Marketplace — vender nas principais empresas do país de forma simples

Jonas Rafael Colling
CWI Software
Published in
3 min readMar 18, 2019

O marketplace é um modelo de negócio que veio para Brasil em 2012, também é conhecido como uma espécie de shopping center virtual. É considerado vantajoso para o consumidor, visto que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar, facilita a procura pelo melhor produto e melhor preço.

Diversas empresas mundialmente conhecidas participam desse mercado: Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre, OLX e Bom Negócio,
por exemplo.

Visibilidade
Sem dúvidas, a maior vantagem do marketplace é a visibilidade. Quanto maior a quantidade de visitas que o site possui, mais sólido será o público atingido. Isso elimina a necessidade de investimento de tempo e dinheiro para a divulgação.

Custos e Retornos
No geral, você deverá negociar com o marketplace os valores acordados, afinal ele fornece a vitrine para você expor seus produtos e, consequentemente, receber tráfego e visitação.

Mas como integrar seus produtos nessas empresas?
O principal ponto dessa integração é que, para cada empresa, ela ocorrerá de uma forma diferenciada. O envio dos produtos pode ser diferente, a atualização dos pedidos, e assim por diante.
Para solucionar isso e unificar as integrações, existem plataformas/hubs que fazem isso para nós. Basta mandar o catálogo de produtos para a plataforma,
receber novos pedidos em um endpoint e enviar as atualizações de status dos pedidos.
Podemos ainda administrar o que deve aparecer em cada marketplace (Americanas, Shoptime, Walmart…), alterar foto, nome e selecionar quais produtos devem ou não aparecer.

Integração api

Vamos usar a plataforma Plugg.to como exemplo. Temos disponível uma série de endpoints para manipularmos pedidos e produtos.

Atualização e criação de produtos:
Podemos fazer de 3 formas.
- Enviar a lista via xml, na mesma estrutura do Google Shopping.
- Enviar a lista via csv. No dashboard da Plugg.to temos essa opção, mas o envio é feito manualmente, ao contrário das outras duas formas.
- Enviar a lista via api.

Recebimento de novos pedidos
A Plugg.to trabalha com notificações, ou seja, a cada movimentação sobre a qual eles precisam nos notificar, eles enviam uma chamada, com o que foi
alterado (pedido ou produto), juntamente com o id. Para obter essa atualização, precisamos fazer uma chamada na api deles e buscar o registro através do id que nos foi passado.

Exemplo: Um pedido novo foi criado nas Americanas. De alguma forma, que não precisamos saber, a Plugg.to recebe esse novo pedido. A partir desse ponto, nós vamos receber uma notificação, contendo o id do pedido. Para importar para a nossa plataforma vamos fazer uma nova chamada na api da Plugg.to para obter os detalhes do novo registro.

Atualização de pedidos
No momento em que o nosso pedido receber alguma alteração (faturado, despachado, entregue ou cancelado), precisamos realizar uma nova chamada
para a api, notificando a atualização. A partir disso, a Plugg.to recebe a atualização e envia para o marketplace.

Conclusão

Independente da plataforma/hub que será usado, essa solução é a mais simples e recomendada, já que temos apenas uma implementação e o responsável por tratar os vários tipos de integrações dos principais marketplaces será o hub.

--

--