A inclusão do veganismo e vegetarianismo em restaurantes

Gabriela Maraccini
Da Massa
Published in
4 min readAug 31, 2018
hamburguer vegano/foto: google

Por: Carlos Eduardo, Gabriela Maraccini, Julia Rohrer e Juliani Souza

A inclusão do veganismo e vegetarianismo nos restaurantes vem, com o passar dos anos, ganhando uma certa notoriedade. Isso pode ser atribuído ao forte avanço das redes sociais que ajudaram a disseminar a ideia do que representa cada um, fazendo com que assim, mais pessoas conhecessem tal movimento e adquirissem essa forma de vida.

Diversas vezes acaba não sendo do conhecimento do grande público que em muitos estabelecimentos existe a opção da culinária vegana. Diante de uma pesquisa realizada com diversos leitores foi possível observar que as opções vegetarianas são vastas, enquanto as veganas acabam sendo mais restritas.

Uma lei criada em Portugal estabelece que há a necessidade dos refeitórios e cantinas públicos oferecerem opções veganas para seus clientes. A lei assume a necessidade de garantir uma refeição balanceada e regrada de nutrientes, para assim, disponibilizar uma refeição saudável. Os estabelecimentos possuem 6 meses para poderem adaptar seus cardápios atendendo a demanda alimentícia por parte dos veganos. No Brasil há um projeto de lei que diz que ¼, ou seja, 25% das opções oferecidas nos restaurantes precisam corresponder as demandas dos veganos.

Apesar de estar estabelecido na lei a obrigatoriedade da existência de opção vegetariana nas ementas das cantinas e refeitórios públicos, ainda há muitos vegetarianos e veganos que sentem dificuldade de achar um restaurante que contenha em seu cardápio opções sem origem animal. Uma pesquisa realizada por nossa equipe revela que a inclusão dos pratos veganos não é tão satisfatória quanto deveria. Veja alguns dados abaixo:

· 88,9% dos veganos entrevistados* não consideram que a inclusão de pratos veganos nos restaurantes é ampla (se há variedade de opções no cardápio), enquanto 67,9% dos vegetarianos** têm a mesma opinião;

veganos
vegetarianos

· 91,7% dos veganos não consideram que há um grande número de restaurantes que incluem opções veganas em seus cardápios; em contrapartida, 50,9% dos vegetarianos pensam o contrário.

veganos
vegetarianos

· 70,3% dos veganos sentem dificuldade de escolher um restaurante para comer quando saem com alguém não-vegano; 45,3% dos vegetarianos sentem essa mesma dificuldade.

veganos
vegetarianos

· 62,9% dos veganos já deixaram se sair com os amigos/comer fora de casa por achar que não haveria opções veganas nos restaurantes escolhidos; apenas 35,8% dos vegetarianos já passaram por essa situação.

veganos
vegetarianos

· 74,3% dos veganos e vegetarianos juntos não acham justo o preço dos pratos veganos/vegetarianos nos restaurantes, que normalmente são mais caros que os pratos com origem animal.

ambos

Pelos gráficos, podemos perceber que quem segue a dieta vegana sente mais a carência da inserção de pratos constituídos de alimentos veganos. Isso acontece porque muitos restaurantes têm em seus cardápios opções sem carne, acessíveis aos vegetarianos, mas que não tomam o cuidado de não incluir ingredientes sem origem animal. Por exemplo: uma lasanha de quatro queijos ou uma couve-flor gratinada, que podem aparecer em um cardápio mesmo sem o restaurante indicar que é vegetariano, não apresenta carne em sua receita, mas há o queijo, alimento cuja base é o leite.

“A maioria dos restaurantes têm pratos vegetarianos mesmo sem pensar nos vegetarianos”, argumenta Amanda Gatti, vegetariana há 5 anos e uma das pessoas entrevistadas durante a pesquisa. “Então há muitos restaurantes com opções vegetarianas sim. Agora, para ter opção vegana é necessário pensar nos veganos, aí é outra história”.

Também perguntamos a eles qual o restaurante preferido para frequentar considerando a inclusão que eles realizam em seus cardápios. Muitos responderam que preferem restaurantes self-service que contenham opções. Franquias como o Burger King, Si Señor, America e Domino’s também foram citadas. Por outro lado, há quem prefere restaurantes especializados em comida vegana: “Para mim, se o restaurante tiver opções variadas sem carne, não tenho problema em frequentá-lo. Porém gosto de investir meu dinheiro em restaurantes totalmente vegetarianos ou veganos, visando incentivar essa culinária mais ainda” — afirma uma das pessoas entrevistadas (sua identidade foi preservada durante a pesquisa).

Outros restaurantes citados: Alcachofra, Banana Verde, Cachoeira Tropical, Futuro Refeitório, Raízes Zen, Quincho Cozinha e Coquetelaria, Vila das Rosas, Ser-afim, Gopala, Ambrósio, Apfel, Prime Dog, Free Soul Food e Dboa Latino.

*37 veganos responderam à pesquisa no total;

**53 vegetarianos responderam à pesquisa no total;

--

--

Gabriela Maraccini
Da Massa
Writer for

Jornalista, 22 anos, apaixonada por escrita e na tentativa de colocar sentimentos em palavras.