Wattpad: Literatura em Formato Digital

Catarina Garcia
Semiosis
Published in
8 min readMay 24, 2022
Imagem de representação da plataforma Wattpad

Literatura Digital

Chamamos de Literatura Digital à literatura que se desenvolveu após o surgimento da Internet, e que se encontra dependente das capacidades técnicas e dos recursos que os computadores, os programas informáticos e a ligação à rede oferecem. Podemos considerar a Literatura Digital como sendo multimodal, uma vez que combina, de forma experimental e inovadora, palavras com o meio audiovisual, quebrando assim as convenções estabelecidas pelos géneros literários “tradicionais”.

Imagem de livros

Foi após o surgimento dos computadores, e tendo em conta o avanço nas tecnologias, que o escrever, o editar e o publicar passaram a tornar-se atividades digitalmente mediadas e que usam o computador como um componente inseparável do seu processo criativo e receptivo.

Tal como é afirmado pela crítica literária Katherine Hayles:

“A literatura contemporânea é computacional”

A partir desta nova forma de literatura, passaram-se a explorar diferentes modos de epígrafe literária, através de regras e procedimentos específicos de composição, diferentes tipografias, espaçamento do texto na página e utilização de diversas linguagens. Devido a todos esses fatores, a Literatura digital é considerada a obra literária dos Mídias digitais que, por utilizar ferramentas próprias das novas tecnologias, é vista como impossível de ser publicada em papel.

Foi no âmbito da interatividade, da performance do texto e do próprio leitor, da computação humana, da virtualidade e até mesmo da interconetividade, que a Literatura Digital ganhou importância e passou a destacar a especificidade do meio. Com o seu desenvolvimento, este tipo de literatura tornou-se representativa da cultura contemporânea, cada vez mais mediada pela tecnologia e pela virtualidade.

Imagem representativa de literatura em formato digital

Com o abandono da página impressa, as palavras deixam de ser fixas, para passarem a poder mover-se na superfície desse novo suporte. Para além de tudo isto, passaram a poder sofrer metamorfoses, modificando-se por um determinado período de tempo, modificando a sua estrutura interna, e transformando-se noutras palavras ou até mesmo em imagens, sem qualquer referência verbal. Surgiram também outras possibilidades criativas que sincronizam a palavra-imagem e a palavra-som.

Todas estas novas regras de produção literária têm vindo a desafiar os escritores a lidar com a ambiguidade da palavra escrita, caracterizada pela relação entre a função icônica e a função simbólica, condicionada pelos significados verbais.

As primeiras experiências de literatura digital têm suas raízes na poesia concreta, que só por si já delineava uma certa poesia-em-movimento, mas que ainda se encontrava dependente da página impressa. Todas as potencialidades visuais e sonoras presentes nesta poesia passaram a servir como base para as obras que aproveitariam plenamente os recursos oferecidos pela eletrônica e pela informática.

Imagem representativa de literatura em formato digital

Diferenças entre Literatura Digital e Literatura Digitalizada

A literatura digital foi criada com o intuito de explorar as possibilidades surgidas com o desenvolvimento das tecnologias visuais e sonoras, como o vídeo, o computador, e até mesmo a edição eletrônica de textos. Com o seu aparecimento, estas tecnologias passaram a disponibilizar novos recursos expressivos, que vieram reformulam a produção de textos literários, assim como a sua leitura. Das várias características que marcam a literatura digital, a principal inovação será certamente a transposição do texto impresso para a tela, relacionando a literatura com o meio audiovisual.

Muitas vezes confundida com Literatura Digital, encontramos a denominada Literatura Digitalizada. Esta, encontrada frequentemente no nosso dia a dia, é formada por obras literárias, que foram originalmente escritas em papel e “traduzidas” para o meio eletrônico.

De acordo com a escritora, professora e engenheira Maurem Kayna, ainda não existe produção literária verdadeiramente digital, afirmando que:

“A literatura digital ainda está nascendo”

De acordo com Kayna, apenas existe Literatura Digitalizada (os tão famosos e-books) e redes sociais de Literatura, como o Wattpad, o Widbook e o Scribe. Este fenômeno totalmente digital, onde o leitor tem a possibilidade participar destas diversas redes sociais sobre literatura, tem vindo a tornar-se cada vez mais comum, principalmente, no dia-a-dia das gerações mais jovens. Estas, são plataformas de leitura e publicação online de histórias, onde qualquer pessoa que tenha interesse pode publicar a sua obra para que os leitores a leiam e critiquem, havendo, portanto, a possibilidade de feedback e interação entre leitores e escritores.

Literatura em formato digital

Nos últimos anos temos assistido ao aparecimento de uma cultura literária cada vez mais digital, mediada pelo avanço crescente das tecnologias e pela ligação á rede. Cada vez mais frequentemente nos deparamos com plataformas de leitura e escrita online, redes sociais de partilha de opiniões literárias e livros em formatos digitais.

Todas estas inovações no ramo da literatura vieram incentivar a criação de hábitos de leitura às gerações mais jovens e permitir a acessibilidade dos leitores a uma maior quantidade e variedade de livros, estimulando a criatividade e a imaginação.

Como exemplo da literatura em formato digital temos os e-books, que utilizam suportes como Kindle, Nook e iPad, suportes estes que vieram permitir que os leitores lessem qualquer livro publicado, em qualquer lugar do mundo. Estes, por muitos considerados como verdadeiras “bibliotecas digitais”, são leves, pequenos e fáceis de transportar, facilitando o processo de leitura e incentivando a esta prática. Maioritariamente nas gerações mais jovens, nascidas no seio das tecnologias, este modo de literatura torna-se bastante mais apelativo do que o formato de livro em papel.

