Informalismo

In.for.ma.lis.mo

Isabela Jaha
Cursinho Arte Pra Quê
3 min readSep 6, 2021

--

Movimento artístico dos anos 40 a 60 que abrangeu Estados Unidos, Japão e alguns países europeus. Enquanto tendência da arte abstrata, é uma referência ao tachismo francês e ao expressionismo abstrato estadunidense; é uma arte produzida no contexto do pós-guerra que alude ao gestual e individual do artista.

Alberto Burri, Sacking and Red, 1954

Informalismo, art informel ou art outre. Estes são os três termos atribuídos a uma tendência artística do início da segunda metade do século XX, dos anos 40 aos anos 60. Enquanto os países se recompunham em função do final da II Guerra Mundial, artistas de países que se tornariam grandes centros e potências (Estados Unidos, Japão e França) desenvolveram uma nova maneira de se fazer arte, que foi inicialmente chamada Art Outre [Arte Outra], por conta do livro de 1952 “Un Art Outre” [Uma Arte Outra], de Michel Tapié.

O nome que mais pegou foi o “informalismo”, em que o objetivo dessa tendência artística era produzir uma arte que se livrasse de qualquer formalidade acadêmica e mercadológica; a principal função da arte informal é a de evocar uma produção artística intrínseca ao próprio artista, ou seja, a de levar o universo pessoal do artista à obra. Desta forma, o abstracionismo se tornou a maior potencialidade do informalismo, em que a abstração é um código que pode ser interpretado múltiplas vezes e longe das amarras formais.

Jean Dubuffet, Large Black Landscape, 1946

O informalismo foi abertamente contrário a movimentos da arte abstrata geométrica, do culto à máquina e industrialização, do positivismo e do “academicismo” da arte. Artistas informais se viam cada vez mais tocados a realizar criações, não produtos. Além disso, também havia uma forte negação ao realismo socialista e ao cubismo, e se interessavam pelo existencialismo de Jean-Paul Sartre. Algumas vanguardas europeias serviram de inspiração aos artistas informais, como é o caso do surrealismo — pela valorização do inconsciente -, do dadaísmo — pela irracionalização da arte — e do expressionismo — por se voltarem à imaginação do próprio artista.

O resultado desse movimento artístico é bastante próximo do expressionismo abstrato (EUA) e do tachismo (França): pinturas marcadas por gestos de mãos e pincéis, com uma fatura carregada de tinta propositalmente, como maneira de expressar abertamente a gestualidade do artista e o processo de preenchimento da tela. Contudo, os três movimentos artísticos não podem ser entendidos como idênticos, uma vez que cada um possui seus contextos sociais e históricos.

Hans Hartung, T1963-R6, 1963

Referências bibliográficas

ART Informel. In: Tate Online. Londres: Tate, 2021. Disponível em: https://www.tate.org.uk/art/art-terms/a/art-informel. Acesso em: 06/09/2021.

ART Informel Movement. In: The Art Story. [s. l], 2021. Disponível em: https://www.theartstory.org/movement/art-informel/. Acesso em: 06/09/2021.

INFORMALISMO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3797/informalismo. Acesso em: 06/09/2021.

--

--