Yhuri Cruz

Isabela Jaha
Cursinho Arte Pra Quê
3 min readSep 6, 2021
Yhuri Cruz

Yhuri Cruz é artista visual e escritor brasileiro. Formado em Ciência Política e pós-graduado em Jornalismo cultural, realiza trabalhos tanto artísticos quanto escritos que envolvem os campos da performance e instalação. Auto intituladas “Cenas”, Yhuri Cruz realiza ações performáticas sobretudo a respeito do poder, necropolítica, colonialidade e institucionalidade através de uma visão ativa e crítica, como forma de compreender que os termos citados estão intrinsecamente relacionados e se retroalimentam. Através da visualidade sensível e de fatos sociais, o artista desenvolve uma produção artística visivelmente crítica a respeito dos impactos da colonialidade e necropolítica sobre a população negra.

Yhuri Cruz, O Cavalo é Levante (Monumento a Oxalá e axs Trabalhadorxs), 2019

É através de uma perspectiva da memória, especialmente histórica e coletiva — neste caso também incluindo direito à memória, apagamentos da memória e esquecimento — que o artista desenvolve uma atmosfera histórico-social em seus trabalhos, no que concerne à colonialidade e suas relações de opressão enquanto principais formadoras da memória colonial, branca e opressora sobre as memórias de culturas marginalizadas.

Yhuri Cruz, O Cavalo é Levante (Monumento a Oxalá e axs Trabalhadorxs), 2019

Yhuri entende que essas memórias são assombrações — entendidas também como “memórias subterrâneas” — e assim sua produção artística é atribuída a materiais como pedras e gravuras. Também, o artista se envolve em objetos da memória, como monumentos e memoriais, e em patrimônios imateriais, como palavras.

Yhuri Cruz, Monumento à Presença, 2019

[…] e a arte tem sido o meio mais interessante que eu encontrei de, em primeiro lugar, me colocar como ser subjetivo, pessoa completa, mas ao mesmo tempo tem sido um lugar onde eu tenho travado muitas batalhas. Mas essas batalhas, apesar de serem duras, elas têm me ajudado a me encontrar. Eu tenho me colocado no mundo através da arte. — Yhuri Cruz para o Prêmio PIPA 2019.

Yhuri Cruz, Monumento à Voz de Anastácia, 2019
Yhuri Cruz, Vista de Monumento à Voz de Anastácia, 2019

Referências bibliográficas

YHURI Cruz. In: Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo: [s. d]. Disponível em: https://www.pivo.org.br/residencias/participantes/yhuri-cruz/. Acesso em: 06/09/2021.

______. In: Prêmio PIPA. Rio de Janeiro: 2019. Disponível em: https://www.premiopipa.com/yhuri-cruz/. Acesso em: 06/09/2021.

______. In: PROJETO AFRO. [s. l]: 2020. Disponível em: https://projetoafro.com/artista/yhuri-cruz/. Acesso em: 06/09/2021.

______. In: Yhuri Cruz. [s. l]: 2021. Disponível em: http://yhuricruz.com/. Acesso em: 06/09/2021.

--

--