Maturidade Digital: Brasil x US
Quais são as diferenças dos mercados de marketing digital no Brasil e nos EUA, dos consumidores às marcas? Uma conversa com Julio Moraes.
No início de 2019, foram publicadas duas pesquisas sobre consumidores e mercado que me chamaram muito a atenção: a Digital Skills Index, ou Índice de Maturidade Digital da Google com a consultoria McKinsey e a “O Estado do Marketing Digital no Brasil”, também da McKinsey mas agora com um olhar mais voltado para empresas do que consumidores.
Não há dúvidas que o brasileiro tem vocação digital: temos a quarta maior população online no mundo, nosso país está em 3º lugar em watch time no YouTube em todo o mundo e gastamos por volta de 9h por dia na internet. 7 em cada 10 brasileiros estão presentes em alguma rede social, o que significa que estamos 45% acima da média mundial.
No geral, os dados mostram que a maioria dos brasileiros usa a internet, principalmente para se informar, se entreter e se comunicar.
Nós somos a quarta maior população online, mas somos o oitavo país em número de digital shoppers e o vigésimo em penetração. Apesar de ser o país com maior percentual de investimentos em marketing digital na América Latina , quando comparado com a média global de 43.5% da verba total de mídia investida em marketing digital, os 24.4% do Brasil ainda refletem desafios do ponto de vista das empresas e também de seus colaboradores, sejam funcionários, agências ou consultorias.
Daqui, o nosso primeiro instinto é sempre se comparar com o mercado americano. Faz sentido, já que boa parte das nossas referências culturais, comportamentais e até profissionais vem de lá quando não da Europa, mas como isso se reflete na maturidade do que é feito aqui versus o que é feito em solo norte-americano? É por isso que convidei o Julio para participar dessa conversa. Ele, que vive e trabalha nos Estados Unidos há anos, mas está sempre atento ao mercado brasileiro, está numa posição excelente para comentar esse tema.
O resultado dessa conversa foram os dois episódios que marcam o início da nova temporada do CulturalCast.
Escute, compartilhe e entre nesse debate com a gente: https://anchor.fm/culturalcast
https://www.instagram.com/theculturalcast/
Links úteis citados no episódio:
https://www.facebook.com/groups/entusiastas/
https://www.facebook.com/groups/tiktokbrasil/
https://www.facebook.com/groups/entusiastas.politica/
https://academy.planningdirty.com/archive
https://pt.slideshare.net/fegavronski/planning-tools-for-ninja-planners-20-77478149
https://medium.com/@julianwcole/best-free-sites-for-strategy-55cbf2a10914
http://sandbox.ee/
http://descola.org/
Beatriz Bulhões é Coordenadora de Estratégia e atua no mercado há 8 anos, transitando entre as áreas de criação e planejamento em projetos nacionais e internacionais.
Julio Moraes é empresário e atua na área de estratégia e planejamento em Marketing & Digital há mais de 16 anos e conta com trabalhos em mais de 20 empresas nacionais e internacionais. Atualmente vivendo e trabalhando em Los Angeles e com trabalhos ganhadores do EMMY® — The Television Academy e indicados ao HFPA® Golden Globes.