Guia ao Apps da Darwinia Parte VⅠ: Fee Market Analytics

kanbeok
Darwinia Network Brasil
10 min readAug 15, 2022

Entendendo o Mercado de Taxas da Darwinia

O cálculo das taxas para mensagens cross-chain geralmente requer a análise da taxa de exchange do token entre a cadeia de origem e a cadeia de destino na blockchain, que é o que os Oráculos costumam a fazer. Ao contrário do Orácul, o mecanismo do mercado de taxas não exige que a cadeia esteja ciente da relação de troca do token entre as cadeias de origem e destino em tempo real, mas depende das cotações dos relayers para gerar a taxa cross-chain final.

O relayer é o terceiro papel off-chain do message carrier, responsável pela entrega de mensagens entre a cadeia de origem e a cadeia de destino. Antes de entregar uma mensagem, o relayer calcula seus próprios custos e os lucros esperados ao combinar as taxas de transação das cadeias de origem e destino e finalmente submete sua própria cotação ao mercado de taxas. Quando o mercado de taxas tiver recebido cotações suficientes, ele seleciona uma cotação adequada como a taxa de cross-chain naquele momento, de acordo com as regras pré-definidas.

Para ver o Mercado de Taxas de uma forma visual clara, a Darwinia Apps lançou o Fee Market Analytics. Vamos ver como utilizá-lo.

Utilizando o Fee Market Analytics no Darwinia Apps

Localização do Fee Market no Apps

A entrada do Fee Market Analytics está na barra lateral dos Apps. Você pode acessar o Fee Market Analytics clicando abaixo 👇🏻

Como o Mercado de Taxas é construído com base em uma cadeia de origem específica e a cadeia de destino como a unidade mínima, precisaremos primeiro mudar para o mercado correspondente para visualizar os dados. Em Apps, a opção de rede na barra lateral (lado esquerdo, rotulada 2️⃣) é usada como a cadeia de origem do Mercado de Taxas, e a opção do lado direito (rotulada 3️⃣) é a cadeia de destino correspondente.

Tomemos a seguinte captura de tela como exemplo, estamos olhando para os Dados do Mercado de Taxas com Crab como a cadeia de origem e Darwinia como a cadeia de destino. Crab aqui representa Crab Chain e Crab Smart Chain, Darwinia representa Darwinia Chain e Darwinia Smart Chain.

💡 As informações do Fee Market Analytics são calculadas com base na rede de origem específica e na rede alvo selecionada.

Visão geral da página

Podemos projetar o desenvolvimento geral do Mercado de Taxas e o estado atual através dos dados apresentados na Página Overview.

Estatísticas

Consulte a captura de tela acima (cartão com o rótulo 4️⃣)

Total Relayers — O primeiro número representa o número de relayers ativos no mercado de taxas atual . E o segundo número representa o número de todos os relayers registrados. A garantia dos relayers ativos deve ser maior do que o limite de garantia exigido.Average Speed — A velocidade média das ordens neste Mercado de Taxas.Current Message Fee  Taxa que você precisa pagar se você iniciar uma ordem de mensagem cross-chain durante este tempo. Toda vez que o Mercado de Taxas recebe uma mensagem cross-chain na blockchain, ele gera uma ordem, para gerenciar o processo de uma mensagem cross-chain. As ordens registram o tempo de criação das mensagens cross-chain, o tempo de confirmação, a distribuição de taxas, etc.Total Rewards  Recompensas totais obtidas por todos os relayers deste Mercado de Taxas.Total Orders — Total de ordens de mensagens cross-chain criadas neste Mercado de Taxas.

Gráficos

Consulte a captura de tela acima (cartões marcados com 5️⃣ 6️⃣)

O cartão rotulado 5️⃣ é o gráfico da Quantidade de Pedidos por Dia, onde podemos visualizar o uso de mensagens cross-chain em relação ao mercado de taxas.
O cartão com o rótulo 6️⃣ é o histórico de taxas de mensagens por pedido, no qual podemos ver os preços das taxas para mensagens entre cadeias cross-chain em diferentes momentos.

Página de Relayers

A Página de Relayers permite que você veja as estatísticas de todas as ofertas de relayers, garantias, ganhos, penalidades, pedidos, etc. Ela ajuda os relayers ou aqueles interessados em se tornar relayers a postar suas próprias cotações com base na taxa de referência e no lucro esperado.

Lista

A página de Relayers está dividida em duas guias All Relayers e Assigned Relayers.

