O projeto que quer reverenciar a negritude todos os dias do ano.

João Paulo Maciel da Silva
Da Silva Lifestyle
Published in
2 min readMay 5, 2019
Foto: Matheus Alves

Uma foto por dia em 2019, todas com pessoas pretas. O projeto idealizado por Ester Cruz e mantido junto com Beatriz Andrade, Sheyden Afroíndigena e Matheus Alves, empretece o feed do instagram “ampliando o olhar para o povo preto que é tão plural e significativo”.

Na entrevista abaixo, conversamos com a Ester sobre as inspirações, a importância e representatividade do 365negro.

@dasilva: Primeiro, o que é o 365negro?

Ester Cruz: 365negro é um projeto que inicialmente foi idealizado por mim, porém chamei mais 3 fotógrafos de BSB. Beatriz Andrade, Sheyden Afroindigena e Matheus Alves. Bom, a ideia do projeto nasceu no ano passado numa necessidade de visibilizar a fotografia preta ampliando o olhar pro povo preto que é tão plural e significativo. O nome 365negro surgiu de um outro projeto de um fotógrafo de SP, Fernando Schlaepfer, que deu início no projeto 365nu.

@dasilva: E como vai funcionar o projeto?

Ester Cruz: A funcionalidade do projeto é simplesmente os fotógrafos que estão participando postarem seu olhar de sua perspectiva da forma que ele vêem o negro e se enxergar enquanto o mesmo. É isso. Fotos postadas todos os dias no Instagram até o final do ano. Vai dá certo.

@dasilva: E o que levou vocês a criarem o 365negro?

Ester Cruz: Como eu disse, foi uma necessidade de visibilizar os fotógrafos que não estão no centro que porém tem um lindo trabalho individualmente mas que na junção do projeto vai fortalecer a cena ainda mais.

@dasilva: Qual o significado que o 365negro tem pra vocês?

Ester Cruz: Mais complexo de responder, pois tem os outros (fotógrafos), mas pra mim é uma forma de expressar meus pensamentos, sentimentos e ancestralidade que carrego e que tento compreender e transmitir para todos. O meu olhar de um povo tão diverso e bonito que teve uma história tão sofrida e que ainda sofre, mas que se empoderar e dizer que sim, somos lindos e temos valor. O projeto é isso, o povo negro se ver e se reconhecer.

@dasilva: Qual a inspiração para o projeto?

Ester Cruz: Minha vida e a do meu povo é a inspiração do projeto.

@dasilva: 2019 vai ser um ano difícil, com tudo que tá acontecendo, qual a importância de uma iniciativa como a 365negro nesse momento?

Ester Cruz: Sempre foi difícil pra nós sendo um povo, escravizado e que sofre as consequências da escravidão até os dias atuais então pra mim 2019 vai ser mais um ano de luta e resistência mas com arte, 365 é um projeto forte, significativo, necessário, enfim, é arte, a arte liberta e espero que esse projeto faça um belo serviço e que as pessoas que nos seguem sinta-se bem. É isso!

Confira e siga no instagram: @365negro

--

--

João Paulo Maciel da Silva
Da Silva Lifestyle

Um neguim cheio de querer | Editor da Da Silva Lifestyle | Designer e Comunicador