Apresentação

As 3 Perguntas

Sejam bem vindos à uma terra invadida. Uma terra linda, cheia de história, paixões, romances, poema e heroísmo. Uma terra que encanta o mundo, um lugar onde planos mirabolantes são reais e a realidade fantástica é apenas parte do trivial.
Este belo lugar foi invadido, tomado, usurpado. Os invasores marcharam e subjugaram todos ao solado de suas botas. Suas forças terríveis obrigaram o brio a ser esquecido e o orgulho a ser abandonado. Mas chegou o momento de dar um basta.
Quase sempre as pessoas aceitam o que lhes é imposto. Quase sempre as pessoas não podem negar e revindicar por algo. Quase sempre… Hoje é o dia para colocar fim nisso.
Seja na pele de um agente especial das forças aliadas;
Seja como aquele que luta pelos mais fracos,
Seja alguém recrutado pela resistência,
Seja um simples nativo desta terra,
O massacre chegou ao fim.
Bem vindo a Déloyal, um lugar onde todos querem ser atores e ninguém se contenta em ser apenas um espectador.

Acho que um dos modos mais fáceis de apresentar Déloyal é respondendo as três perguntas de Jared Sorensen:

  1. Sobre o que é seu jogo?

Sobre rebelião, resistência, rebeldia e luta armada nas ruas na busca de liberdade contra uma força invasora que os oprime. Em módulo padrão, jogamos na cidade de Déloyal, uma Paris fictícia oprimida pela invasão de um exército dominador, uma cópia do império nazista.

2. Como seu jogo garante que isso aconteça?

Através da mecânica de Minúcias e das Engrenagens. O exército invasor é divido em três Engrenagens: Corpo, Coração e Cérebro. Cada um com Minúcias Vitais, locais que precisam ser atacados e derrubados para que o monumento inabalável dos invasores possa ruir. Neste jogo existe uma ação final, uma direção para onde o jogo segue. Existe um modo de “terminar” o jogo. Délpyal é uma jogo completo e uma campanha por si só.

3. Que comportamentos seu jogo recompensa?

A proatividade, engenhosidade, criação de minúcias interessantes e inventividade. O jogo trabalha com o recebimento de boa ou má sorte, fazendo com que nunca se tenha certeza das suas ações. O mesmo deve-se ao sistema de derrubada de um pilar ou à morte de um personagem… ambos os processos dependem de uma rolagem de dado que irá ampliar o sendo de drama e tensão.

Para os infelizes da terra há uma chance que nunca morre, até a noite mais escura vai acabar e o sol nascerá, viveremos novamente em liberdade no jardim do senhor, vamos andar atrás da relha, vamos por a espada de lado a corrente será quebrada e todos os homens terão sua recompensa, você se unirá a nossa cruzada? quem for forte ficará comigo em algum lugar além da barricada existe um mundo que anseia ver. Ouve as pessoas cantando? ouve os tambores ao longe? este é o futuro que traremos quando o amanhã chegar o amanhã chegará.
Os Miseráveis, Victor Hugo

Em Déloyal o grupo é que irá criar as por menores da guerra. Existem 5 perguntas centrais que serão respondidas para então criar a Ficha de Campanha, àquilo que norteará todo o andamento da história:

Por que eles quiseram invadir?

Defina com seu grupo quais são os objetivos dos invasores. Quais condições ou decisões os fizeram invadir. O fizeram por livre vontade? Foram obrigados por força maior? Tudo faz parte de um grande plano? Estava fugindo de algo? Não possuem motivo evidente para estrangeiros?

Como eles invadiram?

Defina com seu grupo como eles o fizeram. Como foi que conseguiram tal fato, pense de modo macro e de modo micro. Eles fizeram rapidamente? Houve guerra? o povo foi pego de surpresa? Foi anunciado o processo de invasão? Aqueles que se renderam tiveram benefícios?

Quem ajudou na invasão?

É quase impossível imaginar que eles conseguiriam fazer tudo isso sozinhos. Eles foram ajudados pelos governantes de Déloyal? Houve corrupção interna? Alguém se vendeu, por dinheiro, por fama, pelo que?

Expanda suas ideias…

Qual é o grande plano?

Depois de uma ação opressiva e invasora de tal porte, é bem possível que exista um objetivo maior, algo por trás das cortinas, algo dos bastidores, uma meta central que faz todos os meios serem justificáveis. Eles planejam exterminar a raça humana? Ferver o oceano? Aquecer o sol? Escravizar as raças inferiores?

Qual o estado das coisas?

A forma como dominaram ditará como as coisas estão funcionando. Como estão os hospitais? E os serviços básicos? Todos os governantes foram substituídos? E as escolas? O comércio foi paralisado? Todos são vigiados o tempo inteiro? E os limites da cidades, são fechados?

Após responderem essas perguntas, você terão criado uma nova linha temporal para seu jogo. Com todas essas informações, ficará muito fácil seguir com o jogo…