Liderar é um dom ou uma virtude?

Rafa Machado
CWI Software
Published in
3 min readJan 3, 2018

A maioria das pessoas acha que liderar é um dom e que só pode ser líder quem já nasceu com esse dom, mas a verdade é que qualquer pessoa pode liderar.

Liderar é uma virtude, ninguém nasce pronto. Nascemos com algumas habilidades que podem facilitar, por exemplo, ser comunicativo e proativo, mas isso não basta para estarmos prontos para liderar.

Liderar é uma virtude que todos nós podemos aprender

Para fazermos algo bem feito, precisamos treinar/praticar.
Um dom sem a prática, é somente um dom. A prática de alguma atividade supera qualquer dom.

As pessoas que nós admiramos pelos seus feitos, treinaram e praticaram muito até chegarem ao nível onde estão. Como exemplo, vou citar o atual melhor jogador de futebol do mundo: Cristiano Ronaldo. Ele só é o melhor do mundo hoje porque trabalhou duro para chegar onde chegou, ele não nasceu pronto.

Um bom líder é aquele que tem uma Insatisfação Positiva

Na arte de liderar temos dois tipos de insatisfação. A negativa e a positiva.

  • Insatisfação Negativa: É quando você só reclama, resmunga e/ou se chateia quando algo não sai como você gostaria.
  • Insatisfação Positiva: É quando você quer mais e melhor. Quando você busca sempre melhorar aquilo na qual está envolvido e engajado.

Exemplo: Um livro bom é um livro que, quando acaba, temos vontade de ler mais. Com um bom filme é a mesma coisa, quando ele termina temos vontade de assistirmos mais.

É essa insatisfação que devemos ter e usá-la com sabedoria a nosso favor.

As 5 competências essenciais de um bom líder

A partir de agora, vou citar 5 competências essenciais que um líder precisa ter:

1. Abrir a mente

Um líder não pode “envelhecer a cabeça” e ficar na zona de conforto. Um bom líder deve sempre estar aberto a mudanças, ainda mais em um mundo que muda com grande velocidade.

Não podemos fazer as coisas sempre do mesmo jeito esperando resultados diferentes.

2. Elevar a equipe, o grupo

Um líder não pode usar as pessoas para conseguir o que quer, ele deve sempre trabalhar em prol do grupo, visando o crescimento de toda a equipe.

O líder deve crescer fazendo com que a equipe cresça com ele. Aquele que cresce sozinho não é líder, é oportunista.

3. Tornar o ambiente motivador

Um bom líder deve ser capaz de tornar o ambiente alegre e motivador, onde o grupo sinta vontade de fazer com alegria e entusiasmo aquilo para o qual foi designado.

4. Empreender o futuro

Um líder não pode esperar as coisas acontecerem, ele deve buscar e procurar soluções.

Existe um ditado muito bom para definir essa característica: “Quem quer, faz; quem não quer, arruma uma desculpa”.

Devemos estar atentos e nos anteciparmos aos problemas. Não podemos ficar aguardando “a bomba estourar” para depois procurarmos desculpas e apontarmos culpados.

5. Ser inspirador

É importante um líder inspirar a equipe, pois o líder está sempre em evidência, onde o seu grupo o está observando em boa parte do tempo para tentar aprender algo.

Deixo aqui essa pequena reflexão. Espero que todos nós possamos sempre nos lembrar dessas dicas, pois podemos fazer e ser o que quisermos, basta trabalhar duro e honestamente para isso.

“O líder deve influenciar o seu grupo positivamente, instruindo-lhes a quererem fazer mais e melhor.” — Mário Sérgio Cortella.

--

--