Com a mesma função dos e-books, mas com uma metodologia ligeiramente diferente, surgiram também as plataformas de leitura e escrita online. Estas, por sua vez, utilizadas por muitos que sonham um dia em serem escritores, e por aqueles que os admiram, têm vindo a fazer parte do quotidiano de cada vez mais leitores, permitindo a escrita, publicação e leitura de histórias originais, assim com a troca de feedback entre os usuários.

Logótipo da plataforma Wattpad

A meu ver não podemos considerar o Wattpad como uma plataforma de literatura digital, nem como uma plaforma de literatura digitalizada, sendo mais facilmente considerada uma rede social de literatura.

Com uma audiência de 90 milhões mensais e um total de 23 bilhões de minutos gastos na plataforma, podemos afirmar que o Wattpad conseguiu chegar aos olhos e ouvidos de 90% dos jovens da Geração Z e Millennials.

Criada no seio de uma sociedade em constante desenvolvimento tecnológico, a plataforma aproxima a leitura e a literatura das gerações mais jovens, nomeadamente das gerações Z e Alfa. Estas, nascidas e criadas num meio tecnológico, não adquiriram o hábito de leitura de livros em papel do mesmo modo que os indivíduos das gerações anteriores. Assim sendo, a literatura na rede e as plataformas de leitura online apresentam um papel fundamental na formação de novos leitores e até mesmo de novos escritores.

Lançada em Dezembro de 2006 pelos empresários Allen Lau e Ivan Yuen, a plataforma foi originalmente criada com o objetivo de promover uma leitura social online. Destinada às faixas etárias mais jovens, e mais adeptas ao avanço tecnológico e á cultura digital, a plataforma oferece aos usuários a oportunidade de leitura, escrita e critica de historias originais.

Como descrita por aqueles que a usam regularmente:

O Wattpad é um mundo dentro do Mundo”

Conhecida por ser a plataforma das Fanfics e da Teen Fiction, o site compila historias de romance, ficção, terror, aventura, mistério e drama, assim como poesia, sendo que podemos encontrar conteúdo para todos os tipos de gostos. Cada vez mais nos últimos anos vozes progressistas em todo o mundo começaram a abordar e desenvolver questões em torno da injustiça, da opressão e da discriminação. Em torno disto, foi criada uma comunidade, dentro da própria plataforma, que luta pelo respeito, dignidade e inclusão, escrevendo também historias com temas em torno da comunidade LGBTQ+, e apelando á igualdade e á integração.

Por ser uma plataforma de literatura online, mediada pelo acesso á rede, veio trazer á sociedade contemporânea um universo literário bastante distinto do existente até à sua criação. Este fenómeno, e especificamente o Wattpad, veio permitir que qualquer pessoa conseguisse ter acesso a literatura, de modo a adquirir hábitos de leitura, veio permitir o contacto entre o autor e os seus leitores, assim como promoveu o contacto entre leitores. A partir deste, os leitores conseguem assim interagir com os autores de forma a dar feedback e sugestões, assim como interagem entre si na troca de histórias e opiniões.

Com a ampliação da plataforma e o grande aumento do numero de usuários da mesma, muitos foram os autores que conseguiram ver as suas historias publicadas em papel ou adaptadas à ficção, tornando-se por vezes em grandes êxitos. Exemplos desse facto são por exemplo a série de livros After, da escritora Anna Todd. Esta série de livros que, havia sido inicialmente escrita como uma fanfiction do Wattpad ganhou tanta fama e interesse, que veio mais tarde a ser publicada em livro e teve em 2019 a sua adaptação para filme.

Assim como vieram trazer bastantes pontos positivos no fomento da literatura digital e de uma literatura na rede, este tipo de plataformas também trouxe pontos negativos. Será que todos os usuários que escrevem histórias neste tipo de plataformas, possuem as ferramentas de escrita ortográficas e gramaticais necessárias para serem considerados bons escritores? Será que esses parâmetros já não são assim tão importantes e só o conteúdo interessa?

A grande característica do Wattpad é disponibilizar para autores novos e desconhecido não só a oportunidade de publicarem os seus escritos, como também de ter à sua disposição um laboratório de leitura beta.

Mas a verdade é que, apesar de este tipo de plataformas de escrita online e redes sociais de literatura serem excelentes no incentivo á leitura e á escrita, principalmente das gerações mais novas, nem sempre são consideradas as melhores

O Wattpad é um mundo, repleto de escritores de muita qualidade, com bastante criatividade e conhecimento, mas a facilidade de escrita e publicação de historias originais na plataforma acaba chamando pessoas que não apresentam qualquer preparação para se lançarem no mundo literário, ou seja, não apresentam quaisquer ferramentas da escrita, ortográficas e a gramaticais.

Com isto, não se afirma que não seja bom para os usuários darem asas á criatividade e escreverem as suas histórias, mas sim para que tenham em atenção todos estes fatores, procurando sempre aprimorar as suas ferramentas de escrita, de modo a que o feedback que recebam seja o mais positivo possível.

Apesar do conteúdo ser o fator que á primeira vista chama mais á atenção para a leitura ou não de um livro, ou uma história, o que faz o leitor continuar a sua leitura é maioritariamente a escrita em sim, a sua facilidade ou dificuldade, o seu interesse ou não, e a sua coerência. Um livro até pode ter um tema bastante interessante para o leitor, mas apresentar-se completamente incoerente, com erros ortográficos e gramáticas, e com uma perda do assunto principal da história, o que desincentiva o leitor.

Catarina Garcia Penedo Pinheiro Gabriel

--

--