Uma nova forma de olhar para a jornada: um modelo ainda mais flexível, híbrido e Remote First.

Todos os anos realizamos o planejamento referente ao ano que está por vir e para o ano de 2020 ninguém previa uma pandemia. Passar por esse período turbulento e sensível foi um marco para nós em muitos sentidos.

Quando refletimos sobre todas as adaptações e ajustes de rotas que precisávamos fazer perante aquele cenário, sabíamos que viriam grandes desafios e aprendizados pela frente — entretanto nossa capacidade de adaptação sempre esteve em nosso DNA!

Nossa prioridade sempre foi a saúde, bem estar e proteção de todos os Azuis, por isso decidimos que o trabalho remoto era imprescindível naquele momento. A partir dessa decisão, nos adaptamos e ressincronizamos nossa forma de trabalhar gradativamente pensando em trazer a melhor experiência a todos os Azuis. Esse processo gradual trouxe muitos aprendizados que somam ao time até hoje.

A Azul Karina Padilha, do time de Engenharia, em sua estação de trabalho ❤

Primeiramente, garantimos que todos tivessem uma boa estrutura de trabalho em casa, fornecendo os itens necessários para isso. Em pouco tempo éramos uma das primeiras empresas a estar com o seu time atuando 100% em home office. Aos poucos fomos entendendo que as realidades de cada um eram constituídas em contextos muito diferentes e buscamos meios para apoiar esse processo.

Listamos uma série de questionamentos que precisaríamos responder:

  • Como continuamos reforçando a nossa cultura, mesmo à distância?
  • Como criar momentos de descompressão?
  • Como lembrar as pessoas de terem auto compaixão e empatia? Afinal, estávamos em um cenário caótico, além de tudo.
  • Como criar um Mindset Remoto?
  • Como trabalhar a comunicação e a eficiência sem lotar as agendas dos times de reuniões?

Para cada questionamento, traçamos um plano de ação e colocamos em prática!

Nossa empresa nasceu da crença de que todo dono de negócio merece sucesso e para isso, precisávamos garantir o sucesso do nosso time primeiro. Acreditamos fortemente que o sucesso dos nossos clientes começa com o nosso sucesso enquanto empresa e o resultado desse é a soma do conjunto de elementos que forma nossa cultura e quem faz a cultura são as pessoas — nossos maiores ativos!

Uma das ações que tomamos, foi a implementação do benefício de auxílio home office, pois grande parte das pessoas passaram a trabalhar em suas casas e isso fez com que tivessem gastos financeiros a mais por isso. O benefício ajudou nessas despesas e também trouxe mais tranquilidade para os Azuis.

Estruturamos o Playbook do Mindset Remoto, com o intuito de auxiliar os Azuis nessa nova experiência de trabalho e apoiar nas práticas do dia a dia, com alternativas e estratégias que facilitassem as rotinas diárias. Procuramos tornar esse novo normal, um novo melhor!

Grasiele Bonatelli, Azul do time de Operações Pequenas Empresas trabalhando com o seu filho no colo.

Reforçamos ainda mais a importância da empatia e auto compaixão. Entramos na casa e na vida das pessoas em um período de desafios e incertezas em que as famílias estavam se adaptando a um cenário que foi imposto a todos devido a pandemia. Estimulamos a prática de se colocar no lugar do outro, de se acolher e olhar com carinho quando algo não sai conforme o esperado, nos preocupamos em não apontar o dedo para o outro e nem para nós mesmos. Ter um time com pessoas empáticas e gentis nos ajudou a enfrentar os desafios em um clima de união e resiliência.

Adotamos o No Meeting Day para nos apoiar nas nossas entregas, foco, produtividade e execução. A ideia é que em um determinado dia da semana sejam evitados reuniões e rituais da Conta Azul.

Além disso, entendemos que rever nossa comunicação era um ponto importante para garantir os fluxos de trabalho e a sinergia do time, por isso revisitamos o nosso modelo de comunicação e passamos a priorizar a comunicação assíncrona. Uma comunicação assíncrona nada mais é do que fazer com que os diálogos ocorram em tempos diferentes — ou seja — o receptor responder o emissor da mensagem quando estiver disponível.

Percebemos que a autonomia e autogerenciamento que essa prática oferece aos colaboradores, dá a liberdade para cada um se organizar da forma que faz mais sentido para si e isso não só no trabalho como também na vida pessoal. Outro ponto positivo da comunicação assíncrona é que ela apoia a produtividade e qualidade com que as entregas são feitas, isso porque as pessoas podem se concentrar, focar nas tarefas e contribuir com entregas sem necessariamente ter todas as pessoas juntas ao mesmo tempo e sem interrupções.

E é fácil adaptar e mudar a forma de comunicar? Não! Mas é possível com um planejamento e uma cultura organizacional forte.

Optar pela comunicação assíncrona, exclui a sincronia? Não! Nós seguimos tendo momentos síncronos como em reuniões, ligações, Weekly, daily, porém otimizamos nosso tempo e organizamos o nosso time para cada um focar nas suas atividades.

Adotamos um novo modelo de trabalho: somos um time híbrido e Remote First!

Fomentar a Cultura é algo excepcionalmente importante para nós. Nossa Cultura é sólida, forte e muito viva e quando se tratou de trabalhar remotamente, sentimos isso ainda mais na pele. Tivemos muitos desafios, que nos levaram a confirmar ainda mais como somos um único time e como estamos conectados com nosso propósito, nossa missão, princípios e valores. Em abril de 2021 rodamos nossa pesquisa de bem estar & trabalho remoto onde pudemos compreender melhor como as pessoas se sentiram durante esse período remoto.

