Carros autônomos, o veículo de comunicação do futuro?

Pietro Pak
curto
Published in
3 min readMar 8, 2019

O desenvolvimento e impacto de veículos de transporte capazes de operar de forma autônoma tem sido um tópico muito discutido dentro da indústria automobilística. No entanto, essa nova tecnologia abri portas e caminhos para empresas e marcas de qualquer setor quando vista como veículo de comunicação.

Novas oportunidades para a publicidade

Estamos cada vez mais próximos de um futuro onde as ruas serão dominadas por veículos que dirigem sozinhos. Isso significa que as pessoas não precisarão mais dividir sua atenção com a estrada, elas poderão se dedicar cem por cento aos seus celulares.

Para as marcas isso significa uma nova oportunidade de exposição para atingir seus consumidores. E para os meios de comunicação digital isso significa um “horário de pico”, onde será possível cobrar mais dos anunciantes devido ao maior alcance durante esse período.

Diga adeus à mídia Out Of Home

Por não existir mais a necessidade de olhar para o que está acontecendo do lado de fora, é provável que a comunicação Out Of Home se torne cada vez menos presente nas ruas e mais presentes dentro dos carros. Mas como?

Veículos autônomos além de analisar o ambiente externo ao seu redor, também estão atentos aos próprios passageiros. Utilizando câmeras eye-tracking (captação do movimento ocular) e sensores biométricos, o sistema inteligente desses carros identifica diferentes humores e estados físicos da pessoa.

Agora imagine que você acordou e lembrou que precisa terminar um relatório que já deveria ter sido entregue. E já que você está em um carro autônomo, você começa a finalizar no caminho do escritório. Infelizmente, você está com tanto sono que não consegue se manter acordado.

Felizmente, o sistema do carro detectou seus bocejos, enviando uma oferta para o seu celular de uma cafeteria (que pagou para estar presentes na ferramenta) próxima ao seu trajeto. Caso você aceite a oferta, com apenas um toque, o carro recalcula a rota e você consegue terminar seu relatório!

O futuro já chegou. Você está pronto?

Essa realidade está mais próxima do que imaginamos. A tecnologia para o desenvolvimento desse novo formato já é viável e investidores continuam a apostar nisso.

Portanto, não são apenas os fabricantes de carro e serviços de transporte, como a Uber, que devem ficar atentos a esse novo meio de interagir com os consumidores. Marcas, anunciantes e agências também precisam.

--

--