Como Combater as Fake News?

Boatos e notícias falsas na internet estão em voga

Luiz Coelho
Cultura de Resultados
2 min readFeb 5, 2018

--

Notícias falsas na internet [as chamadas fake news] vem chamando a atenção das pessoas e de grandes empresas de comunicação e tecnologia. O Facebook vem perdendo tráfego considerável para outras redes devido o alto índice de fake news e tem buscado melhorar seus algoritmos e ferramentas de denúncia. O Google vem no mesmo movimento e lançou um selo de verificação de fatos na América Latina.

Esse ano a preocupação é ainda maior, já que nas eleições deste ano, pela primeira vez, partidos e candidatos poderão contratar o impulsionamento de conteúdos para ter maior alcance nas redes sociais.

Para combater este problema, algumas empresas de checagem de fatos vem se destacando. Uma delas é a Lupa, primeira agência dedicada a fact-checking do Brasil, vem atuando forte na área política e hoje é uma referência. Outras agências similares estão surgindo, como a Aos Fatos e a APublica.

Em janeiro deste ano, o TSE prometeu punir quem compartilhar fake news, retirando a notícia do ar. Além disso, algumas propostas de criminalização a fake news estão tramitando no congresso. Mas será que estas medidas serão o suficiente este ano? Será que o TSE terá a velocidade de atuação suficiente para que estas notícias falsas não se alastrem nestas eleições?

Dicas e Cartilhas contra Fake News

O Whatsapp, que segundo estudo da Reuters com Oxford, já é a segunda fonte de notícias no Brasil [só perdendo para o Facebook] lançou um guia ensinando os usuários a identificar este tipo de notícia:

(fonte: Whatsapp)

O blog Tech Tudo também lançou uma cartilha para combater o fake news, com ações bem simples e eficientes [na maioria dos casos].

O site Politize também criou um excelente infográfico sobre o universo das fake news:

Fonte: http://www.politize.com.br/

A questão das fake news é bastante séria, os prejuízos são enormes e ainda temos um caminho longo a percorrer.

Se você tem casos de fake news e mais dicas de combate, conte aqui nos comentários.

--

--

Luiz Coelho
Cultura de Resultados

Consultor de inovação e Facilitador de processos ágeis