All Relayers inclui uma lista de todos os relayers atualmente registrados neste mercado de taxas.Assigned Relayers inclui uma lista de n relayers com as cotações mais baixas. Após todos os relayers previstos terem feito suas cotações, o sistema ordenará os preços em ordem ascendente e selecionará as n cotações mais baixas. Para os mercados de taxas atuais, n é 3. Eles são co-responsáveis por esta mensagem cross-chain: Se a mensagem cruzar a cadeia a tempo, o relayer designado será recompensado com uma porcentagem maior. Caso contrário, todos os relayers designados serão punidos pela falha.
Count(orders) — O número de ordens em que o relayer está envolvido. A maneira de se envolver pode ser como qualquer papel de Assigned Relayer, Delivery Relayer, ou Confirmation Relayer. As 3 funções serão explicadas no próximo parágrafo deste artigo.Collateral — A quantidade de tokens que o relayer tem travado na cadeia. O Mercado de Taxas exige que os relayers travem uma certa quantidade de tokens na cadeia como garantia para evitar falhas e más práticas.Quote — A cotação publicada pelo relayer. O relayer afixa suas cotações com base no preço de referência e no lucro esperado na blockchain. A cotação atualmente mais alta dos relayers designados seria a Taxa de Mensagem Atual (Current Message Fee).Sum(reward) O valor total da recompensa recebida pelo relayer.Sum(slash)  O valor total das sanções aplicadas ao relayer.

Ao clicar na conta do relayer, navegamos até sua página de detalhes. Vamos ver o que conseguimos.

Detalhes

Reward & Slash Chart Mostra o quanto um relayer é recompensado ou cortado por dia. Comparando as duas barras, você pode observar visualmente se o relayer é mais penalizado ou mais recompensado.
Quote History Mostra a história das citações do relayer.
Involved Order List Esta lista mostra todas as ordens em que o relayer já participou, incluindo as recompensas e penalidades que cada ordem gerou para ele.

Vamos explicar os três Papéis de Relayer que mencionamos anteriormente. Eles podem ser um pouco confusos no início.

O núcleo da tecnologia cross-chain é a entrega e confirmação da mensagem. Assim, a divisão aproximada do processo de cross-chain em 2 fases seria {Fase de entrega} e {Fase de confirmação}.

Delivery Relayer É o relayer que realiza o trabalho na fase de entrega. Pode ser o Assigned Relayer ou qualquer outro Relayer registrado.

Confirmation Relayer É o relayer que realiza o trabalho na fase de confirmação. Pode ser o Assigned Relayer ou qualquer outro Relayer registrado.

Assigned Relayer Como já descrevemos na parte anterior, os n relayers mais baixos cotados são os Assigned Relayers das ordens atuais.

Eles assumem conjuntamente a responsabilidade por esta mensagem cross-chain: Se a mensagem cruzar a cadeia a tempo, o relayer designado será recompensado com uma porcentagem maior. Caso contrário, todos os Assigned Relayer serão punidos pelo fracasso.

Página de Ordens

Na Página de Ordem você pode ver a distribuição de status das diferentes ordens, a situação de timeout, assim como os diferentes custos de taxas específicas da ordem, as recompensas/penas incorridas, as funções de relayer envolvidas na ordem, etc. Estes dados são úteis para que os usuários da mensagem tenham uma visão geral mais detalhada do pedido e para que possam acompanhar seus pedidos.

Estatísticas

Podemos ver a distribuição geral do status dos pedidos nesta página. Os pedidos são divididos em 3 estados:

Finished — Mostra quantas ordens de mensagens em cadeia foram concluídas, o que significa que estas ordens completaram a {Fase de entrega} e a {Fase de confirmação}.In Progress (In Slot) — Mostra quantas ordens de mensagens cross-chain ainda estão em andamento, mas ainda não excederam o tempo de penalidade estabelecido pelo sistema.In Progress(Out of Slot) — Mostra quantas ordens de mensagens cross-chain ainda estão em andamento, mas já excederam o tempo de penalidade definido pelo sistema. Os Assigned Relayers para estas ordens seriam penalizados. Os Relayers e os Operadores do Mercado de Taxas devem se concentrar nestes dados.

Lista

Algumas explicações sobre o método de filtragem:

  • Por Order ID/Sender Address, você pode identificar ordens específicas pelo endereço da conta do iniciador da ordem/identificador.
  • Por Status, você pode filtrar os pedidos concluídos e em andamento separadamente.
  • Por Date/Block você pode filtrar os pedidos dentro da faixa Date/Block especificada, respectivamente.

