Cápsulas que despertam sensações

Victor Pedri Trevisol
D-colors
Published in
4 min readNov 26, 2019

As cápsulas de café Nespresso vem conquistando espaço no mercado e entrando no gosto dos consumidores. É muito comum observar uma máquina de café em cápsulas em escritórios, salas de espera etc. Além disso, combinam com praticamente qualquer cozinha, já que a famosa pausa para o cafezinho é um hábito muito espontâneo e as cápsulas são uma solução elegante, rápida e prática para os amantes de uma boa xícara de café.

De uma forma geral, as cápsulas em si apresentam uma forma simples porém muito elegante. No caso da Nespresso, o acabamento do produto é em alumínio biodegradável e seu acabamento metálico dá um toque sofisticado ao design minimalista das cápsulas, as cores externas são fortes e tem relação com características específicas de cada sabor de café, onde alguns são mais intensos e outros mais equilibrados e suaves.

Kazaar, azul escuro: intensidade 12

O Kazaar é um dos cafés mais intensos da coleção, apresenta sabor marcante e licoroso, a cor de sua cápsula é um azul escuro lembrando as partes mais escuras do oceano, o que remete ao seu sabor único. Assim, o consumidor, espera sentir uma experiência marcante, pois a cor já indica que o café apresenta características fortes.

https://www.nespresso.com/br/pt/order/capsules/capsulas-cafe-intenso-comprar-kazaar-intensidade-12

Ristretto, preto: intensidade 10

Apesar de possuir intensidade inferior ao Kazaar, o Ristretto é um café para aqueles que gostam de um sabor forte. Por ser um café muito encorpado e poderoso nada mais conveniente que a cor preta, pois passa a ideia de profundidade. Este blend possui ainda uma sutil presença de notas aromáticas frutadas, devido ao seu processo de torra, o que o torna um café poderoso e misterioso, características também realçadas pelo preto, direcionado para paladares exigentes.

https://www.nespresso.com/br/pt/order/capsules/capsulas-cafe-intenso-comprar-ristretto-intensidade-10

Roma, marrom esmaecido:intensidade 8

Roma é um café mais balanceado que os anteriores, não tão intenso porém não menos complexo. Aqui a cor marrom desbotada transmite uma certa neutralidade que representa bem a característica mais balanceada desse blend, pois Roma possui também notas amadeiradas que tornam este café único e delicado, ideal para apreciadores que não abrem mão de um café saboroso porém sem muitos exageros, a cor expressa seriedade e sobriedade

https://www.nespresso.com/br/pt/order/capsules/capsulas-cafe-intenso-comprar-roma-intensidade-8

Livanto, laranja intenso: intensidade 6

Este é talvez um dos cafés mais equilibrados de toda a linha Nespresso, de torra média, tem notas de caramelo e cereais, sua cor vibrante combina com seu sabor instigante e saboroso, já que o laranja dessa cápsula lembra um pôr do sol ou as brasas de uma chama intensa, essa cor transmite energia e alegria e é perfeita para sugerir a degustação de um café diferenciado.

https://www.nespresso.com/br/pt/order/capsules/capsulas-cafe-espresso-comprar-livanto-intensidade-6

Voluto, amarelo claro: intensidade 4

Entrando no campo dos cafés mais suaves temos o Voluto, este café adocicado e leve para paladares mais sutis. É uma experiência encantadora pois apresenta uma deliciosa acidez frutada e notas açucaradas de biscoito doce. Nenhuma cor se encaixa melhor à essas características do que esse tom de amarelo claro, quase um dourado, pois a cor transmite alegria e enche os olhos, evocando tardes ensolaradas e quentes.

https://www.nespresso.com/br/pt/order/capsules/capsulas-cafe-espresso-comprar-volluto-intensidade-4

Conclusão:

É evidente que as cores influenciam bastante na degustação dos alimentos pois nossa experiência se inicia visualmente. Quando fazemos um julgamento inconsciente daquilo que se apresenta para nós, entra no campo do olfato com as notas aromáticas e só então chega aos nossos paladares que confirmam a expectativa daquilo que já foi apreendido por nossos outros sentidos. Por este motivo a cor nos alimentos é tão importante, não só a cor do alimento em si mas também nas embalagens. No caso da Nespresso, é possível perceber que as cores variam de acordo com a intensidade e características gerais do café, tais como corpo, acidez e qualidades provenientes da torra, que configuram o aspecto aromático. Assim, cada cor busca realçar determinada característica de cada um dos cafezinhos, e tem para todos os gostos, desde paladares mais rigorosos, que apreciam um café forte até os mais delicados que buscam por uma experiência sutil e saborosa.

Autores: Jefferson Willian Souza, Victor Pedri Trevisol e Maximilliano de Lazari

--

--