Primeiro Projeto em Python

Giovanni Angelo
Dados de Cientista

--

Como apliquei todos os meus conceitos de Python em único projeto.

Começar qualquer novo projeto tem seus desafios. Experimentar algo novo sempre dá aquele frio na barriga, para uns mais e outros menos, mas é inegável que o desconhecido mexe com a gente.

Pois é, é assim que me sinto quando estou estudando #python. Eu já programo em outras linguagens há algum tempo, principalmente SQL, mas a sensação de aprender algo novo é muito bacana e por isso gostaria de compartilhar um pouco dessa experiência com vocês.

Primeiros estudos em Python

Como o melhor lugar para começar é o começo, iniciei meus estudos do básico, aprendendo as características, sintaxe e estrutura da linguagem. Daí aprendi sobre manipulação de variáveis, tipos de dados e estruturas condicionais e de repetição. Caso queira saber onde estou aprendendo esse conteúdo, estou fazendo este curso gratuito da Data Science Academy.

E assim como “beleza não põe mesa”, teoria apenas não constrói nada. Por isso resolvi aceitar o desafio do curso e desenvolver uma Calculadora em Python para praticar e fixar os conhecimentos adquiridos até o momento. Bora ver como foi!

Entendendo o projeto

A primeira coisa era entender o objetivo do projeto. O que a minha calculadora deveria fazer? “Calcular, ora bolas!”. Sim, mas você com certeza já viu diversos tipos de calculadoras diferentes, umas com menos e outras com mais funções. Eu precisava definir o escopo do projeto.

Então o escopo definido foi: “Aplicar os conhecimentos adquiridos desenvolvendo uma calculadora que faça as 4 operações básicas da matemática (Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão) recebendo dois valores e exibindo o resultado em tela”.

Com o escopo definido chegou a hora de botar a mão na massa! Quer dizer, no código!

Primeiras linhas de código

Escolhi o VS Code para escrever o código pois é uma IDE que acho bem prática e simples, apenas por isso. O primeiro passo foi apresentar em tela a primeira parte do programa que apresenta a calculadora e diz como usá-la.

print("=========== CALCULADORA EM PYTHON ===========\n\n")print("Operações disponíveis:")
print("1 - SOMA")
print("2 - SUBTRAÇÃO")
print("3 - MULTIPLICAÇÃO")
print("4 - DIVISÃO")

A partir daí eu precisava perguntar qual era a operação que o usuário gostaria de fazer e quais eram os valores de entrada para calcular o resultado e mostrar na tela. Fiz o seguinte código pra isso:

print("=========== CALCULADORA EM PYTHON ===========\n\n")print("Operações disponíveis:")
print("1 - SOMA")
print("2 - SUBTRAÇÃO")
print("3 - MULTIPLICAÇÃO")
print("4 - DIVISÃO")
operacao = int(input("\n\nDigite o número da operação (1/2/3/4):"))
num1 = int(input("Digite o primeiro número:"))
num2 = int(input("Digite o segundo número:"))
if operacao == 1:
result = num1 + num2
print("\n\nO Resultado da Soma é: " + str(result))
elif operacao == 2:
result = num1 - num2
print("\n\nO Resultado da Substração é: " + str(result))
elif operacao == 3:
result = num1 * num2
print("\n\nO Resultado da Multiplicação é: " + str(result))
elif operacao == 4:
result = num1 / num2
print("\n\nO Resultado da Divisão é: " + str(result))
print("\n\nAté a próxima!")

Armazenei as entradas do usuário nas variáveis e usei o if para verificar qual a operação escolhida e condicionar ao cálculo correto e já printar o resultado em tela.

E voilà! Estava pronta a calculadora. Mas tinha um porém, a parte funcional da calculadora estava feita, mas eu ainda não tinha colocado todo o meu conhecimento em prática. Eu já tinha estudado estruturas de repetição e declaração de funções também. Daí eu pensei: “O que eu posso fazer para melhorar o programa?”

