Python para quem está começando

Flávio Conca
Curso de Programação Python

--

Programar nada mais é do que dar instruções que sejam compreendidas e executadas por um computador. Todos os dias utilizamos uma quantidade enorme de programas (softwares) e entender como eles funcionam ajuda também a compreender melhor o mundo em que vivemos.

Atualmente existem várias linguagens de programação que são adequadas aos mais diversos tipos de aplicações. O Python é uma linguagem ao mesmo tempo muito simples mas poderosa. Ela é hoje utilizada em uma quantidade enorme de aplicações, desde sistemas Web até aplicações complexas, soluções científicas de física e até engenharia. Com Python você pode:

  • Construir sistemas Web com Django, Flask, Pyramid;
  • Análise de dados, Inteligência Artificial, Machine Learning com Numpy, Pandas, Matplotlib;
  • Construir aplicativos mobile com Kivy ou Pybee;
  • Construção de sistemas desktop com Tkinter, WxPython, Qt5, etc.

Existem diversos cursos onlines onde você pode encontrar material. São cursos que você consegue aprender o básico da programação com Python como tipos de variáveis, como escrever funções, etc. Antes de listar bons cursos gratuitos em Python, vamos falar sobre alguns pontos essenciais.

Devo usar o Interpretador do Python puro?

Para escrever e criar comandos para seu computador usando Python você precisa de um interprertador da linguagem, uma espécie de tradutor do idioma para gerar instruções que sejam compreendidas pelo computador. Isso vai depender da sua preferência. Ele é uma ferramenta poderosa.

Alguns profissionais usam, em alguns casos, o interpretador Jupyter pela internet por haver mais recursos visuais (como colorir as mensagens de erro). Pessoalmente, prefiro o IDLE Python ou usar via Terminal.

Que IDE ou IDLE usar?

Depende muito da sua preferência. Você pode usar qualquer editor de texto padrão, como Sublime. Não existe padrão. Para quem vem do MATLAB ou R, o Spyder pode ser muito útil. O Pycharm é outro IDE muito utilizado na comunidade. Mas, o queridinho (com razão) por ser notavelmente versátil, é o Visual Studio Code, este é o meu predileto.

Aonde eu encontro os módulos para utilizar no meu projeto?

Alguns módulos já vem por padrão no Python puro (por exmeplo: TkInter, Módulo Matemático, etc…).

Outros, devem ser baixados de um repositório, como é o caso do Django ou Numpy. Hoje, mais de 226 mil projetos estão cadastros no repositório oficial.

Se você não tem a menor ideia mesmo de que módulo você precise, dê uma procurada no Google e StackOverflow. De certo alguém já fez algo parecido com o que você precisa!

O que são VirtualEnvs?

O ideal para projetos grandes em Python é que você isole as bibliotecas que você usa, para evitar conflitos entre seus projetos e seus módulos e bibliotecas. Isso é uma boa prática e pode evitar dores de cabeça futuras. Ao dar uma lida na documentação antes vai ter mais informações sobre isso.

Indicação de cursos

Não sabe por onde começar? Eu assisti, me increvi e fiz os cursos abaixo - parcialmente, confesso que não fiz todo o curso, para poder avaliar seu conteúdo e conhecer a didática de cada instrutor. Vou compartilhar com você os 3 melhores, considerando didática e abordagem de conteúdo. Confira!

Introdução à Ciência da Computação com Python

Fabio Kon é Professor Titular Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP) e Top Instructor da Coursera com mais de 108 mil alunos incritos em seu curso. Com excelente conteúdo técnico - claro, vindo de um professor universitário com este gabarito, o curso é é gratuito, divido em duas partes e ainda oferece um certificado de conclusão (pago) pela Coursera.

O curso é dividido em duas partes. A primeira parte possui mais de 30 horas de conteúdo e a segunda parte aborda conceitos mais avançados.

Curso em Vídeo

Desde 2013 produzindo conteúdo no YouTube,Gustavo Guanabar traz o melhor para quem é um “zero” em programação e possui uma didática muito boa. São muitas horas de aulas com um curso que é dividido em fases, como se fosse um jogo, e, separado e MUNDO 1 (básico), MUNDO 2 (intermediário) e MUNDO 3 (avançado).

Python para Zumbis

Fernando Massanori é professor da FATEC-SP de São José dos Campos, graduado em Computação pelo IME-USP com mestrado pelo ITA. Usando didática jovem e a temática apocalíptica, faz uma referência direta - como o nome já diz, aos zumbis. Não sei a real referência dele, mas é divertida.

Pode ser acessado pelo site oficial ou seu novo Canal no YouTube.

Agora, consulte todos eles, verifique qual te agrada. É certeza de bom aproveitamento para todos. Bons estudos!

--

--