Blurryface: sobre música e criatividade

Nadya L.
D-colors
Published in
8 min readNov 18, 2019

--

Você já parou pra pensar profundamente no significado daquilo que o seu músico preferido produz? Não somente falando das letras das músicas, mas também de videoclipes, do encarte dos álbuns e até as cores inseridas em todo esse contexto. Tudo isso pode ter um significado bastante importante que, muitas vezes, podemos deixar passar despercebido se apenas ouvimos o artista de forma passiva.

Twenty One Pilots, duo americano que surgiu na cidade de Columbus, Ohio, em 2009, lançou em 2015 o álbum que marcou o início de seu sucesso, o Blurryface. Esse álbum marca a evolução, não somente musical, mas criativa da banda.

Toda a arte feita para o álbum Blurryface ficou a cargo do designer gráfico Brandon Rike.

Design e processo criativo do álbum:

Foi uma criação de arte grande e profunda para o segundo álbum do Twenty One Pilots. Uma representação global da banda e como eles são percebidos.

Tyler Joseph, cantor e compositor da banda, apresentou o personagem para Brandon durante o almoço. Explicou os elementos que eles odeiam e a batalha contra essas características. Para dar clareza a essa luta interna, deu o nome a esses atributos negativos, como “Blurryface”. Assim, poderiam tentar definir a luta e ver a batalha que estão enfrentando.

Porém, Blurryface não é somente preto e branco, há mais camadas para ele do que as descritas. Ele pode ser representado como triste, irritado, mau, ou ilusório. Ele tem uma tendência para atraí-lo, mas apenas para te colocar para baixo. Tyler mencionou uma visão de seu rosto mutilado, e todo o temor associado com o inimigo evasivo. Há algo vago sobre ele, e algo que não pode ser completamente descrito. Não importa qual é sua interpretação de Blurryface, é seguro dizer que ele permanece a ser algo que nós tentamos esconder, e não mostrar para o mundo exterior.

A história é preto e branco, mas com o vermelho, temos a cor da paixão, da violência e da raiva.

Twenty One Pilots, tem a tendência de proporcionar aos seus ouvintes dinâmicas fortes dentro das próprias músicas e em todo o álbum como um todo. O álbum é como uma jornada que dá uma experiência nova após a outra, ao longo de quatorze canções cuidadosamente trabalhadas.

Após recolher informações, Brandon, selecionou 3 elementos-chave que ajudaram a marcar o ciclo do álbum Blurryface:

1° Encontrar uma maneira de representá-lo de uma forma obscura, mas potente.

2° Criar elementos visuais que se assemelham às músicas.

3° Dar aos fãs novas jornadas de descoberta, cavando fundo em todos os elementos do álbum.

A partir disso, suas ideias vieram. No início, ele teve a obsessão pela ideia de uma coleção de padrões. Do ponto de vista da merchandising, os padrões seriam bons para um elemento utilizável em peças de vestuário, assim, ele pensou uma maneira de fazer algo versátil, em que cada visual serviria para outras aplicações e também pelo fato dos padrões, de certo modo, transmitirem uma vibração ou emoção global.

Brandon Rike

Assim, começou uma busca profunda sobre compilar padrões que iriam transmitir com precisão o sentimento presente em cada música. Os padrões preto e branco seriam mais portáteis do que os coloridos. Além disso, os quatorze padrões representam visualmente a diversidade do álbum como um todo. Se um padrão representa uma música, então toda a coleção representaria o álbum completo.

Cada decisão contêm um significado por trás, havendo um método sobre tudo. Há tantas camadas para esta banda, a partir das letras, para as complicações de gênero, para as personalidades dos dois membros. Assim, era apropriado que a marca também tivesse múltiplas camadas.

Brandon Rike

O seu objetivo era criar algo que tivesse múltiplos níveis com um significado, como se fosse uma carta de amor aos fãs da banda.

Primeiro, dar aos fãs um logotipo. Frequentemente, os fãs utilizavam em seus perfis nas redes sociais um símbolo simples. A partir disso, pensaram em dar o logotipo aos fãs: uma barra vertical, um traço e uma barra. Apresentando o novo símbolo do Twenty One Pilots: |-/. Assim, os fãs teriam a capacidade de criar o logotipo da banda favorita.

Bandon Rike

O segundo passo, era estabelecer a nova logo, sendo mais representativo do tom do álbum. Trocando a antiga logo, por um com uma letra toda em caps, fina e que incorporasse o “O” cruzado (Ø), que remete ao usado nas redes sociais pelos fãs. Ficando assim a logo:

Brandon Rike

O resultado do encarte do álbum foi o seguinte:

Brandon Rike
Brandon Rike
Brandon Rike

Predominância de uma única paleta de cores em todos os aspectos da banda:

É de conhecimento do público que Josh sofre com ansiedade e Tyler com depressão e, como visto anteriormente, eles sempre usam as cores principalmente nos aspectos físicos dos álbuns para falar com as pessoas e representar os medos, angústias e inseguranças. Eles levam isso para o palco durante os shows nas roupas que usam, nos videoclipes, entre outros aspectos da banda.

