Falta índices referentes ao autismo no Brasil

Henrique Meneghini Dihl
Cyberfam Vespertina
1 min readMay 30, 2016

A Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que há 70 milhos de pessoas no mundo com Transtornos do Espectro Autista (TEA). No Brasil, ainda não há dados oficiais. O censo do IBGE realizado em 2010 não englobou o autismo nas doenças mentais ou intelectuais analisadas, mas a ONG Movimento Orgulho Autista acredita que esse índice seja próximo de 2 milhões.

Segundo Marilene Symansky, presidente da ONG Autismo e Vida, os estudos sobre o autismo precisam evoluir muito no Brasil. “Tive dificuldades em achar médicos para tratar meu filho que tem autismo”, comenta.

Em 2013, a Associação de Amigos do Autista (AMA), em parceria com o governo federal, publicou um estudo intitulado “Retratos do Autismo no Brasil”. Foram entrevistadas 106 instituições que cuidam de crianças autistas. Conforme as projeções feitas, cerca de 1,2 milhão de pessoas teriam autismo no Brasil. O infográfico abaixo a estimativa de pessoas autistas em cada região do país.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é comemorado hoje, e uma série de programações ocorrem neste final de semana na Capital. O azul foi definido como cor símbolo do autismo porque o transtorno é mais comum em meninos do que em meninas.

--

--