Sofia Barbosa: a sua ligação com a publicidade

Inês Leonardo
Semiosis
Published in
6 min readDec 14, 2022

Atualmente, quase todos temos uma página no Instagram em que seguimos vários perfis seja de familiares, amigos ou pessoas que não conhecemos. O termo “digital influencer” tem sido cada vez mais familiar e em Portugal, poucos são os que nunca ouviram falar no nome “Sofia Barbosa”.

Ao longo desta publicação vai haver uma análise ao seu Instagram e uma análise semiótica segundo a perspetiva de Charles Sanders Peirce para perceber como através de uma publicação no seu Instagram pode ser usada como publicidade a um produto.

Figura 1 — Sofia Barbosa

Quem é a Sofia Barbosa?

Sofia tem 22 anos e é uma criadora de conteúdos no digital. Começou o seu percurso no digital com 12 anos a publicar vídeos no Youtube com apenas referências internacionais. Desde o início que era conhecida como SofiaBBeauty e em 2018 alterou o seu nome em todas as suas plataformas online para o seu nome próprio. Hoje em dia tem 344 mil seguidores no seu Instagram e 272 mil seguidores no Youtube. Hoje em dia é uma das influenciadoras mais conhecidas em Portugal e trabalha com várias marcas, tais como, “Guess”, “L’Oréal”, “El Corte Inglès” e “La Roche — Posay”. Os seus conteúdos são sobre moda, beleza e lifestyle.

Percurso no Instagram

Sofia publicou a sua primeira foto a 20 de janeiro de 2013 e nessa altura já publicava vídeos no Youtube. Nessa altura só publicava fotos dela e do seu quotidiano, da sua família e a divulgar vídeos publicados. Através da sua presença online em 2014 já fazia meet and greets onde se encontrava com pessoas que a seguiam, já tinha recebido um prémio na categoria de moda e beleza e também conhecido alguns criadores de conteúdos portugueses. Em 2015 já aparecia em revistas como a Bravo, no ano seguinte apareceu na revista Time Out Porto, começou a receber produtos de marcas, mas sem ser paga e começou a ser convidada para ser entrevistada em canais de televisão como o Porto canal, apresentou o CC ALL Stars com o João Paulo Sousa programa da Sic Radical ou gravado com outros youtubers como Miguel Luz. Nesse mesmo ano teve a oportunidade de ir a Londres para gravar um vídeo para o seu canal com a cantora Hailee Steinfeld e ir a eventos de marcas como a Tezenis e até alcançou os 100 000 seguidores no Youtube. Em 2017 foi convidada para ir a Los Angeles com a apresentadora do Nickelodeon, Catarina Perez, para ver os Kid Choice Awards, também foi convidada para ir à radio Mega Hits e criou o seu primeiro produto, 4 pins para roupa à venda online (O 1º com um cérebro a dizer quick mind, o 2º de uma cara com o cabelo e boca, o 3º de uma torradeira com uma torrada e o 4º de um cão). Não tenho a certeza qual foi a sua primeira parceria remunerada, pois ao início não se expunha que era parceria então pode ter sido a Sumol ou a Clinique. Aos 18 anos, em 2018, acabou o secundário e decidiu não ir para a universidade e dedicar-se a tempo inteiro ao seu trabalho no digital e com isso mudar-se do Porto para Lisboa por ter mais oportunidades de trabalho. Ao analisar o seu perfil no Instagram dá para perceber que acompanhou o progresso do Instagram desde só dar para publicar fotos até ao uso de Instastorys, sempre acompanhando a evolução da rede social e também as modas desde que começou a publicar.

O álbum no Instagram

Através do seu perfil no Instagram conseguimos ter acesso em ordem cronológica das suas fotografias publicadas, depois assim que entramos temos a sua foto de perfil (uma foto da sua cara), ao lado quantas publicações tem (2103), quantos seguidores (344 mil) e quantas contas segue (375). Em baixo da sua foto de perfil tem o seu nome (Sofia Barbosa), em baixo uma pequena descrição que tem o @ da sua outra conta dedicada ao seu podcast, o seu email para parcerias e um link que ao clicar conseguimos ter acesso ao seu perfil no Spotify, o seu Patreon, Twitter e Youtube e em baixo álbuns para os seus Instastorys com viagens e o seu podcast. Através das suas publicações conseguimos ver que há uma história a contar e uma harmonização de foto em foto.