Melhorando o programa

Por isso resolvi incrementar um pouco e adicionar uma verificação se a operação é válida e se a pessoa deseja continuar fazendo operações sem ter que precisar abrir o programa novamente. Então vamos ao código:

print("=========== CALCULADORA EM PYTHON ===========\n\n")print("Operações disponíveis:")
print("1 - SOMA")
print("2 - SUBTRAÇÃO")
print("3 - MULTIPLICAÇÃO")
print("4 - DIVISÃO")
def calcula(operacao, num1, num2):
if operacao == 1:
result = num1 + num2
print("\n\nO Resultado da Soma é: " + str(result))
elif operacao == 2:
result = num1 - num2
print("\n\nO Resultado da Substração é: " + str(result))
elif operacao == 3:
result = num1 * num2
print("\n\nO Resultado da Multiplicação é: " + str(result))
elif operacao == 4:
result = int(num1 / num2)
print("\n\nO Resultado da Divisão é: " + str(result))
continua = 1while continua == 1:
operacao = int(input("\n\nDigite o número da operação (1/2/3/4):"))
if operacao not in (1,2,3,4):
print("Operação inválida")
continue
num1 = int(input("Digite o primeiro número:"))
num2 = int(input("Digite o segundo número:"))
calcula(operacao,num1,num2) continua = int(input("\n\nDeseja fazer outra operação? 1 - SIM / 0 - NÃO\n"))print("\n\nAté a próxima!")

Primeiro criei a função calcula que recebe três parâmetros: a operação, e os dois números informados pelo usuário. Coloquei todo o tratamento do cálculo já feito anteriormente dentro dela. A partir daí era só chamar a função mais tarde e passar como parâmetro o que o usuário tinha informado.

Para que o programa continuasse executando operações criei uma variável chamada continua e atribuí o valor 1. Criei um laço do tipo while que enquanto continua for igual a 1, o laço repete. Então ao final da operação eu pergunto se o usuário deseja fazer uma nova conta, se a resposta for sim, gravo 1 na variável continua e o laço repete, senão gravo 0 e o laço é interrompido encerrando o programa.

E para a validação da operação, adicionei um if verificando se a operação informada é válida. Em caso positivo, segue normalmente, em caso negativo informo que a operação é inválida e uso o continue para reiniciar a iteração no laço while.

Conclusão

Desenvolver esse projeto me fez ganhar confiança com os conhecimentos adquiridos na linguagem e me deu motivação para continuar aprendendo.

“Ah, mas ainda tem coisa que poderia ser feita para melhorar o programa…” Com certeza! Entretanto precisamos sempre lembrar do objetivo do projeto. Eu nunca quis desenvolver uma nova calculadora que fosse revolucionar o mercado e ganhar milhões por isso. ( Até que isso seria bacana 🤔)

O meu objetivo sempre foi praticar aquilo tenho aprendido em python. E posso dizer que esse objetivo foi alcançado. Consegui reforçar esses conhecimentos e criar algo real que funciona e hoje essa era a recompensa que eu precisava.

Algumas lições aprendidas com esse pequeno projeto:

  • Defina um objetivo: Se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve.
  • Faça um plano: Com o objetivo em mente, trace um plano até lá.
  • Execute o plano: 100% de planejamento e 0% de ação não levam ninguém a lugar nenhum.
  • Melhore o processo: Chegou onde gostaria? Se desafie, tente chegar aí novamente de uma maneira melhor ou pense em como pode ir mais longe.
  • Comemore cada pequena conquista: O fato de estar escrevendo este artigo é exatamente isto. Tenho um baita orgulho de estar me aventurando nesse caminho desconhecido do Python e almejando uma posição em Data Science. Essa calculadora é muito mais que o meu primeiro projeto em python, ela é a primeira conquista dessa nova jornada.

Se você quiser acompanhar esse e outros projetos que ainda farei dá uma olhada no meu github, vai estar tudo por lá 😉

Um grande abraço e até a próxima!

--

--

Giovanni Angelo
Dados de Cientista

Cientista de Dados em formação | Coordenador de Sistemas | Administrador de Dados | Carioca