A prática não te leva a perfeição
Por que a frase original é tão prejudicial e por que você deveria parar de acreditar nela.
Eu sei que não é isso que você está acostumado a ouvir. Normalmente o que nos ensinam direta ou indiretamente é que sim, “a prática leva a perfeição”. Mas deixa eu te contar uma história e vamos refletir juntos se isso faz mesmo sentido.
Estamos ainda no primeiro mês de 2021 e provavelmente você, assim como a maioria das pessoas, aproveitou a transição de um ano para outro para estabelecer novas metas, hábitos e rotinas que te dariam algum benefício no ano novo.
Não importa se o objetivo foi ler mais, procrastinar menos ou até ser mais saudável. A pergunta é:
Você ainda está fazendo o que se comprometeu a fazer?
Se a sua resposta foi sim, parabéns. Mas caso a resposta tenha sido negativa não se preocupe, eu te entendo e sei que isso é muito mais comum do que gostaríamos. Todos nós já nos comprometemos com algo e falhamos com isso em seguida.
O mais saudável nesses casos não é carregar um sentimento de culpa e martírio, mas sim ser maduro para entender primeiro o porquê nos comportamos assim e segundo o que poderíamos fazer para reverter esse cenário.
Por que falhamos com os nossos compromissos e metas?
Bom, sei que essa parece uma pergunta simples e talvez você até tenha uma resposta pra ela. Mas será que é a resposta verdadeira ou simplesmente aquela velha desculpa que você saca sempre que é preciso?
A verdade é que existe um motivo pelo qual muitos de nós desistimos e nem nos damos conta dele que é a Comparação. Eu explico.
Se você usa alguma rede social, seja ela Instagram, Twitter, Linkedin, (alguém ainda usa facebook?), independente de qual seja, toda vez que você tem contato com algum conteúdo você está sendo tentado a se comparar com ele.
Mais uma vez não se culpe, isso é normal de nós seres humanos. A todo momento nossa imaginação cria realidades alternativas com base nos inputs que damos a ela, o perigo está quando essa realidade alternativa compromete a realidade verdadeira.
Na internet geralmente tudo é perfeito. A realidade entretanto…
Muitos vendem uma realidade alternativa na rede social como sendo a sua verdadeira realidade e quando nós meros mortais temos esse choque de realidades, consciente ou inconscientemente comparamos as duas e na maioria das vezes o sentimento não é bom.
Por isso que não acredito que a prática leve a perfeição. Hoje em dia o modelo de perfeição que temos é um modelo muitas vezes falso, criado artificialmente em uma realidade que não existe.
Meu argumento é: Não importa o quanto você tente, o quanto você pratique, na realidade você nunca chegará a perfeição. E é por ignorarmos isso que falhamos com os nossos compromissos e metas. Porque projetamos neles uma realidade inalcançável e utópica.
O que fazer para reverter esse cenário?
Calma, nem tudo está perdido. Existe uma forma de mudar esse cenário e ser muito mais consistente nos seus objetivos e cumprir muito mais as metas do ano novo ou qualquer uma que você queira criar.
Primeiro você precisa parar de acreditar que a prática leva a perfeição, simplesmente porque ela não existe. O que você precisa acreditar, e que pra mim faz muito mais sentido, é:
A prática leva à EVOLUÇÃO.
A partir do momento que mudamos essa forma de pensar criamos um caminho muito mais saudável e que tem infinitamente mais chances de ser bem sucedido.
O fato de ser consistente em algo não vai te proporcionar perfeição mas evolução. Ser consistente vai te fazer progredir e avançar nos seus objetivos. O grande ganho é que pensando na evolução nós deixamos de nos comparar com o futuro e passamos a nos comparar com o passado. Deixa eu ser mais claro.
Quando você projeta uma realidade perfeita onde você lê todos os livros que gostaria, nunca tem problemas com procrastinação ou que é a pessoa mais saudável que você conhece, você passa a se comparar com esse futuro distante e isso te desmotiva.
Entretanto quando você projeta uma realidade de evolução onde você consegue ler por 20 minutos hoje, onde você conseguiu fechar a rede social e voltar pro trabalho ou onde você decidiu ser mais saudável por pegar a escada ao invés do elevador, você passa a se comparar com o passado onde você não fazia nada disso e percebe que agora já deu um passo em direção a um futuro melhor, não perfeito.
Conclusão
Se esse estiver sendo o seu caso faça esse teste. Tente se desapegar de um amanhã distante e se apegue ao seu hoje melhor que ontem. Saiba dar valor as pequenas mudanças que você faz no seu dia. Comemore as pequenas conquistas pois são através delas que você conquista coisas maiores.
Espero sinceramente que este artigo tenha feito sentido pra você e que tenha te ajudado a viver uma vida mais leve e de evolução constante. Se você se sentiu assim por favor deixe um comentário para eu saber que pude te ajudar de alguma forma.
Se quiser entrar em contato e ficar por dentro dos novos conteúdos do blog você pode me achar no meu linkedin e seguir o Dados de Cientista aqui no medium pra receber mais conteúdos sobre desenvolvimento pessoal, carreira e Data Science.
Então é isso, um grande abraço e até a próxima! 😉