Guia Definitivo de Programação Python Sem Xurumelas

QODA
Curso de Programação Python
6 min readFeb 4, 2020

--

Este é um manual que fornece entendimento suficiente sobre a linguagem de programação Python para iniciantes na programação.

Apresentação

Python é uma linguagem de programação de alto nível, de uso geral e amplamente usada. Foi criada por Guido van Rossum em 1991 e posteriormente desenvolvido pela Python Software Foundation. A linguagem foi desenvolvida com ênfase na legibilidade do código e sua sintaxe permite que os programadores expressem seus conceitos em menos linhas de código do que outras linguagens de programação.

Python é uma linguagem de programação que permite trabalhar rapidamente e integrar sistemas com eficiência. Atualmente, existem duas versões principais do Python: Python 2 e Python 3. Ambas são bem diferentes e aqui vamos explorar a versão mais atual, Python 3.

Objetivos

Existem diversos cursos onlines onde você pode encontrar muito material, a comunidade Python é muito grande, há muito tutorial na internet, cursos gratuítos que você consegue aprender o básico da programação com Python como tipos de variáveis, como escrever funções, etc. A informação pode parecer redundante, mas, o objetivo do Guia Definitivo de Programação Python Sem Xurumelas é dirigido para quem quer ir além, sair da média. Então, elaborei este guia para levar você para a porta do emprego no mercado de trabalho. Saber Python, pode te ajudar a ter um emprego na área de tecnologia, mas conhecer ferramentas complementares te deixará com alguns passos a frente na busca por uma vaga de emprego.

Aqui, você vai aprender o básico, como muitos cursos online, mas o objetivo aqui é preparar você para o mercado e não somente para saber programar.

Queremos te ensinar a trabalhar nos campos expandidos da linguagem, além do convencional, você aprenderá:

  • Criar aplicativos com algoritmos para resolver problemas básicos;
  • Criar aplicativos usando a banco de dados;
  • Criar aplicativos Web com Django, Flask e Pyramid;
  • Criar aplicativos desktop com Tkinter.

Com estes pilares você estará preparado para o mercado.

Python é fácil, é leve, é rápido e grátis!

A linguagem de programação Python foi projetada para ser altamente legível. Possui palavras-chave em inglês, enquanto outros idiomas usam pontuação e tem menos construções sintáticas do que outras linguagens.

O Python é uma obrigação para estudantes universitários e profissionais que trabalham para se tornar um grande engenheiro de software, especialmente quando estão trabalhando no domínio de desenvolvimento da Web.

Vou listar algumas das principais vantagens de aprender Python:

Python é Interpretado
Você não precisa compilar seu programa antes de executá-lo.

Python é interativo
Você pode sentar-se em um prompt do Python e interagir diretamente com o intérprete para escrever seus programas com respostas imediatas.

O Python é orientado a objetos
O Python suporta o estilo ou a técnica de programação orientada a objetos que encapsula o código dentro dos objetos (você vai entender o que é objeto).

Python é para iniciantes
Uma ótima linguagem para programadores de nível iniciante e suporta o desenvolvimento de uma ampla gama de aplicativos, desde processamento simples de texto até navegadores de internet e jogos. E após se aprofundar no conhecimento da linguagem, você pode usar como uma linguagem de script ou pode ser compilado para criar aplicativos grandes.

Plataforma de lançamento

Quando chegar nesta tela, estará tudo pronto para iniciar o seu primeiro programa.

Agora, vamos criar nosso primeiro programa. Clique em “FILE”, “NEW NOTEBOOK” e “PYTHON3” para abrirmos um novo “bloco de notas” e testarmos nossa primeira aplicação com a linguagem Python:

O que deverá ver é uma tela pronta para ser editada:

Vamos nomear nosso projeto. Logo ao lado do logo “JUPYTER”, o notebook está decrito como “UNTITLED” e vamos dar um nome para ele.

Vamos usar as inicias do Python Sem Xurumelas (PSX) e o numero 1, separarmos com um traço “-” e o título “Primeiro Programa Python” e clique no botão azul “Rename” para concluir.

Agora, vamos para dentro do bloco verde:

Clique dentro do espaço da linha cinza após o texto “In [ ]:” e escreva
print("Olá, Python!")

Certo, agora precisa clicar no botão “RUN” para dar ignição no motor do seu foguete. Plataforma de lançamento pronta, código pronto e vai!

Foi! Você acabou de criar seu primeiro programa. É sério!

Você usou o Jupyter, o interpretador Python online e escreveu sua primeira linha de programa. Para nossas primeiras lições pode continuar usando ele. A cada comando, a cada linha de código que executar com sucesso, ele vai automaticamente criar uma nova linha para continuar programando.

Quando finalizar, basta clicar novamente em “RUN” e executar seu programa.

Por exemplo, digite “10+10" e clique em “RUN”.

Viu, é simples!

Te mostrei o Jupyter a quesito de conhecimento, ele tem funções maiores do que simples códigos de programa Python, é muito mais poderoso que imagina. O pessoal de Data Science e de Big Data o conhecem bem.

Requesitos

Vamos manter um padrão e usar o IDLE (interpretador oficial) Python instalado em seu computador. Existem muitos intérpretes disponíveis livremente para executar scripts Python, recomendo o caminho mais fácil.

Use o IDLE (Integrated Development Environment) fornecido com o software Python baixado emseu site oficial que será bem mais fácil.

O primeiro passo é acessar o site https://www.python.org/ e clicar no botão DOWNLOAD PYTHON, baixar o Python 3 na sua versão mais atual (neste manual abordaremos a instalação para Windows) automaticamente.

Após o download ser finalizado, abra e rode o programa. Algo muito importante para ser feito é logo na primeira tela marcar a opção Add Python 3 to PATH. Essa opção é importante para conseguirmos executar o Python dentro do Prompt de Comando do Windows. Caso você não tenha marcado esta opção, terá que configurar a variável de ambiente no Windows de forma manual e será bem mais complicado.

Basta seguir clicando em NEXT e chegar até o término da instalação.

Instalação Concluída com Sucesso! Terminada a instalação, teste se o Python foi instalado corretamente.

Abra o Prompt de Comando e execute:

python -V

OBS: Para que funcione corretamente é necessário que seja no Prompt de Comando e não em algum programa Git Bash instalado em sua máquina. E o comando python -V é importante que esteja com o V com letra maiúscula.

Esse comando imprime a versão do Python instalada no Windows. Se a versão for impressa, significa que o Python foi instalado corretamente. Agora, rode o comando python:

python

Assim você terá acesso ao console do próprio Python, conseguindo assim utilizá-lo. Use o mesmo comando usado no Jupyter e terá a mesma resposta.

Fácil, né?

Então, bem vindo ao Guia Definitivo de Programação Python Sem Xurumelas. A seguir, você terá um Índice com o passo a passo desde o básico até o mais avançado que a linguagem pode oferecer. Bom aprendizado!

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ÍNDICE!
Recomendo não pular nenhum capítulo.

--

--

QODA
Curso de Programação Python

Quer conteúdo para evoluir no mercado de programação? Vai e QODA!