fundamentais para mudar o cenário econômico brasileiro.

2) Incentivar o time ContaAzul: essa é uma tarefa diária e feita com carinho, para que todos depositem a mesma energia e foco que são necessários para que possamos atingir nossos objetivos e verdadeiramente mudar o PIB nacional, para que possamos mudar a forma com que as pessoas administram seus negócios e principalmente a forma com o que os empresários contábeis enxergam suas empresas. Sei que não sou só nesta missão, mas gosto de lembrar que estou contribuindo e que estamos juntos construindo algo gigante.

2 — O que te fez tomar a decisão de se juntar ao time?

Clareza no propósito, cultura bem definida e crença no caminho a ser percorrido.

3 — Compartilhe um momento ou uma história que você presenciou um colega compartilhando algum dos nossos valores.

Quando iniciei minha história na ContaAzul, há cerca de 2,5 anos, eu tinha muita experiência em administração e marketing tradicional, mas pouca ou quase nada relacionada ao mundo digital. Lembro de sermos um time pequeno com apenas cinco pessoas no marketing focados na estratégia de contabilidade, mas lembro também que todos os envolvidos não mediam esforços quando o assunto era dar um help nas demandas ou explicar o porquê de algumas coisas. Isso ajudou muito, principalmente para conectar os pontos. Apesar de não ser minha área, sempre fui um curioso em códigos e programação, e neste contexto sempre pude contar com a ajuda do Betão (um dos devs do nosso time de marketing) para facilitar e colocar em prática algumas ideias que eu acabava inventando. Também com muita experiência em digital, sempre me apoiei nas conversas com o Manes (um dos gerentes do time) que clareava os pontos mais distantes para deixar a estratégia o mais explícita o possível. Isso é exercitar o valor Somos um Time, isso é Ser Nível Mundial. Apesar do cenário ter mudado um tanto, sei que a qualquer momento posso contar com o time, não somente com o marketing, mas com mais de 300 pessoas que compartilham dos mesmos propósitos e saem de casa todas as manhãs focados em fazer a diferença.

4 — Quais conselhos você daria para pessoas que querem ter uma carreira parecida com a sua?

Primeiro faça uma análise no ambiente, tente perceber se o que a empresa e as pessoas acreditam é de fato o mesmo que você acredita! Isso irá te fortalecer a longo prazo e tornará o caminho dos intangíveis cada vez mais tangível.

Segundo, deixe tudo o que você sabe ou acredita saber ser apenas algo complementar, siga de coração e mente abertos para aprender a cada movimento, a cada encontro, a cada café com um colega. A ContaAzul é um celeiro de oportunidades, mas também é um celeiro de talentos, se você estiver disposto a aprender ficará facilmente impressionado com a quantidade de disciplinas se pode aprender em um ano. A ContaAzul forma campeões de verdade, e faz você se sentir assim a cada meta batida. Entregamos experiência UAU a cada movimento.

5 — O que mais te surpreendeu positivamente desde que entrou na ContaAzul?

A positividade das pessoas. Todos temos metas e todas são agressivas pois nós subimos a régua de verdade. Isso muitas vezes pode gerar um tremendo stress, e gera. Porém, mesmo com grandes metas e alguns gaps ao longo do caminho, as pessoas se mantêm focadas e otimistas correndo atrás até conseguir superar os desafios. Surge cada ideia fora da caixa, que te mantém motivado e muitas vezes até sem palavras, mas com um brilho nos olhos e vontade absurda de ver onde aquilo irá levar. Claro que sempre com pé no chão e objetivando sucesso, aquela história de risco calculado.

6 — E quanto ao produto que mais te deixa orgulhoso e empolgado em trabalhar aqui?

Facilidade de uso, entrega de valor e tempo ao empreendedor. Em um cálculo simples perceber que já economizamos mais de 120 anos de redigitação e trabalho burocrático em escritórios contábeis me faz realmente perceber o quanto estamos mudando a realidade do mercado. Porquê essas pessoas estão dedicando esse tempo a deixarem suas empresas cada vez melhores e mais sadias. Olhar para trás, ver tudo que construímos até agora, olhar para frente e perceber que estamos apenas no começo, me deixa motivado a cada manhã, a cada passo. Estamos fazendo história, e participar da construção de algo tão grandioso é o que mais me deixa orgulhoso neste processo todo. Temos uma plataforma que é a melhor, mais bonita e mais fácil de usar. ;)


Quer conhecer um pouco mais do nosso dia a dia e das oportunidades que temos em aberto? https://contaazul.com/carreiras