Fiat Safe Key

A chave de carro reinventada pela D3 é muito mais que uma chave.

A ideia da Fiat Safe Key veio da vontade da Isobar Brasil de ir além de uma campanha de conscientização no trânsito. Ela queria criar um produto real, funcional e que mudasse os hábitos dos motoristas. Daí nasceu esse super projeto de hardware para a D3: Uma chave de carro com bafômetro integrado, que só funciona quando o motorista comprova não ter consumido álcool.

Reinventar um objeto que todos motoristas conhecem e manuseiam diariamente é um desafio imenso: existe uma expectativa do que é uma chave, do tamanho, formato e de como ela deve funcionar. Fizemos diversos testes de material, formas e métodos de produção, imprimimos protótipos 3D em resina plástica, borracha e plástico até chegar na mistura final de alumínio e metal ferroso da versão final, produzida com usinagem de precisão.

Por fora a Safe Key parece uma chave comum cheia de estilo — mas é por dentro que acontece todo o processo que faz esse projeto especial. Para a chave funcionar, o motorista precisa assoprar no sensor externo, o que ativa o sensor de álcool dentro da chave. O sensor reage mudando de temperatura de acordo com a quantidade de moléculas de álcool presentes no sopro do motorista e é com base na análise desse dado que a chave libera o uso ou não, tudo em apenas um segundo.

Outra solução interessante do projeto é a auto-esterilização do sensor depois de uma leitura positiva. O sensor se aquece até eliminar todas as moléculas de álcool que possam ter permanecido nele, garantindo uma longa vida útil e a precisão de todas as leituras posteriores.

Um grande desafio foi conseguir juntar todos esses componentes dentro de uma estrutura de tamanho de uma chave de carro como qualquer outra. Para isso, desenhamos e produzimos toda a placa e seus componentes pensando em obter o menor tamanho possível e também o menor consumo de energia, o que garante à Safe Key o tamanho de uma chave de carro normal e vida útil de mais de um ano.

Conheça um pouco mais do processo de criação da Fiat Safe Key, que foi shortlist de inovação em Cannes 2015, no site do projeto.