JAVA EE E MONGODB
A penúltima parte prática da minha monografia de especialização em Desenvolvimento Java. Neste capitulo irá aprender a usar MongoDB juntamente com Java EE.
Boa Leitura.
Segundo Marchioni (2015) desenvolver uma aplicação para indústria de TI pode ser um grande desafio para qualquer desenvolvedor, pois a mesma precisa resolver algumas preocupações como segurança, portabilidade e alta disponibilidade. Sem contar que muito dessas aplicações precisa se comunicar com outros sistemas e ser gerado de um ponto central. Com a plataforma Java EE, podemos alavancar todas essas características e muito mais, com foco na preocupação mais importante, que é os seus requisitos de negócios.
Marchioni (2015) explica que o desenvolvimento da plataforma Java EE é feito através do Java Community Process (JCP), ela é uma comunidade encarregada de desenvolver as especificações para toda tecnologia Java. Esta comunidade é composta por especialista da indústria de TI que estabelecem a Java Specification Requests (JSRs), para as tecnologias Java EE. O Java EE é agora mais fácil e mais poderoso a cada novo lançamento. Seu conjunto de APIs disponíveis cresceu rapidamente e se tornando uma grande imagem da tecnologia,
como é mostrada na figura 51:
[caption id=”attachment_1292" align=”aligncenter” width=”504"]
Figura 51 — API Java EE Fonte: MARCHIONI,2015, p.88[/caption]
Conforme mostrada na figura 51, o Java EE possuir muitas APIs para se está trabalhando. Utilizaremos alguns componentes do Java EE em nossos exemplos tais como Servlet para estar lidando com as requisições HTTP e a JSP para está interagindo com a Servlet, bem como usar como interface visual para o usuário.
Antes de iniciar o projeto, devemos obter um conteier para que o Java funcione na web. Nos exemplos será utilizado o Apache Tomcat que pode ser obtida em https://tomcat.apache.org/download-80.cgi, basta descompactar em qualquer local do computador e configurar o mesmo eclipse.
CRIANDO UM PROJETO JAVA WEB COM MONGO
Criaremos um projeto semelhante ao anterior utilizando também o maven, porem utilizando recursos do Java EE para construirmos uma aplicação baseada em web. Siga os passos nas figuras 52 a 54 para esta criando o projeto:
[caption id=”attachment_1305" align=”aligncenter” width=”604"]
Figura 52 — Novo Projeto Fonte: Gerado pelo Eclips
Figura 53 — Seleção maven-archetype-webapp Fonte: Gerado pelo Eclipse
Figura 54 — Configurando o Projeto Fonte: Gerado pelo Eclipse
Após seguir como demonstrada nas figuras 52 a 54, será gerada um projeto no eclipse chamada JavaMongoWeb. Abra o arquivo pom.xml é configure de acordo com a figura 55:
Figura 55 — Adicionando Dependências — Fonte : Gerado pelo Eclipse
CRIANDO CLASSE MODELO
Nesta sessão será criada uma classe chamada Pessoa e será usado para mapear documentos MongoDB. Elas contêm os mesmos campos correspondentes do documento, conforme a figura 56:
Figura 56 — Classe Pessoa Fonte: Autoria Própria.
INSERINDO DADOS COM SEVLET E JSP
A figura 56 demonstra uma classe modelo para especificar um documento, esta classe contém quatro atributos declarados como private, juntamente com seus getters e setters que utilizaremos para recuperar e passar os valores, um construtor sem argumentos e um construtor com argumentos. Criaremos as próximas classes que serão quatro servlets para esta fazendo as operações no MongoDB.
Figura 57 — Servlet Incluir Fonte: Autoria Própria.
Como podemos observar a inclusão dos dados, assim como as outras operações serão praticamente a mesma demonstrada na sessão anterior utilizando java puro. A figura 58 exibe um arquivo chamado incluir.jsp, e nele que inserimos os dados e o nosso servlet irá recuperar os valores passados para inclui-los no mongoDB:
Figura 58 — incluir.jsp Fonte: Autoria Própria.
CONSULTANDO DADOS COM SEVLET E JSP
A figura 59 demonstra o servlet para retorna os dados do banco e apresentar os mesmos na jsp. A figura 60 demonstra como fica a página que irá exibir os dados vindos da servlet.
Figura 59 — Servlet Consultar Fonte: Autoria Própria.
Figura 60 — listar.jsp Fonte: Autoria Própria.
ATUALIZANDO DADOS COM SEVLET E JSP
A figura 61, demonstra o uso o update para estarmos alterando 3 campos
a partir de um critério de busca pelo campo nome para o primeiro documento
da coleção, lembrando de importar a classe import static com.mongodb.client.model.Filters.*; para utilização da função eq. A página dealteração dos dados é semelhante ao da figura 58, bastando alterar alguns itens, conforme é mostrada na figura 62.
Figura 61 — Servlet Update Fonte: Autoria Própria.
Figura 62 — update.jsp Fonte: Autoria Própria.
DELETANDO DADOS COM SEVLET E JSP
Por último criaremos o servlet responsável por deletar os dados através de uma busca, passando como parâmetro o campo nome como critério, lembrando de importar a classe import static com.mongodb.client.model.Filters.*; para utilização da função eq. Como demonstrada na figura 63 e a página deletar.jsp na figura 64.
Figura 63 — Servlet Deletar Fonte: Autoria Própria.
Figura 64 — deletar.jsp Fonte: Autoria Própria.
Nesta sessão, abrangeu o uso da tecnologia Java EE trabalhando em conjunto com o MongoDB, através de Servlets e JSP para estarem interagindo e manipulando os dados entres os formulários web.
Como foi abordado ao longo dessas últimas sessões, a comunicação entre uma aplicação java seja ela web ou não com o Mongodb é bem simples de ser implementada e de fácil aprendizagem. Visto que não necessitamos utilizar SQL em nossos códigos e nem mesmo fazer uso de joins, tornando assim o desenvolvimento da aplicação bem rápida e pequena.
A próxima sessão será apresenta um framework Java de persistência especifico para bancos NoSQL, que irá facilitar ainda mais o desenvolvimento de muitas outras aplicações tanto web quanto aplicações para desktop.
REFERÊNCIAS
Marchioni, Francesco. MongoDB for Java Developers. Birmingham: Packt Publishing Ltd,2015.