Narguilé: diversão, conforto e segurança

Victor Hugo Serrano
Da Massa
Published in
2 min readAug 28, 2018

Por: Victor Hugo Serrano e Henrique Schirru

Esta editoria tem o intuito de mostrar quais os significados culturais que englobam o conceito de bar. Abordar, de maneira ampla e sem superficialidade, assuntos que retratam a história, a trajetória e curiosidades, os impasses encontrados os costumes de cada estabelecimento, envolvendo seus aspectos culturais.

Com o crescimento do narguilé na Europa e nas Américas, principalmente no Brasil, muitos empreendedores viram no “cachimbo de água” uma forma de ganhar dinheiro com a diversão e descontração do público. Atualmente, na capital de São Paulo é possível encontrar centenas de estabelecimentos de fumo de narguilé, chamados de tabacarias, onde é possível encontrar todos os acessórios e elementos para fumar narguilé.

O narguilé vira moda entre os jovens (Foto: República do Narga)

Segundo o IBGE, mais de 212 mil pessoas usam o narguilé no Brasil, da qual a maioria dos usuários são os jovens. O que mais os atrai são os diversos sabores das essências, um “mix” de frutas, que fazem os jovens curtirem ainda mais e também o cheiro, considerado bom pelos mesmos, que é causado pela fumaça. Por ser algo que aparenta ser inofensivo, o número de usuários aumenta cada dia mais, além das brincadeiras que são feitas com ao soltar aquela fumaça densa, por exemplo: as argolas.

“O narguilé veio como uma atração numa festa com os amigos ou quando estão reunidos na casa de alguém, pois é algo que chama a atenção de quem nunca viu ou provou”. diz Felipe Ogawa de Oliveira, um dos sócios da tabacaria ​República do Narga.

Segundo Oliveira, há uma ​Lei que proíbe estar no mesmo espaço tabaco e alimentos, até mesmo bebidas, devem ficar em locais separados. Muitas pessoas pensam que tabacaria é algo proibido, por ser visto como um lugar ilegal, mas são lugares que passam por uma burocracia por parte da legislação, é possível usar a segurança do local e do cliente como um exemplo, pois o narguilé se trata de carvão aceso, por isso: saídas de emergência, extintores, placas sinalizadoras, são essenciais para um estabelecimento que oferece narguilé. “A gente sempre prezou o conforto do cliente e qualidade do serviço em si”, afirma Oliveira.

Horário de funcionamento:

Qua e Qui: 18h00 — 1h00

Sex e Sab: 18h00 — 3h00

Dom: 18h — 00h00

--

--