INSEGURANÇA NAS COMPRAS ONLINES

Michelly Minguta
Dados e Jornalismo

--

Brasil tem mais de um milhão de fraudes na internet por dia

Por Michelly Minguta e Nayana Arruda

A administradora Graciane Alteirado, mesmo com todos os cuidados, acabou sendo enganada por um anúncio do Facebook. Graciane viu o anúncio de uma panela vermelha antiaderente, a qual estava com uma grande oferta, e a administradora começou a cair no golpe online. Após acessar o link e efetuar o pagamento, a desconfiança só começou quando o código de rastreio não chegou para Graciane. Ela conta que acreditou na veracidade do produto por ter sido publicado no Facebook, acreditando que tudo ali seria legalizado.

Com a popularização da internet, esses casos estão cada vez mais frequentes. Afinal, é muito cômodo e ágil comprar online e receber na sua casa. Contudo, fazer compras pela internet pode ser bastante perigoso, isso porque, a cada 20 segundos um brasileiro é vítima de fraude online, de acordo com o Serasa.

Assim como ela, diariamente há novas vítimas de fraudes no Brasil. Segundo dados do Psafe, cerca de um milhão de brasileiros são alvos de golpes por dia na internet, ou seja, a cada dois minutos, 2,6 pessoas são atingidas.

Apesar do número, o analista de TI, Rafael Pertence, acredita que o problema maior são as pessoas, que continuam desatentas quando navegam pela internet, visto que os alarmes estão cada vez mais presentes. Ainda assim, Rafael ressalta a importância de profissionais da área como meio de prevenção e resolução do problema.

“Geralmente, as principais vítimas são as pessoas desatentas no uso dos dispositivos eletrônicos. Assim como temos cuidado ao sair na rua, devemos ser cuidadosos ao acessar os dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones conectados à internet. É importante ter a noção que a internet é a porta do mundo direto para você e para sua casa”, afirma o analista.

Segundo ele, é possível navegar seguro no ambiente virtual, bastando seguir apenas duas dicas.

1- Fique atento durante o uso de e-mails, páginas de internet e aplicativos de mensagens, e sempre desconfie dos e-mails recebidos. E veja sempre se o link do conteúdo aponta para o site correto ou não, fazendo a pesquisa em sites de busca confiáveis;

2- Mantenha sempre o seu dispositivo eletrônico (computadores, smartphones, tablets e etc) e os softwares (Windows, Android, IOS e o antivírus) atualizados, com isso as falhas de segurança que forem identificadas serão corrigidas evitando que você acesse algo indevido ou que alguém consiga hackeá-lo.

--

--