  • Blurryface: O personagem é representado por Tyler, ele pinta o pescoço e as mãos de preto para representar como todas as inseguranças e angústias que o personagem representa atingem seu trabalho, as mãos, pois com elas ele escreve as músicas e toca os instrumentos, e o pescoço, para representar sua voz.
  • Shows e figurino: Tyler, por exemplo, para representar as cores predominantes em todo o conceito do álbum usa: touca vermelha ou preta, meia vermelha e sapato preto, mãos e pescoços pintados de preto para representar o Blurryface e roupas dentro da paleta de cores.
Photo by Brad Heaton
Photo by Brad Heaton
Photo by Brad Heaton
peetphoto.co.uk
Photo by Brad Heaton
  • Videoclipes: Além dos shows, todo o conceito do álbum reflete nos videoclipes também, como se a banda estivesse nos contando uma narrativa.
Stressed Out — Fueled By Ramen — Direção de ReelBearMedia
Fairly Local — Fueled By Ramen — Direção de ReelBearMedia
Lane Boy — Fueled By Ramen —Direção de ReelBearMedia

Transmedia Branding:

Transmedia Storytelling” é o processo em que se usa diversas plataformas digitais para se contar uma única história. Branding” são as estratégias que você usa para criar uma imagem de certos produtos ou negócios que são vistos pelo público. Isso envolve tudo desde logos, imagens, até cores.

Transmedia branding” seria a junção desses dois.

Cada álbum de Twenty One Pilots possui uma paleta de cores particular e essa paleta reflete em todos os aspectos visuais da banda, como: figurino, videoclipes, shows, merchandising, entre outros.

Além disso, a banda também cria um tipo de narrativa que gira em torno de todos os álbuns. Desde enigmas escondidos nos clipes e nas letras, até códigos que eles compartilham em redes sociais, tudo isso se complementa e cria uma enorme narrativa, como foi apresentado no último álbum Trench, lançado em 2018.

Produtos:

Os produtos vendidos na loja da banda estão correlacionados com os álbuns feitos pelos mesmos, podendo variar desde o vinil até roupas e acessórios. No álbum Blurryface, lançado em 2015, é onde surge o personagem Blurryface, que representa todas as inseguranças e medos de Tyler (cantor) e Josh (baterista). Em “Stressed Out” ocorre sua primeira aparição e ele usa um gorro e uma mochila vermelha (dois produtos encontrados na loja) e o uso do preto também é bem notável o que, juntando essas duas cores, pode significar ódio e raiva. Nesse álbum há várias menções sobre noite, solidão e escuridão.

Twenty One Pilots Store
Twenty One Pilots Store
Twenty One Pilots Store

Outro exemplo é o álbum Trench (2018),que é uma extensão de Blurryface. Conta uma história de ansiedade e limites impostos. Tudo se passa em DEMA, um lugar onde Clancy (outro personagem de Tyler) se vê aprisionado sob controle de suas inseguranças. Os assim “vilões” da história usam a mesma paleta de cores de Blurryface, enquanto Tyler utiliza o amarelo que pode significar otimismo (nesse contexto esperança), recreação e entendimento de si próprio. Ele procura fugir dessa prisão e segundo o conto, os bispos (carcereiros) não enxergam a cor amarela, sendo assim utilizada como forma de proteção também. Por isso todos os produtos são amarelos.

Para assim derrotar seus inimigos, Clancy precisa se juntar ao exército de “Banditos” o que ocorre na última música do álbum. O personagem grita libertação e a construção de adrenalina,a faixa “Bandito” é a grande prova disso e que por sinal, também é um produto vendido.

Twenty One Pilots Store
Twenty One Pilots Store
Twenty One Pilots Store

E então? O que achou? Já conhecia o processo criativo da banda? É realmente algo incrível o que esses dois artistas fazem, todo esse cuidado para representar algo muito além do que uma simples música, que uma simples identidade e além disso, todo o carinho com o seu público. Até a paleta de cores escolhida tem um significado especial, bem como as figuras, formas e gestos. A nossa percepção desses mínimos detalhes transforma todo o conteúdo em algo muito mais que incrível, é fascinante como nos faz pensar e nos reconhecermos nas narrativas. Aposto que de agora em diante você irá se intrigar a cada detalhe de suas bandas favoritas, não?

--

--