Fome de Poder-O Filme e Suas Lições
As Lições Tiradas do Filme Fome de Poder
Neste filme, vemos a ascensão da rede de lanchonetes McDonald´s, como ela começou e como foi criada.Uma historia baseada em visão de mercado, estratégia, perseverança e uma pitada de falta de caráter, além da clara ingenuidade dos criadores do processo que até hoje permanece de forma semelhante nas milhares de lanchonetes espalhadas pelo mundo.Segundo o longa, hoje o McDonald´s alimenta 1% da população mundial, certamente incentivado pela fome famigerada de Raymond Krock (Michael Keaton), protagonista da historia que passou de vendedor de maquinas de Milk-Shake a dono da maior empresa de alimentos do mundo, mas claro que sua fome não era de Big-Mac.
O filme se inicia com Ray Krock, em sua vida diária, vendendo maquinas de Milk-Shake. Com muito suor se dedica à convencer donos de Lanchonetes locais a comprarem seu produto. O filme tem sua história datada na década de 50(O McDonald´s tem sua fundação em 1955).As lanchonetes ofereciam um serviço de garçonetes, que levavam os pedidos nos carros(muito legal, inclusive). Esse local era o point jovem, mas o serviço era dado com muitos erros e muita demora, porém nada demais para um público que estava em busca de interação e diversão, o que traz à tona outro fator…eram locais que não forneciam um ambiente muito familiar, fato esse que impulsiona o crescimento da nova forma de atender criada pelos irmãos McDonald´s; rápida e precisa. Após receber um pedido de 8 maquinas feita pelos irmãos, Ray com a estranheza de um vendedor decadente vai pessoalmente conhecer o local. O orgulho dos irmãos com sua criação, fazia com que eles abrissem os segredos de seu processo de atendimento mostrando a qualquer um que quisesse ver, os olhos de Ray brilharam, ali estava sua oportunidade. Após muita conversa, um contrato é feito entre ambos. Ray queria expansão, os irmãos eram cautelosos e medrosos em muitos momentos. Ray começa a se sentir obrigado a atropelar os criadores, e aos poucos mostra sua verdadeira face(talvez que nem ele conhecia).Mas o fato é que a direção do filme, não se preocupa em mostrar as canalhices realizadas por Ray…como canalhices de fato, tudo tem uma certa leveza, provavelmente deixando na mente de muitos expectadores que Ray estava agindo com certa razão, afinal os irmãos McDonald´s não eram visionários como ele, estavam sempre desconfiados e com o pé no freio, desse modo fica mais amigável aceitar atitudes sem escrúpulos e com plena frieza como vimos neste longa. É possível crer que tal postura seja proposital e podem haver muitos motivos.(Quem sabe o fato de ainda haver McDonald´s).
Por fim, é um filme nota 7(de 0 à 10), e a lição que ele nos deixa é a de que; os fins justificam os meios, afinal se criou uma gigante do capitalismo mundial. Em algum momento podemos ter tal sensação…mas se nosso senso crítico e de caráter vir à tona, será difícil não ter uma visão crítica das ações realizadas.Contudo, vemos uma lição de persistência de Ray, e nesta hora vem a pergunta: Até que ponto você chegaria para ter o que deseja? Essa eu deixo pra vocês.
Trailer
Disponível no Netflix.
Título Original: The Founder( O Fundador)
Data de lançamento: 9 de março de 2017–1h55min
Direção: John Lee Hancoc
Elenco: Michael Keaton, Nick Offerman, John Carrol Lynch e Mais.
Gêneros Biografia, Drama
Nacionalidade EUA