Deixe-me dar-lhe um exemplo para tornar a filtragem muito mais clara. Suponha que você escolha o bloco inicial para ser #3042500 e o bloco final para ser #3043507. O bloco de criação do resultado da ordem filtrada deve ser posterior a #3042500 e o bloco de confirmação deve ser anterior a #3043507.

  • Por Slot, você pode filtrar os pedidos em diferentes Slots.

O relayer designado será altamente recompensado em faixas de tempo prioritárias, que são definidas pelo sistema. Os relayers com preços mais baixos são atribuídos com a faixa de tempo anterior.

Digamos que os Assigned Relayers são A, B, C, e a cotação de A é P1, a cotação de B é P2, e a cotação de C é P3. Se dissermos P1 > P2 >P3, Slot1 representa o primeiro espaço de tempo que o sistema definiu. Então Slot1 é associado com C já que a cotação de C P3 é a mais baixa e Relayers com o preço mais baixo são atribuídos com a faixa de tempo anterior: Se a ordem for confirmada no Slot1 por enquanto, C será recompensado com uma porcentagem maior.

💡 Ao combinar diferentes critérios de filtragem, você pode filtrar para obter resultados mais específicos. Por exemplo, ao selecionar um block rangee um slot1 para Slot, você pode filtrar para pedidos que são confirmados no primeiro intervalo de tempo dentro de um intervalo de blocos especificado. Ou, selecionando finished para Status e out of slot para Slot, você pode filtrar quantas das ordens completadas foram cronometradas.

Ao clicar no ID do pedido na lista, navegamos até a página de detalhes do pedido. Vamos ver o que mais conseguimos.

Detalhe

Na Detail Section, podemos ver as informações específicas do pedido.

  • Detail Section
Nonce  A identificação da ordem de mensagens cross-chainLane ID — A identificação da faixa de entrega de mensagens.Time Stamp — A data e a hora em que a ordem de mensagens cross-chain foi criada.Source TxID — Um identificador único de 66 caracteres que é gerado sempre que um pedido é aceito na cadeia de origem.Sender — A conta que iniciou a ordem das mensagens cross-chainStatus — O status da ordem de mensagens cross-chainFee — A taxa que os usuários pagam pelo pedido de mensagens cross-chain.Created At  Número do bloco em que foi criada a ordem das mensagens cross-chain.Confirmed At  Número do bloco no qual foi confirmada a ordem de mensagens em cadeia cross-chain.Slot At  Número do intervalo de tempo (que foi definido no sistema) no qual a ordem de mensagens cross-chain é confirmada. Out of Slot  indica que a ordem excedeu o tempo de penalidade definido pelo sistema.Assigned Relayers  Os relayers selecionados que são co-responsáveis por esta mensagem cross-chain.
  • Reward & Slash Sections
Extrinsic — A transação ou evento que o sistema de recompensa e slash iniciado, relacionado com a ordem correspondente.O Reward Section mostra quantas recompensas foram geradas por esta ordem para diferentes funções do relayer, e quanto seria transferido para o Tesouro.O Slash Section mostra a penalidade do  Assigned Relayer correspondente, no caso de uma ordem de tempo limite.

Sobre Darwinia & Crab

Github | Website | Medium | Twitter | Telegram

A Darwinia é uma infraestrutura de mensagens cross-chain, que fornece uma rede de mensagens cross-chain baseada em light client, programável e universal para aplicações descentralizadas. Recentemente, nos implantamos o Darwinia’s light-client cross-chain messaging protocol(LCMP) com sucesso, de modo a estabelecer a ponte de mensagens cross-chain entre cadeias baseadas em substrate, e mesmo entre cadeias baseadas em substrate e cadeias EVM. A Darwinia fornece aos desenvolvedores um SDK, e os desenvolvedores podem facilmente integrar as capacidades cross-chain em seus DApps. Isto terá implicações profundas para a interoperabilidade cross-chain, e a Darwinia atuará como uma infraestrutura cross-chain de mensagens para estimular a construção de uma rede cross-chain híbrida para a Polkadot.

Crab é a rede canária com valor econômico real da Darwinia, posicionando-se de forma similar à Rede Kusama da Polkadot, que é uma plataforma cross-chain programável para Dapps. Ela é baseada em Substrate, compatível com EVM e conectada à Kusama.

Traduzido do inglês para o português por mariana.dot.

Link para acesso ao artigo original:

https://medium.com/darwinianetwork/darwinia-apps-guide-part-v%E2%85%B0-fee-market-analytics-9cd909e9e8

--

--