Editorial 2023

As múltiplas telas da sociedade digital propiciam novos modos de produção e consumo de conteúdos midiáticos. Em potencial, todos nós somos capazes de produzir, compartilhar, disseminar e ressignificar conteúdos variados que podem ganhar as redes e impactar social, cultural e politicamente diferentes comunidades, virtuais ou não.

Neste contexto, o desenvolvimento de habilidades para o uso, a compreensão e a comunicação por meio das mídias se torna cada dia mais relevante. A literacia midiática é assim entendida como a capacidade de acessar, analisar e avaliar as imagens, os sons e as mensagens que confrontam o sujeito contemporâneo, assim como de se comunicar de forma competente através das mídias disponíveis. Procura habilitar os cidadãos para o pensamento crítico e a resolução criativa de problemas, para formar consumidores sensatos e produtores de informação conscientes.

Nesse sentido, o campo de estudos da literacia midiática visa aumentar o conhecimento sobre as diversas formas de mensagens midiáticas presentes na vida contemporânea; auxiliando na compreensão sobre a forma como as mídias filtram percepções e crenças, formatam a cultura popular e influenciam as escolhas individuais, contribuindo para que possam exercer o direito à cidadania e construir uma sociedade mais plural e democrática.

Esta publicação, Comunicar: popularizando a Literacia midiática, procura dar a conhecer as discussões, as reflexões e os trabalhos desenvolvidos pelos meus alunos da disciplina Cultura Digital e Competência Midiática do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e do módulo Literacia Mediática e Digital do Doutorado em Média-Arte Digital da Universidade do Algarve e Universidade Aberta de Portugal.

Em 2023, fruto de uma parceria internacional entre o CIAC — Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e a ESPM-SP - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, contamos com textos escritos pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo, por meio do diálogo com a professora Egle Muller Spinelli.

Boa leitura!

--

--