Nessa pesquisa, 42,4% do time relatou que gostaria de estar a maior parte do mês em home office com alguns dias presenciais; 32,8% disse que gostaria de trabalhar de forma 100% remota; 23,2% gostaria de estar parte da semana remoto e parte presencial e 1,7% do time gostaria de trabalhar de forma 100% presencial.

Baseado nessa pluralidade dos dados e compreendendo que as pessoas não são todas iguais, mas sim possuem necessidades, pensamentos, crenças, vontades e estilos de vida diferentes, definimos que cada Azul poderia escolher a sua modalidade de trabalho. Isso significa que hoje todos podem eleger a forma de trabalhar que mais faz sentido para seu momento de vida — seja 100% remoto, híbrido ou 100% presencial. Esses resultados foram cruciais para apoiar a definição do nosso novo modelo de trabalho: somos um time híbrido e Remote First!

Mas ser Remote First, o que de fato isso significa?

Muitas pessoas pensam que ser Remote First é ter os colaboradores trabalhando de casa, mas a verdade é que vai muito além disso. Ser Remote First é, um modo de agir e de pensar e compreende que:

  • Não dependemos mais do escritório físico para fazer as coisas acontecerem. Hoje, o nosso escritório é virtual e é nele onde todas as decisões são tomadas;
  • Não é sobre ONDE as pessoas trabalham mas sim COMO trabalham. Nós não temos mais um espaço geográfico pré-definido, isso quer dizer que não importa onde você está, se em casa, na sede, em um coworking, em um parque, tendo internet, você pode trabalhar de onde quiser.
  • As informações sempre chegam ao mesmo tempo para todos e são disponibilizadas virtualmente, estando em um mesmo local permitindo que todos tenham acesso por igual a elas.
  • O mundo virtual/digital é sempre o local principal de comunicação, mesmo que tenhamos pessoas que estejam no mesmo ambiente — se há uma pessoa remota, todos estão remotos.

Com essa adoção do novo modelo de trabalho, muito estudo, planejamento, preocupações e olhares sobre o indivíduo e suas necessidades foram requeridos. E em qualquer mudança cultural, sabemos que há seus desafios, benefícios e aprendizados.

E quais foram os desafios identificados sobre o trabalho híbrido? Qual a nossa maior preocupação?

Apesar dos inúmeros benefícios desse novo modelo de trabalho sabemos que com grandes mudanças vêm grandes desafios e responsabilidades. E nós precisamos continuar garantindo que:

  • A Cultura seja vivida intensamente todos os dias, ajudando nosso time a encontrar formas de sentir a química e o brilho no olho de trabalhar na Conta Azul.
  • Não há vantagem ou privilégios para quem está ou não trabalhando na empresa/sede.
  • O trabalho remoto seja entendido como uma forma de trabalhar sendo ele parte da cultura.
  • As pessoas tenham oportunidades de carreira e sejam igualmente vistas independente do modelo de contrato que estão.
  • O senso de pertencimento de todos do time seja sempre reforçado.
  • A documentação das informações seja feita, fomentando e reforçando uma cultura de gestão do conhecimento.
  • Tenhamos um ambiente onde os Azuis tem momentos de descompressão, conexão e se sintam incluídos.
Ritual de encerramento de um dos nossos programas de aceleração de novos talentos — 2021.

Em contrapartida, tivemos muitos ganhos ao adotar o modelo de trabalho híbrido.

E quando pensamos em uma palavra que melhor define o trabalho híbrido é: flexibilidade. Com esse novo modo de trabalho, os Azuis têm mais liberdade e autonomia para eleger de onde querem e como querem trabalhar. Além disso, conseguem estruturar uma rotina mais personalizada e que atenda às suas necessidades diárias — as pessoas podem e devem se adaptar a fazer as coisas de forma diferente — e dependendo da área, podem optar por trabalhar em horários em que se sentem mais produtivos. Além disso, podem usar o tempo a seu favor, se organizando e equilibrando seus horários com outras esferas das suas vidas (mais flexibilidade de rotina para se organizarem com as rotinas de casa, família, lazer, etc).

Happy Hour do time com música ao vivo em Outubro de 2021. Um momento de muita leveza e alegria ❤

Tem mais tempo de foco e concentração para poder realizar com eficiência e excelência, com menos interrupções e mais produtividade. E por fim, mas não menos importante, nossas celebrações, happy hours e momentos de descompressão acontecem com muita diversão, leveza e animação!

Um processo em evolução!

De todas as mudanças que aconteceram, temos duas certezas: tudo é mutável e o futuro do trabalho é flexível! Hoje somos um time de quase 450 Azuis e estamos espalhados por 14 estados do Brasil and countingSobretudo acreditamos que uma cultura é feita de pessoas e que independente da localização geográfica, todos trabalham duro como um time rumo ao alcance de um mesmo objetivo: nosso grande sonho azul!

Os aprendizados são diários, constantes e seguirão sendo, afinal tudo é muito novo e ainda existem muitas perguntas sem respostas. Entretanto, seguimos trabalhando juntos para conseguirmos respondê-las e enquanto isso continuamos nos adaptando, REcriando, REpensando, REaprendendo, dando vida a novas ideias e revisitando sempre nossos processos para que cada vez mais tenhamos um ambiente inclusivo e para que os nossos Azuis tenham aqui na Conta Azul, a melhor jornada da vida deles sendo ela UAU, divertida e leve como todos merecem.

Primeira Imersão de novembro de 2021. Novos azuis chegando para somar com o time.

Quer conhecer mais sobre a história e cultura da Conta Azul? clique aqui.

--

--