AZUL TIFFANY — A EXCLUSIVIDADE E PRECIOSIDADE DE UMA COR.

Eduarda Zandonai
D-colors
Published in
4 min readNov 27, 2019

A teoria das cores estuda a influência de cada cor no comportamento do usuário por meio das sensações que desperta e é um processo importantíssimo ao criar uma interface. A escolha da cor pode influenciar diretamente no sucesso do projeto, e a Tiffany&Co é o exemplo perfeito disso.

A TIFFANY&CO -

A MARCA QUE DÁ O NOME Á UMA DAS CORES MAIS COBIÇADAS DO MUNDO.

Não é a toa que quando pensamos em jóias e bijoux a joalheria americana nos venha à cabeça. A Tiffany&Co, junto com seus 180 anos de história, é um ícone para os amantes da moda e do luxo.

Em 1937, Charles Lewis Tiffany, um comerciante de diamantes, resolveu se estabelecer em Nova York e abriu sua própria loja na Broadway. Devido à qualidade dos diamantes, logo a loja se tornou queridinha da alta sociedade, porém foi em 1845 que a loja ganhou visibilidade.

Neste ano, Charles escolheu a cor azul turquesa para estrear seu catálogo anual, apresentando seus artigos de luxo. Não se sabe ao certo o porquê de sua preferência por cor ter sido esta, mas acredita-se que pela popularidade de jóias na cor turquesa na época.

De qualquer forma, a cor logo foi associada à marca e ganhou seu status de luxo e sofisticação, e transformou até mesmo uma simples embalagem em item de desejo — a Tiffany Blue Box. Em 1906, o jornal New York Sun publicou: “A Tiffany tem uma coisa em estoque que não pode ser comprada por nenhum dinheiro do mundo, apenas dada a você. E essa coisa é a sua caixa.”, comprovando o sucesso e desejo que a marca causava desde a época, e continua até hoje.

A marca queridinha também foi parar nas telonas, tendo destaque na comédia romântica Breakfast at Tiffany’s (Bonequinha de Luxo), de 1961, estrelado por Audrey Hepburn e dando ainda mais visibilidade à marca.

AZUL DESEJO -

TODA A EXCLUSIVIDADE DO AZUL TIFFANY.

Em 2001, devido ao sucesso crescente da marca e da cor se tornar cada vez mais um ícone, a Tiffany&Co, em parceria com a Pantone, criou o “Azul 1837”, que recebeu esse nome em homenagem ao ano de inauguração da primeira loja da marca. Porém a grife, em busca de total exclusividade, não permitiu que a cor fosse impressa nos catálogos e nem disponibilizada para venda. A sua fórmula de produção e mistura de pigmentos também não é revelada.

O documentário “Crazy About Tiffany’s”, de 2016, conta um pouco mais sobre a história da marca e, em parceria com a Pantone, o processo de pesquisa do matiz exclusivo.

MAS O QUE É O AZUL TIFFANY? -

A VERDADE POR TRÁS DA COR.

O Azul Tiffany nada mais é que o azul turquesa. É uma cor terciária, entre o ciano e o verde, e leva este nome por causa do mineral de mesmo nome, este, por sua vez, tem origem francesa e deriva da palavra “turquoise”, ou seja “oriundo da Turquia”.

A medicina holística vê no azul turquesa propriedades benéficas, servindo de calmante em casos de ataques de pânico, além de amenizar o cansaço e estresse mental. Outros estudioso também citam o azul turquesa como uma cor que faz uma renovação das forças, anima o estado de espírito e ajuda na comunicação, sensitividade e criatividade, sendo uma excelente proposta de cor para o design de ambientes. Suas palavras-chave seriam: conhecimento, integridade, poder, seriedade, generosidade, saúde, cura, frescor, limpeza, espírito, pensamento, lealdade, fidelidade, personalidade, sutileza, ideal, sonho e bem-estar.

CONCLUSÃO -

A COR TEVE INFLUÊNCIA NO SUCESSO DE UMA DAS MARCAS MAIS QUERIDINHAS DO MUNDO?

A resposta é sim! Como vimos anteriormente, a Tiffany&Co ficou ainda mais conhecida quando Charles Lewis Tiffany, o criador da marca, utilizou a cor azul turquesa para estrear seu catálogo anual, a qual se tornou um ícone da marca e fez com que uma simples embalagem se tornasse um objeto de desejo devido à sua cor. O azul turquesa tem como suas principais características transmitir sentimentos bons, e entre eles, a personalidade, algo que a marca possui de sobra. Então podemos concluir que, mesmo sem saber ao certo o motivo de Tiffany ter escolhido esta cor para o seu catálogo, sua escolha foi certeira e criou um dos maiores ícones da cor no design de produto que possuímos até hoje.

--

--