Quem faz a ContaAzul #2: Carol Ribeiro

O desafio de entregar experiências memoráveis a milhares de pequenas empresas através do design

A Carol Ribeiro faz parte do nosso time de UX Design. Junto do time ela tem um papel super importante na vida dos nossos clientes: criar experiências de uso memoráveis. Ela conta pra gente como faz isso no dia a dia e os desafios da sua função.

Nome: Carolina Ribeiro, mas pode chamar de Carols :P
Área: UX Design 
Tempo de casa: 8 meses


1- Qual o maior desafio do seu papel na ContaAzul?

Balancear os três pilares de produto: usuário (desejável), tecnologia (viável) e negócio (entregável). Nós como UX designers temos como papel principal de ouvir os clientes ContaAzul para entender suas dores e quais são as suas necessidades. Porém, ao descobrir uma problemática temos que entender a visão das outras áreas da empresa. Qual entrega vai entregar o que o usuário deseja, de uma maneira viável, ou seja, que possa ser desenvolvida de maneira ágil, e que também entregue valor ao negócio da empresa? É esse equilíbrio que temos o desafio de encontrar em cada projeto.

2- O que te fez tomar a decisão de se juntar ao time?

A empolgação das pessoas que já trabalhavam aqui e a proximidade com os clientes. Desde que conheci os designers da ContaAzul era claro o orgulho e a satisfação em trabalhar aqui. Além disso, há uma preocupação da empresa toda em ouvir as necessidades do nosso cliente. Isso foi essencial para a minha decisão.

3 — Compartilhe um momento ou uma história que você presenciou um colega compartilhando algum dos nossos valores.

Diariamente eu percebo o valor de Somos um Time dentro da empresa. Todas as vezes em que eu preciso de ajuda alguém se disponibiliza para me auxiliar. Um exemplo legal de integração é que cada UX Designer acompanha os Encantadores de Clientes duas vezes ao mês, para ouvir os chamados junto com eles, que estão sempre dispostos a conversar conosco. É frequente também a participação de outros times em dinâmicas de design, isso nos traz outros pontos de vista, o que faz toda a diferença para os nossos projetos.

4 — Quais conselhos você daria para pessoas que querem ter uma carreira parecida com a sua?

Não tenha medo de apostar em novas oportunidades e de se arriscar. Eu sou uma pessoa que não consigo ficar mais de dois anos na minha zona de conforto, preciso daquele frio na barriga do desconhecido muito rápido, e os maiores crescimentos da minha carreira aconteceram quando um novo desafio surgiu e não tive medo de encarar.

5 — O que mais te surpreendeu positivamente desde que entrou na ContaAzul?

A transparência, com certeza. É super importante perceber que a ContaAzul confia nos seus funcionários e faz questão de contar (na Imersão, weeklys ou por e-mails) as principais novidades e informações que são essenciais para nosso conhecimento e acompanhamento do andamento da empresa.

6 — E quanto ao produto que mais te deixa orgulhosa e empolgada em trabalhar aqui?

Nosso manifesto, ou seja, a preocupação em facilitar a vida do MPE e do Empresário Contábil. Nós queremos auxiliar a gestão financeira de donos e donas de pequenos negócios e ser o meio para alcançarem sucesso. O produto é construído para isso, para ser estratégico e oferecer uma visão descomplicada do negócio, para que o MPE e o Contador se preocupem menos com processos operacionais e tenham mais tempo e liberdade para realizar a gestão que desejam.


Quer conhecer um pouco mais do nosso dia a dia e das oportunidades que temos em aberto? https://contaazul.com/carreiras

E se quiser conhecer mais pessoas do nosso time de UX Designers, siga a guilda Lumos no Instagram :)