Dicas de edição e configuração gráfica de checkboxes diretamente por CSS

Arthur Tassinari Cabral
CWI Software
Published in
4 min readFeb 19, 2018

Olá, caros amigos!

Os checkboxes tem sido — e provavelmente continuarão sendo durante bastante tempo — elementos muito utilizados na elaboração e apresentação de formulários onde se necessita de uma resposta booleana para alguma questão. Estas questões podem ser referentes a filtros em compras de imóveis, em aluguel de veículos, entre outros exemplos.

Muitos estudantes ou profissionais de TI, ao longo do tempo, já se depararam com um cenário onde tinha-se a necessidade de desenvolver um elemento booleano com o objetivo de responder a alguma indagação. Em momentos como este, é importante, além de atender à necessidade do negócio, encontrar soluções criativas que apresentem um resultado de excelência.

Salienta-se que este artigo tem como objetivo apresentar 3 formas de edição e configuração gráfica de checkboxes, não se atendo a dicas de estilização. A seguir, apresentam-se 3 maneiras de efetuar a edição de checkboxes diretamente por CSS:

1. Scale

Uma das maneiras mais simples de editar um checkbox, de modo a apresentar este elemento, neste caso, em uma forma discretamente diferente da original, consiste em, simplesmente, alterar o tamanho dele. Isto pode ser feito com o uso do atributo scale, vide exemplo abaixo:

O scale atua diretamente sobre o elemento input, ou seja, sobre o checkbox em si. Cabe lembrar que, conforme apresentado, o scale precisa ser utilizado juntamente com o transform, para o correto resultado.

2. Label

Para apresentar esta maneira de edição de checkboxes, considera-se o seguinte código HTML:

Esta forma de edição consiste em utilizar diretamente os elementos label, apresentados no exemplo. Já que o label é tido como uma parte de todo o campo, ele vai substituir o input. É importante ressaltar que o atributo for, do label, deve apontar para o id do referido input, de maneira a garantir o correto funcionamento da aplicação.

Neste exemplo, utiliza-se uma imagem que disponibiliza todos os elementos que serão utilizados durante o funcionamento. A imagem utilizada é a apresentada a seguir:

As instruções que precisam ser seguidas são:

· Esconder os inputs;

· Setar a imagem, que será apresentada nos checkboxes, como background;

· Configurar a parte da imagem que será apresentada pelo label quando o input estiver selecionado e quando ele não estiver selecionado.

Resultado:

3. After e Before

A principal diferença entre esta forma de edição e a forma anterior é que, além de não ser preciso utilizar uma imagem como background, a presente maneira trabalha em cima dos pseudo-elementos after e before. Já a maneira apresentada anteriormente trabalha diretamente com o elemento label.

Para esta maneira de edição, considera-se o mesmo código HTML utilizado na forma apresentada anteriormente. Além disso, mantém-se a instrução de esconder os inputs. O pseudo-elemento before foi utilizado, embora possa-se utilizar o pseudo-elemento after, de acordo com a necessidade.

As instruções são as seguintes:

· Definir a forma de apresentação do checkbox não selecionado;

· Definir a forma de apresentação do checkbox selecionado.

Resultado:

É importante ressaltar a importância, para este exemplo, do atributo content, visto que ele é o responsável por definir, neste caso, o caractere de apresentação para quando o checkbox for selecionado e quando não for selecionado. Nas duas imagens utilizadas, nota-se a presença de unicodes, fundamentais para o resultado.

--

--