A ÚLTIMA SESSÃO DE MÚSICA NO CONTEXTO DA COMPETÊNCIA MIDIÁTICA

Graciele Soares de Carvalho

A notícia da despedida de Milton Nascimento dos palcos começou a ser impulsionada dias antes do show e acompanhando jornais, revistas e sites como Estado de Minas, O Tempo, G1, Folha de São Paulo, Veja, além de outros, era possível perceber a expectativa em torno do evento que transformaria a rotina da Capital Mineira. A apresentação intitulada “A Última Sessão de Música” teve vendas de ingressos por lotes que se esgotaram em questão de horas. A expectativa era de que o show em Belo Horizonte fosse histórico e encerrasse o ciclo do artista em grande estilo, e assim foi.

Bituca, como também é conhecido Milton Nascimento, subiu ao palco enquanto era reverenciado por um público de aproximadamente sessenta mil pessoas. Mas o Mineirão lotado não foi nada, perto dos fãs que acompanharam o artista de casa em uma transmissão pela Globoplay, inclusive para quem não era assinante, além dos que tiveram a oportunidade de assistir trechos na Globo, por meio do Fantástico, e até no perfil do programa no Instagram. Porém, é importante enfatizar que além de homenagear a história do músico, ações como estas fortalecem a empresa já que:

“os movimentos realizados pelo Grupo Globo se pautam pela busca por novas audiências, na tentativa de compreender esse público que emerge dos ambientes digitais (plataformas de streaming e redes sociais), a fim de adquirir novos assinantes e ampliar a janela de entretenimento audiovisual fora da TV aberta e fechada”. (RAMOS E BORGES, 2021, p.16)

Destacando ainda que:

“os processos comunicacionais do mundo digital inseriram na TV broadcasting a necessidade de repensar o seu modelo de negócio, visto que passaram a ter mais força com o surgimento dos serviços de streaming, como o caso da Netflix. A possibilidade de desenvolver a sua própria programação potencializou o uso das plataformas. Sem dúvida, essa noção possibilitou que uma variedade de produções fosse disponibilizada e acessada ao toque de um clique para os usuários da internet e de redes sociais um público que interage e se engaja, gerando novas possibilidades comunicacionais”. (RAMOS E BORGES, 2021, p.14)

Mas A Última Sessão de Música não gerou impulsionamento só para a empresa de comunicação que tentava atrair mais telespectadores ciente do impactado da turnê do músico. Os shows de despedida que começaram em junho deste ano com mais de trinta apresentações em países da Europa, Estados Unidos e Brasil já estavam mais do que consolidados no mercado por causa da importância e da referência musical. Em Belo Horizonte, Milton Nascimento fez homenagens à cantora Gal Costa, que morreu recentemente, além de Elis Regina, a quem ele declarou ser seu grande amor. Em uma apresentação emocionante, Bituca recebeu parceiros musicais do Clube da Esquina, além de Samuel Rosa e Zé Ibarra, uma das vozes promissoras em meio aos jovens talentos.

E antes mesmo de tudo começar, fãs já compartilhavam nas redes sociais imagens a chegada ao Mineirão, a estrutura do evento e a imagem do músico abraçado a Gal Costa, que figurava à frente do palco. A apresentação repercutiu tanto que sites como Gshow já apontava a apresentação em primeiro lugar na lista dos assuntos mais comentados da internet.

“Uma das características do site das redes sociais é a possibilidade que oferecem de inserção de conteúdos de diferentes formatos midiáticos nos perfis. Essa diversidade de formatos é percebida desde a simples veiculação de um álbum de fotos no perfil de um usuário de uma rede como, por exemplo, o Facebook, até a inserção de fotos e vídeos no Twitter, que inicialmente limitava-se a mensagem de texto. Dentro de 140 caracteres do Twitter, hoje é possível veicular até mesmo um vídeo de 10 minutos, em função da integração com redes como, por exemplo, o YouTube” (BITTENCOURT, 2010, p.3)

Dentro deste contexto, podemos perceber a visibilidade em foco, tanto para o show quanto para o usuário da rede social que está compartilhando o conteúdo, já que este, quer demonstrar que esteve presente em um evento que encerrou a jornada de um dos maiores nomes da MPB. Bittencourt (2010) aborda o conceito a partir da relação da visibilidade com a convergência midiática:

“parte-se do pressuposto de que a convergência midiática, como processo, agrega elementos técnicos e sociais, de forma que não se concretiza por completo sem a participação dos atores sociais. Da mesma forma, encara-se aqui o conceito de visibilidade como dependente das interações entre os atores de uma rede social para que seja construído, mantido e aumentado. É com base na interligação entre elementos técnicos e sociais que ambos os conceitos se perfazem, tendo, e aqui aborda-se em caráter hipotético, a convergência midiática uma influência no fortalecimento, no aumento, e até mesmo, na geração da visibilidade nas redes sociais”. (BITTENCOURT, 2010, p.7)

A Última Sessão de Música, que trouxe melodia por meio dos sucessos de Milton Nascimento, contou também com o aporte de um cenário, figurino e show de luzes encantadores. O público foi convidado a participar do espetáculo de maneira ativa, em uma verdadeira decoração luminosa do Mineirão. De fato, em diversos momentos coube aos fãs acenderem as lanternas dos seus celulares, ora espontaneamente, ora instruídos pela produção do evento. Até mesmo um cartão semitranslúcido na cor verde para ser acoplado ao dispositivo foi fornecido ao público, técnica que deixaria a iluminação ainda mais bonita.

Milton Nascimento encerra uma jornada de sessenta anos dedicada à música, que foi registrada em LP’s, fitas cassetes, CD’s e que hoje se encontra em várias plataformas disponíveis a partir de um click. É a tecnologia acompanhando grandes nomes da MPB e servindo de aporte de registro para que as futuras gerações conheçam o trabalho dele sem esquecer que “Nada Será como Antes…” (Milton Nascimento)

Referências

BITTENCOURT, Maria Clara. Redes sociais como ambientes convergentes: tensionando o conceito de convergência. UFRS 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/11929832/Redes_Sociais_como_ambientes_convergentes_tensionando_o_conceito_de_converg%C3%AAncia . Acesso em 14 de novembro de 2022.

RAMOS, Eutália; BORGES, Gabriela. As janelas do grupo Globo e o resgate de um formato com valor de culto no streaming Globoplay. UFPB 2021. Disponível em: https://www.academia.edu/64816589/As_janelas_do_Grupo_Globo_e_o_resgate_de_um_formato_com_valor_de_culto_no_streaming_Globoplay. Acesso em: 14 de novembro de 2022.

ÚLTIMO show de Milton Nascimento: saiba como foi a despedida do cantor dos palcos, Gshow, Rio de Janeiro, 14/11/2022. Disponível em:

https://gshow.globo.com/tudo-mais/tv-e-famosos/noticia/ultimo-show-de-milton-nascimento-saiba-como-foi-a-despedida-do-cantor-dos-palcos.ghtml Acesso em: 14 de novembro de 2022.

--

--