O que diabos é Cyberpunk?

Leandro Cavalcante (@leandrocrs)
Cyberpunk Brazil
Published in
4 min readMay 5, 2014
O que significa Cyberpunk?

Cyberpunk é o conceito que expressa, de modo pessimista, ideias sobre a natureza humana, sua relação com a tecnologia em diferentes combinações, em um futuro próximo.

Enquanto alguns vêm o movimento cyberpunk como mais uma relíquia dos anos 80, outros consideram que ele o movimento continua muito vivo.

Muitos aspectos determinam o que é cyberpunk e são estes os mais importantes:

O impacto negativo da tecnologia na humanidade

Ilustração baseada em Neuromance, do talentosíssimo Josan Gonzalez

Em um futuro cyberpunk, a tecnologia avança como nunca e comumente influencia muitos aspectos das interações sociais. Futuros distópicos geralmente são muito parecidos com isso, mas diferem dos cyberpunk em demonstrar o impacto do avanço de tecnologias específicas, que modificam em muito o mundo real como, por exemplo, a engenharia genética de Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley) e a vigilância onipresente de 1984 (George Orwell), deixando o mundo atual irreconhecível.

Em um universo Cyberpunk é tudo muito mais caótico: estruturas sociais tradicionais são transpassadas com regularidade; o meio ambiente está extremamente comprometido; crimes e drogas são constantes no tema, mas tudo isso em um universo apenas UM POUCO diferente do nosso.

A fusão dos homens e das máquinas (singularidade)

Batou live in action, do anime Ghost in The Shell, com seus olhos transplantados militares

Além dos cyborgs, programas sencientes (super inteligências artificiais) e robôs, o universo cyberpunk geralmente nos confunde com o significado de ser humano.

Os traços que nos representam como humanidade desaparecem através de olhares introspectivos provocados pela fusão do homem com a máquina. Em alguns casos, como nas produções cyberpunk japonesas (Ghost in The Shell, Akira), a fusão é explicitamente invasiva. Em outros casos, programas sencientes assumem papéis que anteriormente eram desempenhados pela humanidade, marginalizando assim diversos seres humanos. Esta fusão altera também o controle de percepção da realidade, geralmente envolvendo algum tipo de realidade virtual para mascarar ou tomar o lugar do mundo real, comumente batizada de Matrix.

As grandes corporações controlam tudo

Estados autoritários e grandes corporações são tema central das tramas cyberpunk

Mundos cyberpunk geralmente possuem uma entidade Todo-Poderosa que dirige a sociedade e que muitas vezes é representada por uma grande corporação. Às vezes, um único governo Estado onipresente. Um tema comum para o controle das grandes corporações envolve uma distopia futurista, onde os últimos traços de uma civilização desenvolvida existem apenas em cidades fechadas e protegidas de acesso restrito, onde as liberdades humanas foram removidas sob a desculpa de proteção a humanidade.

Histórias focadas no underground

Cena do filme Judge Dredd (1995), mostrando o clássico submundo cyberpunk

Histórias cyberpunk geralmente focam no lado underground da sociedade. Enquanto a trama nos leva a algum tipo de revolução ou abalo das estruturas de poder, as câmeras estão sempre focadas no oprimido, marginalizado e anti-herói.

Acesso a informação em qualquer lugar

Cena do filme The Matrix (1999)

O acesso a informação é contínuo e amplo. Hackers e mega-redes onipresentes que trafegam informações sem parar são temas muito comuns no universo cyberpunk. A conexão de seres humanos ocorre de modo direto ou através de dispositivos geralmente chamados de netwares, confundindo o mundo real com o virtual.

O visual Cyberpunk

É sujo, hiper-realista, estilizado e passa a mensagem de “eu vivo isto!”. Geralmente percebe-se o domínio de uma única cor permeando os filmes Cyberpunk. Também dá para reparar que visuais góticos e de tons escuros contrastam com fortes cores de neon.

O visual e estilo cyberpunk

É claro que cyberpunk não é exatamente um único conceito. Na verdade é composto por vários. De qualquer forma, para ajudar a contrastar o que parece ser cyberpunk do que apenas é cool, senti a necessidade de algo mais concreto para classificar filmes. Os 2 tipos de classificação que utilizo nos meus reviews de filmes (nível de visual cyberpunk e correlação com temas do gênero) refletem na minha interpretação de quão perto eles estão das descrições acima. Em alguns casos, esta abordagem me leva a diferenciar os filmes que outras pessoas acharam ser cyberpunk do que realmente é.

Originally published at cyberpunkbrazil.wordpress.com on May 5, 2014.

--

--