Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Gabriela Maraccini
Da Massa
Published in
2 min readSep 26, 2018

Por: Juliani Souza, Carlos Eduardo, Gabriela Maraccini e Julia Rohrer

Capa do documentário/Foto: Divulgação

O Documentário Cowspiracy expõe o descaso dos grandes grupos ambientalistas em relação a dizimação de recursos naturais do planeta causada pela agropecuária intensiva.

Lançado em 2014, fruto de um ano de trabalho do cineasta Kip Andersen, é mencionado como um exemplo de financiamento coletivo muito bem sucedido (1.449 contribuidores doaram 117 mil dólares) e, tendo conquistado Leonardo DiCaprio como produtor-executivo, estreou no Netflix em 2015, ganhando muita audiência.

Ao longo do documentário, vemos a procura da verdadeira solução para as questões ambientais e caminho para a sustentabilidade, o enorme trabalho de investigação na descoberta da razão pela qual as principais organizações ambientais do mundo como Greenpeace, WWF, Amazon Watch e outras do gênero, têm medo de discutir o tema, rico em entrevistas e dados estatísticos, traz entrevistas com representantes de ONGs e do governo.

O Brasil é citado em grande parte das estatísticas, já que temos o maior rebanho comercial do mundo.

Cowspiracy contém apenas uma cena de abate, diferente de alguns documentários que buscam convencer carnívoros a adotarem ao veganismo com cenas desagradáveis.

Ao terminarmos o documentário concluímos que: Não adianta diminuir o tempo no banho, desligar a torneira enquanto escova os dentes, apagar a luz ao sair de um cômodo, trocar seu carro pela bicicleta, abrir mão de sacolinhas plásticas e canudos, reciclar o lixo e fazer doações para grupos ambientalistas se você continua consumindo produtos de origem animal.

Infográfico/Foto: Divulgação

--

--

Gabriela Maraccini
Da Massa
Writer for

Jornalista, 22 anos, apaixonada por escrita e na tentativa de colocar sentimentos em palavras.