Brechó dentro da PUC-SP oferece estilo e conforto por preços acessíveis

Ana Victoria Salerno
Da Massa
Published in
3 min readSep 21, 2018

Por Ana Salerno e Camila Naomi

Encontrar em uma loja variados tipos de camisas, calças, estampas, acessórios e tudo com um preço muito acessível. Quem não gostaria? É exatamente essa a ideia dos brechós, que estão cada vez mais populares pelas ruas e orçamento dos brasileiros.

Na versão de brechós de alta costura, os quais vendem vestimentas e acessórios de grandes marcas por segunda mão, os preços continuam bem elevados. Mas se procurados com cautela, os brechós oferecem uma categoria de roupas que fogem do estilo tradicional, com um estilo office alternativo que está cada vez mais em alta.

Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, dentro do Centro Acadêmico dos cursos de Ciências Sociais e História — conhecido como CACS — é possível encontrar um brechó universitário. Na pequena sala, logo na entrada está uma arara de roupas com diversas tonalidades de cores de camisas, jaquetas, suéteres, cacháreis. As camisas despojadas preparam a clientela tanto para o trabalho quanto para o happy hour. É possível encontrar estampas coloridas, floridas e vibrantes, em um estilo havaiano cool, além de jaquetas de jeans, bomber jackets, parkas, capas de chuva. Ao lado, uma prateleira cheia de acessórios vintages, que lembram um brechó dos anos 90. Com cintos de faixa de bolinhas, de couro com fivelas ponteiras estilo cowboy e fivelas duplicadas que voltaram a ser tendência.

camisas estampadas disponíveis no brechó do CACS

“a gente quer ser mais ousado, jogar muita pedra, muita textura, muita ousadia!”

A responsável pelo brechó é a Nataly Silveira, de 24 anos. Além de tocar a tabacaria Molotov, que é fixa no CACS, ela e mais três amigas gerenciam o brechó que começou no ano passado. As peças do brechó são, em sua maioria, roupas das próprias meninas, mas elas também recebem algumas peças de repasse de amigos. Elas fazem uma cuidadosa seleção, observando o estado de conservação das peças e se elas também condizem com o estilo que as meninas propõem, um vintage universitário que casa perfeitamente com o ambiente retrô do centro acadêmico.

A jovem empreendedora Nataly nos contou que gosta muito de trabalhar com o brechó e pretende expandir seu negócio. “a gente quer ser mais ousado, jogar muita pedra, muita textura, muita ousadia!”. É possível encontrar fotografias de algumas peças do brechó no Instagram @brechovo_ , no qual uma das jovens que iniciou o projeto, Letícia, monta diversas combinações misturando texturas, ousando nas cores — misturando-as ou investindo em um look monocromático — e sobreposições de peças. E ainda: as meninas estão com um projeto de disponibilizar uma arara para os próprios alunos deixem suas peças param serem vendidas.

Instagram: @brechovo_
calças e bermudas femininas e masculinas

As jovens realmente entendem da trendy old-school. Quando se direciona para a outra prateleira se encontra diversos estilos de calças. As flares: xadrezes, nas cores pastéis, com estampas gráficas e florais. E as famosas calças jeans boca larga de cintura alta — as quais não poderiam faltar em um brechó old-fashioned.

Um toque de bom gosto, estilo alternativo e um preço em conta, o Centro Acadêmico, conhecido como CACS, oferece não somente para os estudantes da Universidade, como para qualquer um que se interesse em ir às compras sem gastar muito e completar seu guarda-roupa com um gostinho nostálgico. As peças não costumam ultrapassar o valor de 60 reais e em sua maioria se encontram em bom estado — algo que, muitas vezes, falta em brechós mais em conta.

--

--