Darwinia 2.0 — Visão Geral do Merge

kanbeok
Darwinia Network Brasil
5 min readNov 22, 2022

Após termos publicado o artigo Darwinia 2.0 irá atualizar o Módulo de Staking, nós recebemos alguns feedbacks da comunidade. Através deste artigo, a comunidade ficou sabendo que a atualização do módulo de staking deriva do merge das cadeias Darwinia. Agora, no presente artigo, apresentaremos o objetivo do merge, o que continuará igual e o que mudará após ele.

Por que fazer o Merge?

Para reduzir a complexidade da Darwinia Network. A rede principal da Darwinia inclui 6 cadeias: Darwinia Chain, Darwinia Smart Chain(também conhecida como módulo EVM da Darwinia Chain), Darwinia Parachain, Crab Chain, Crab Smart Chain, e Crab Parachain. As três primeiras pertencem a Darwinia Mainnet, e as últimas três pretencem a rede canária da Darwinia (Crab).

A figura a seguir mostra a infraestrutura da Rede Darwinia antes do merge:

Este esquema foi elaborado em outro momento, no qual a tecnologia da Darwinia ainda estava imatura, e considerando que haveria transtornos em unificar as cadeias se a rede se tornasse e deixasse de ser parachain. Assim sendo, foi decidido que era melhor separar as responsabilidades da Darwinia Network parachain da solo chain (Darwinia Chain e Crab Chain) e que estas cadeias trabalhassem de forma independente. A governança da parachain era realizada via governança remota naDarwinia Chain.

Essa abordagem foi útil no início. No entanto, este design causou confusão em muitos usuários, e trouxe muita incompreensão entre os desenvolvedores de aplicações. Não somente isto, mas as seis cadeias também refrearam o progresso das atividades de desenvolvimento do core team. Os desenvolvedores do time central precisavam lidar com as seis cadeias ao mesmo tempo. O processo de governança também se tornava mais complicado. Para haver governança na parachain era necessário um procedimento cross-chain demorado e custoso.

Com uma tecnologia mais madura, o time de desenvolvedores da Darwinia está pronto para resolver este problema. Depois de conduzir uma pesquisa de viabilidade, o time decidiu fazer o merge da Darwinia Chain, Darwinia Smart Chain e Darwinia Parachain, e, é claro, incluir o merge da Crab Chain, Crab Smart Chain e Crab Parachain. O objetivo disto é simplificar a rede cross-chain Darwinia e reduzir o tempo e a taxa cross-chain.

Depois do Merge

A Darwinia Chain, Darwinia Smart Chain(também conhecida como o módulo EVM da Darwinia Chain), e Darwinia Parachain serão fusionadas (merged) em apenas uma cadeia. O nome da cadeia fusionada será Darwinia, e a segurança será garantida pela Polkadot, já que a Darwinia é uma parachain. E aCrab Chain e Crab Parachain serão fusionadas em uma única cadeia chamada Crab, que terá a segurança da Kusama, já que é uma parachain.

A figura a seguir mostra a infraestrutura da Rede Darwinia depois do merge:

Mudanças no percurso cross-chain

Depois do merge, a mudança mais intuitiva é que haverá menos uma etapa na rede cross-chain Darwinia.

Por exemplo, o percurso original da Moonbeam <> Darwinia Parachain <> Darwinia Chain <> Ethereum será simplificado para Moonbeam <> Darwinia <> Ethereum. Com isso, teremos uma etapa a menos em todos os percursos que passam pela rede cross-chain Darwinia.

Um aspecto ainda mais benéfico desta mudança é que todas as aplicações cross-chain baseadas na rede cross-chain Darwinia serão simplificadas. E os usuários da aplicação pagarão menos por um serviço cross-chain mais eficaz.

Modelo de inflação permanece o mesmo

Depois do merge, o modelo econômico da Darwinia Network permanerecerá o mesmo, o que significa que as recomplensas por bloco permanecerão as mesmas, isto é, a taxa de inflação será a mesma.

Ativos do usuário permanecem iguais

Uma vez concluido o merge, a segurança econômica e o consenso da Darwinia Chain (que é uma parachain da Polkadot), e Crab Chain (que é parachain da Kusama) será garantida pela Polkadot e Kusama respectivamente. Assim, não serão mais necessários validadores para aDarwinia Chain eCrab Chain.

Originalmente, a função dos validadores era coletar as transações e produzir os blocos que seriam designados aos collators.

A responsibilidade dos collators (coletores) será diminuída, mas tem a sua importância. Os collators precisarão aplicar através de um bond. Os collators, assim como osvalidators, receberão recompensas com base nos blocos produzidos, mas a proporção será menor já que sua responsabilidade também será menor. Essa taxa de recompensa será determinada pelo mercado. E, os holders de tokens ainda podem receber recompensas nomeando collators.

Alterações no Staking

Depois de remover os validadores e adicionar os collators, o modelo de staking será ajustado em correspondência.

Após a pesquisa tecnica, o pallet de staking não pode ser utilizado, pois é muito complicado e não é adequado para o para o staking de parachain. Portanto, é necessário um novo módulo de staking simplificado. Atualmente, a equipe de desenvolvimento ainda realizando algumas pesquisas técnicas sobre o tema.

Além disso, serão feitos alguns ajustes no modelo de staking. Porque a responsabilidade dos collators será reduzida. Os collators não são responsáveis pela segurança de toda a Rede Darwinia, portanto, requerem menos staking. E, portanto, a proporção da recompensa dos collators também devem ser reduzidas de acordo com esta mudança, e esta proporção pode finalmente precisar ser respondida pelo mercado.

Uma vez que o número de collators pode ser menor que o de validadores, a recompensa obtida por um collator não pode cair drasticamente. É difícil estimar a recompensa final obtida por cada collator.

Leituras Relacionadas

Sobre a Rede Darwinia

Github | Website | Medium | Twitter | Telegram

A Darwinia é uma infraestrutura de mensagens cross-chain, que fornece uma rede de mensagens cross-chain baseada em light client, programável e universal para aplicações descentralizadas. Recentemente, nos implantamos o Darwinia’s light-client cross-chain messaging protocol(LCMP) com sucesso, de modo a estabelecer a ponte de mensagens cross-chain entre cadeias baseadas em substrate, e mesmo entre cadeias baseadas em substrate e cadeias EVM. A Darwinia fornece aos desenvolvedores um SDK, e os desenvolvedores podem facilmente integrar as capacidades cross-chain em seus DApps. Isto terá implicações profundas para a interoperabilidade cross-chain, e a Darwinia atuará como uma infraestrutura cross-chain de mensagens para estimular a construção de uma rede cross-chain híbrida para a Polkadot.

Traduzido do inglês para o português por kanbeok.

Link para acesso ao artigo original:

https://medium.com/darwinianetwork/darwinia-2-0-merge-overview-96af96d668aa

--

--