Onde está a música Brasileira?

Cultura em Dia CCBNB
Cultura em Dia
Published in
2 min readJul 12, 2015

--

Em um cenário de modismos, onde é possível encontrar a tradicional música brasileira que desperta sentimentos e promove ideias?

Publicado impresso originalmente no informativo Cultura em Dia distribuído pelo Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa PB em Junho 2015.

Por Tércio Azevedo

Música deve, como arte que é, despertar sentimentos, promover ideias, levar quem escuta a um mundo particular com sons, notas, acordes e sensações. Temos inúmeros exemplos de artistas que levam na sua obra esta tradição da música brasileira, entretanto a pergunta é: Onde está a música brasileira?

Nos últimos vinte e cinco anos fomos bombardeados por modinhas musicais que tem como objetivo apenas serem dançantes ou “a música deste verão”, alguém ai quer um tchú ou um tchá? Sertanejos e forrós universitários, axé music, arrocha, funk, tecnobrega e outras loucuras que não sou capaz de nominar, pois faço questão de passar bem longe. Divido meu tempo para música entre ouvir os clássicos e procurar novidades que valham a pena ser ouvidas. Numa destas ‘garimpadas’ encontrei o grupo 4 Cabeça. Trata-se dum grupo formado por quatro músicos e compositores da cena carioca que, em um belo dia, resolveram se reunir para celebrar a música bem tocada brasileira — Opa! Acho que acabei de criar uma definição.

Banda 4 Cabeça

Lançado em 2009 o disco homônimo foi premiado no 21° Prêmio da Música Brasileira, promovido pelo Ministério da Cultura em 2010, na categoria melhor grupo MPB. O som do 4 Cabeça remete a MPB4, doces bárbaros e aos discos Cantoria e O Grande Encontro. Referências estas que Rogê, Luis Carlinhos, Baia e Gabriel Moura citam como influenciadoras da música de todos. O disco traz composições próprias interpretadas apenas pelo afinadíssimo quarteto vocal e seus violões, letras que vão deste uma exaltação a união destes compositores na faixa 4 cabeça que abre o álbum, passando pelo samba rock de carcaça, finalizando com a forte crítica social feita à capela em Brasis.

Ouvir o disco completo é uma viagem sonora e leva a quem o escuta a experimentar sensações que a boa música deve provocar. Como me disse um amigo outro dia — Me senti no bar com amigos quando ouvi. Então aproveite a música e ouça no volume máximo.

--

--

Cultura em Dia CCBNB
Cultura em Dia

Informativo Cultural do Centro Cultural do Banco do Nordeste. Editado por Kleyner Arley no CCBNB de Sousa PB.