O Impacto de um Programa de Treinamento na Vida de Jovens da Área de Desenvolvimento de Software

Leonardo Berlatto
CWI Software
Published in
4 min readJul 15, 2019

Dia 03/07 foi a formatura do Crescer 2019/1. Posso dizer, em nome de todos os meus colegas, que não foi fácil. Foi uma caminhada de três meses cheia de noites mal dormidas, muito café, muita pizza na CWI e o cansaço pegando. Demos nosso melhor e colocamos nosso máximo nesse programa. Chegávamos cedo, saíamos tarde com a CWI quase fechando, mas adorávamos cada segundo. O que segue é o meu mais sincero relato como sobrevivente desse processo de evolução e aprendizado.

O Crescer é um programa realizado pela CWI Software que tem como objetivo a formação e captação de profissionais através de treinamentos direcionados para a comunidade estudantil. É destinado a estudantes matriculados em curso técnico ou universitário relacionados à área de tecnologia da informação, com conhecimentos básicos de lógica de programação. Durante três meses são ensinadas técnicas de desenvolvimento de software, focadas nas tecnologias e metodologias mais modernas utilizadas atualmente no mercado de trabalho. Os participantes do programa, apelidados carinhosamente de cresceres, recebem uma bolsa-auxílio durante os meses de treinamento e tem a oportunidade de ingressar na empresa através do estágio e de, em até dois anos, serem efetivados.

É sensacional ver como pessoas que entraram no programa apenas com conhecimentos básicos de algoritmos e lógica de programação finalizam esse ciclo construindo plataformas internas para a empresa, aplicações que lidam com imenso volume de dados ou, até mesmo, jogos com realidade aumentada e captura de movimentos do celular. Contudo, a evolução não é apenas técnica. Do mesmo modo, é necessário enfatizar o quanto evoluímos como pessoas. Aprendemos como trabalhar em equipe, lidar com o caos rotineiro e gerenciar melhor nosso tempo.

Nessa caminhada, nos foram propostos inúmeros desafios, como: começar uma aplicação do zero e ir evoluindo ela conforme os conteúdos eram apresentados em aula; trocas inesperadas dos integrantes nos trabalhos em grupo; súbitos aumentos de entrega, fazer uma aplicação com 30 pessoas mexendo quase que simultaneamente no mesmo código; entre outros.

Os segredos para que tenhamos encarado cada um desses desafios com determinação de sobra foram comunicação e cooperação em demasia. Desde o início do programa, a palavra de ordem foi:

“Sempre que tiverem condições, ajudem um colega com dúvidas, pois um dia serão vocês precisando de ajuda e este mesmo colega sabendo a resposta exata para o problema que vocês estão quebrando a cabeça.” — Fábio Junqueira

Foram incontáveis vezes que a troca de conhecimento se deu não só dessa forma, mas também através dos canais de comunicação e até mesmo de conversas corriqueiras. Através dessas pequenas interações, desenvolvemos aos poucos um laço muito forte, nos tornando uma grande família.

Lidar com nossas limitações também fez parte do processo. Nem sempre entregamos tudo o que queríamos e como queríamos, e também houve momentos em que nos martirizamos por acabar com dívidas técnicas. Ao final de uma das entregas, nos foi proposta uma nova maneira de enxergar as coisas. Desde o começo, os instrutores nos passaram a ideia da busca pela excelência no código e de como deveríamos sempre tentar aplicar isso a cada tarefa que fazíamos. Então, foi-nos proposto a, além de reconhecer os pontos a se melhorar, aceitar com orgulho o fruto de nossos esforços, discernindo que se houvesse mais tempo, teríamos, então, feito algo melhor.

O aprendizado que tive no Crescer não se compara a nada que vivi até hoje e posso dizer, com segurança, que cada minuto investido valeu a pena. Nada disso seria possível sem a grande ajuda dos instrutores e monitores. Eles foram peças chaves para que a gente se desenvolvesse e, de fato, crescesse. Iam até de madrugada respondendo dúvidas, nos finais de semana alguns iam com a gente na CWI e sempre tinham algo novo para nos ensinar. Cada um deles se tornou uma pessoa com que adoraríamos ter a honra de trabalhar juntos e, acima de tudo, se tornaram nossas inspirações.

Finalizo esse ciclo de minha vida com o sentimento de orgulho. Orgulho da entrega e apresentações finais feitas pelo meu grupo. Orgulho de fazer parte dessa turma cheia de pessoas extraordinárias que tenho certeza que serão todos grandes desenvolvedores, ou melhor, grandes resolvedores de problemas. Um muito obrigado a todos que participaram dessa jornada comigo!

--

--

Leonardo Berlatto
CWI Software

23 year old Software Engineering student at PUCRS and Software Engineer