Figura 2 — Página do seu Instagram

Análise semiótica

Figura 3 — Publicidade à cerveja Heineken
Figura 4 — Publicidade à cerveja Heineken

Estas fotografias publicadas pela Sofia no seu Instagram são uma publicidade à cerveja Heneiken. O ícone da marca é ser verde e ter a estrela vermelha que a destaca de todas as outras e por isso ser conhecida pelo mundo. Quem vê esta publicação numa primeira impressão não nos remete logo para publicidade e por isso é uma forma mais leve de a receber. Quem gosta de acompanhar a Sofia pode ficar com curiosidade em experimentar a bebida, pois pode querer se identificar com ela, tem aquele sentimento de confiança no que ela partilha e uma bebida que nunca pensou em experimentar pode despertar esse interesse. Esta publicação está a querer demonstrar que ela bebe esta cerveja e que lhe remete ao verão. A marca ao utilizar a Sofia para fazer publicidade quer atingir um público jovem e por isso todo o conceito da publicidade ter sido de forma mais descontraída. Esta é uma publicidade como todas as que vemos, por exemplo, na televisão, em que o objetivo é vender um produto, mas é publicada no perfil da própria pessoa. O mundo da Internet tem um contexto de comunidade e entretenimento, em que as pessoas recebem melhor e até de forma inconsciente a publicidade.

· Ícone — Fundo escuro sem muita informação no fundo, casaco lilás que destaca, conseguimos reparar que a rapariga que está na foto é a Sofia e que está a agarrar numa garrafa verde e com cores vibrantes e vestida com cores que se destacam na foto. Na 2ª foto conseguimos ver atrás dela uma placa que diz “Bar do Infame” a verde e vermelho que são as mesmas cores presentes na garrafa e que segura a mesma garrafa. Descrição da fotografia é “noites que sabem a verão” e “Seja responsável. Beba com moderação”.

· Índice — Remete-nos para a noite por as fotos estarem com um fundo escuro e ela ser o destaque das fotos, remete-nos para sair á noite e convívios que envolvem bebida alcoólica. A sua linguagem corporal nas duas fotos remete para ela estar a beber da garrafa por a estar a segurar e na segunda até estar de pé com ela na mão e perto da boca faz-nos pensar que a vai beber.

· Símbolo — Estas fotografias têm relação com as noites de verão e envolve a cerveja nesse ambiente, na nossa cultura os jovens beberem em noites de verão é algo natural, mas em outras culturas esta publicidade não faria sentido.

Conclusão

Para concluir, a publicidade tem vindo a adaptar-se à Internet e a utilização de pessoas que têm influência no digital é uma nova forma de divulgar algo. As pessoas confiam mais em alguém que gostam de acompanhar para comprar algo do que ver uma cara desconhecida a partilhá-lo. Por isso, sendo a Sofia alguém que tem muitos seguidores no seu perfil é cada vez mais abordada para fazer conteúdos publicitários.

Referências bibliográficas

Sofia Barbosa. (n.d.). Notable. https://www.notable.pt/sofia-barbosa

Teoliterias. (2019, September 16). Semiótica | Ícone, Índice e símbolo descomplicados [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=Di0twEnYWv4

Heineken. (n.d.). https://www.heineken.com/nl/nl/agegateway?returnurl=%2fpt%2fpt%2fos-nossos-produtos%2fheineken-original

Alves, Paulo (2019) Economia dos Media. Microsoft Word — ECONOMIA DOS MEDIA.docx (ualg.pt)

Barbosa, @sofia.barbosa Instagram. Sofia Barbosa (@sofia.barbosa) • fotos e vídeos do Instagram

Musse, Mariana. Narrativas Fotográficas No Instagram: Autorrepresentação, Identidades E Novas Sociabilidades. Florianópolis, Ed. Insular, 2017.

--

--