A Ironhack, a Semana 0 e o Data Analytics

Cezar Peixeiro
czrpxr
Published in
4 min readJul 5, 2019

print ("CIENCIA DE DADOS" + "EU" + "IRONHACK")

Há aproximadamente 1 ano atrás por um impulso dado por algumas see as ferramentas necessárias para que pudesse ser aplicada. Meus estudos nessa área começaram como um passatempo e foram aos poucos ganhando mais espaço nas minhas noites em frente ao computador e se tornando desafio, divertimento, satisfação…

Em meados de abril deste ano, estava passando pelos feeds das redes sociais no meu celular, quando surgiu o anuncio de um programa de bolsas RAPPI + IRONHACK para o curso de Data Analytics. Já tinha ouvido falar sobre a escola, mas nunca dado atenção. Naquele mesmo instante pesquisei sobre a escola e entendi suas origens, metodologia e orientação internacional, porém não passou disso e os dias seguiram. Alguns dias depois o mesmo anuncio apareceu novamente enquanto aguardava o abastecimento do carro em um posto de gasolina e fiquei mais pensativo sobre aquilo. Decidi me inscrever naquele mesmo instante!

Logo em seguida recebi um e-mail com um material de apoio e um link para realizar uma prova online de conhecimentos técnicos. Já imaginava que haveria algo do tipo, então vasculhei o conteúdo e parti para a prova. Dias depois a Ironhack entrou em contato comigo para agendar uma entrevista via Google Hangouts.

Após a entrevista os dias se passaram e não dei mais atenção para aquilo. Outras pessoas competentes também participaram do processo e imaginei que os contemplados já haviam sido comunicados. Grande engano! Um mês depois do processo a Nathalia Sacks entrou em contato e me informou que eu havia sido um dos selecionados para bolsa integral do curso de Data Analytics!!! Fiquei muito feliz com a notícia e por perceber que teria um respaldo para estudar "oficialmente" o que estava levando por diversão há tempos. E assim iniciei o curso de Data Analytics Part-Time na Ironhack-SAO

describe(IRONHACK)

A Ironhack é uma escola de tecnologia criada na Espanha, mas que conta com escolas em diversas cidades da Europa e da América Latina formando profissionais com habilidades chave no mundo da tecnologia. A escola é focada no método bootcamp onde o aluno é imerso no mundo do curso que ele pretende fazer de modo intensivo. O bootcamp FULL TIME é composto de aulas no período integral durante 9 semanas. Além disso a escola possui o modo PART TIME, onde o aluno estuda 3 dias na semana durante a noite e em sábados alternados em período integral, durante 28 semanas. (veja mais sobre a IRONHACK aqui)

Antes do início das aulas em si, existe o que chamam de SEMANA 0 (Week 0) a qual acabei de finalizar. Nesta primeiríssima semana, os alunos são expostos a desafios técnicos em que são necessárias ferramentas essenciais do curso. É uma ótima maneira de integrar os alunos e nivelar o conhecimento de todos antes do conteúdo em si, com muito apoio dos TAs (teacher assistents) para apoiar qualquer dificuldade nesta semana, pois para qualquer ferramenta que não se tinha intimidade no início, a quantidade e informação pode parecer intimidadora. Todos os desafios de Data Analytics aumentam sua dificuldade de forma gradual, ou seja, enquanto seguida a sequência dos exercícios se exige um pouco mais do aluno a cada passo. No restante, as aulas em si são baseada em um período de exposição do material pelo professor e um período maior de "mão na massa"(hands-on). Afinal de contas, programação se aprende…programando!

Além disso, a Ironhack cria e incentiva um ambiente colaborativo: exercícios de sala podem ser realizados em qualquer local do campus e não somente na sala de aula onde toda uma infraestrutura de conforto é oferecida; todos os alunos podem se conectar através do canal oficial da escola no Slack e também se conectar com qualquer aluno de qualquer Ironhack do mundo! Inclusive tirar dúvidas! Um outro exemplo do ambiente colaborativo que a escola incentiva é a "vendinha honesta": um local onde produtos para consumo (comidas e bebidas) estão disponíveis para venda, mas nenhum funcionário é responsável: o próprio aluno se encarrega de verificar o preço, efetuar o pagamento e anotar seu consumo em um controle. Não basta apenas programar, mas também entender sua posição dentro da sociedade e suas responsabilidades.

Primeiras impressões — Data Analytics

As ferramentas principais da área de Data Analytics são estatística, programação (R e Python estão mais populares) e visualização. Tanto o professor quantos os TAs são profissionais do mercado e fazem toda a diferença quando dão explicações e exemplos baseados em suas próprias experiências. Já passei da semana 0 e estamos terminando a semana 1 com muito boas expectativas sobre o curso.

Com o passar curso haverão novos posts sobre a experiência na Ironhack! Por enquanto este é só o começo ;)

--

--

Cezar Peixeiro
czrpxr
Editor for

Especulador de tudo sobre programação, maker, dados, ciência e tecnologia.