D3 e MRV mudaram a forma de vender imóveis no Brasil

Jandira Ribeiro
D3_Company
Published in
4 min readJun 8, 2020
Foto Bernardo Silva.

Uma empresa que é especialista em tecnologia e apaixonada por design. Outra que é a maior construtora da América Latina, buscando transformação digital. Juntas, criaram uma plataforma de vendas de imóveis self service, totalmente online.

O produto é resultado da missão da D3 e da MRV de simplificar drasticamente a conquista da casa própria. E a missão vem atender ao sonho da maioria dos brasileiros: segundo pesquisa da startup MindMiners, 52% dos entrevistados têm a aquisição de um imóvel como a maior prioridade em suas vidas, enquanto que 28% a consideram como a segunda maior.

Com este desafio em mente, D3 e MRV uniram esforços para tornar a jornada de compra de um imóvel mais fácil, empática, eficiente e transparente.

Mesa D3 e MRV

O projeto surgiu como resultado de uma Mesa realizada no início de 2019.

Foram 5 dias intensos de trabalho, 16 profissionais e 5 speakers, dentre eles os executivos da MRV Eduardo Barretto, vice-presidente comercial da MRV; Junia Galvão, Diretora Executiva; e Reinaldo Sima, Diretor de Tecnologia e Transformação Digital.

Foto Bernardo Silva. Instagram: @bbbbbbbbbbbbbernardo

Em cinco dias, foram criadas soluções para a ruptura total do modelo comercial da construtora. Um protótipo de plataforma de venda 100% digital foi idealizado. Mas o desafio estava apenas começando.

Obstáculos para a realização de um sonho

Na jornada rumo à conquista da casa própria, são muitos os desafios. Encontrar o lar ideal em termos de preço, tamanho e localização é uma tarefa árdua. Quando todas essas variáveis enfim se alinham, começam outros problemas: excesso de documentos solicitados, demora na aprovação de crédito, atrasos na assinatura do contrato. Burocracia demais, informação de menos.

Os problemas financeiros podem ser ainda mais desanimadores. Vão desde a impossibilidade de negociação das parcelas (para propostas mais personalizadas), à falta de transparência quanto aos valores a serem pagos. Não é rara a inclusão inesperada de taxas, impostos e valores residuais diversos. Para 70% dos brasileiros, existe o receio de não conseguir quitar um financiamento da casa própria por causa do comprometimento da renda com parcelas altas.

Loja MRV

Para eliminar as barreiras e vencer a falta de transparência, a plataforma desenvolvida pela D3 junto à construtora — chamada de Loja MRV — leva o cliente pela mão, acompanhando-o por todo o processo.

Escolha do imóvel e valores transparentes

Nos preocupamos em criar uma experiência que facilitasse a escolha do imóvel, provendo todas as informações necessárias para a tomada de decisão da forma mais transparente possível.

O usuário pode consultar os dados e características do imóvel para guiar sua escolha, bem como simular o valor e condições de compra de uma forma rápida e clara, onde todos os componentes relativos ao custo são listados.

Negociação, crédito e contrato com o mínimo de burocracia

Passando pela fase em que o usuário realmente entende que consegue pagar pelo imóvel desejado, ele é convidado a fazer upload de uma lista personalizada de documentos.

Ela é criada de forma a garantir que não haja solicitação desnecessária ou ao contrário, que faltem documentos a serem pedidos posteriormente, atrasando a compra. Na plataforma, a exigência de até 26 documentos pedidos numa venda tradicional foi reduzida para entre 7 a, no máximo, 13 documentos.

A análise de crédito é realizada em poucos minutos, uma outra inovação do produto. E a proposta apresentada posteriormente não é a definitiva: o cliente pode negociá-la, alterando ele próprio alguns valores e personalizando sua compra.

A assinatura do contrato com a MRV também ocorre digitalmente, nos libertando da opressão de páginas e páginas impressas e locais físicos de armazenamento de documentos.

Rumo à expansão

Em pouco tempo e com poucos passos, acontece um processo que tradicionalmente poderia se arrastar de forma burocrática, confusa e demorada.

O produto teve lançamento em Belo Horizonte, mas o objetivo é de que seja incrementado e estendido para todo o país.

Um exemplo de como a tecnologia pode auxiliar pessoas na conquistas de seus sonhos, a plataforma é o tipo de produto que motiva a D3, uma empresa que tem como um dos seus objetivos a destruição do que é obsoleto, para a construção do que é relevante.

--

--