Day1 Batch #5 — Darwin Startups

Work in Progress — Construindo a melhor aceleradora do país

Marcos Mueller
Darwin Startups
Published in
5 min readDec 5, 2018

--

Faz mais de 10 anos que descobri minha vocação, e, confesso, foi num dos momentos mais difíceis da minha vida (conto isso outra hora). Basicamente, percebi que participar do sucesso do outro tinha um sabor interessante, e que ajudar alguém a atingir um objetivo era uma das coisas que mais me motivava a dar o meu melhor e querer sempre evoluir.

Não sou velho, mas também não sou novo; e, muito provavelmente, tenham sido as (quase) 10.000 horas de prática que me levaram a esta epifania. Durante toda minha história profissional, sempre tive como fim o sucesso de outra pessoa/empresa. Foi assim na Fundação CERTI, no Programa Sinapse, na CVentures, na Endeavor e mais recentemente no Darwin.

A verdade é que, ao adotar esse chamado como vocação, tive que arrumar uma forma de pagar minhas contas, alcançar meus objetivos pessoais (casamento, filho(s), casa, etc.) e, lógico, contemplar minhas ambições.

Tem uma frase da Anita Roddick que sempre me serviu de mantra:

“Sucesso é fazer algo que lhe traga divertimento, sustentabilidade (financeira) e um senso de contribuição para o mundo”

Bom, mas por que estou falando isso tudo?

Simplesmente, porque essa é a essência do Darwin Startups e um dos grandes motivos para sermos considerados, hoje, a melhor aceleradora do Brasil.

Prêmio Startup Awards no CASE da ABStartups

Tá, mas o que isso significa?

Significa que a nossa empresa está entre as melhores do Brasil em ajudar outras empresas a serem bem sucedidas, e que o sucesso dessas empresas é o nosso sucesso — e, nesse caso, o nosso sucesso é o sucesso de todo mundo que nos ajudou a chegar até aqui (sic)

A maluquice desse negócio é que quase todo o aprendizado, conhecimento e insights oferecidos nos nossos programas, na verdade, não são nossos. São de outras pessoas e instituições que também acreditam nessa filosofia — nossos investidores, nossos mentores, nossos parceiros, enfim, nossa rede que, de forma geral, junto do nosso time, é quem realmente arregaça as mangas e vai sujar as mãos para que o objetivo do outro seja bem sucedido.

Dito tudo isso, é hora de contar algumas das coisas relevantes que o Darwin Startups construiu ao longo do seu caminho.

Somos um ecossistema de evolução para Startups.

O Darwin Startups é orgulhosamente filho de uma das instituições mais respeitadas em Inovação e Empreendedorismo do Brasil, a Fundação CERTI. E é nos mais de 35 anos de história da CERTI que moram muitas das convicções e princípios que praticamos no nosso dia-a-dia. Nascemos em Florianópolis, uma cidade que hoje em dia respira Empreendedorismo e Tecnologia, seja nas Universidades, nas Incubadoras ou nas mais de 4000 empresas de tecnologia que habitam a região (pesquisa ACATE). Nosso QG é no melhor Hub de Inovação do país*, o Centro de Inovação da ACATE, epicentro do frutífero e exitoso ecossistema de Inovação de Santa Catarina.

Hoje somos 12, um time de protagonistas!

Por sermos quase todos Millenials, a todo momento temos de ser forjados a situações e desafios diferentes; a casca vai ficando cada vez mais grossa e a motivação se renova. A armadilha é a falta de experiência, que exige humildade e disciplina em nos colocarmos sempre como ponte e nunca o ponto final da equação.

Imagine o mindset de um Exército Espartano, junto do talento de alguns super-heróis da Marvel e o linguajar da série Sillicon Valley. O time Darwin é isso! Todos sempre prezando pela empatia e cultivando relações significativas com todos da nossa rede.

Nessa nossa história de ajudar empreendedores, já somamos quase 130, distribuídos pelas 45 empresas aceleradas — investimos diretamente mais de R$10milhões e quase R$25milhões foram captados em novas rodadas de investimento. Todos nossos empreendedores tem a ambição, o sangue no olho e a humildade intelectual que os torna quase imparáveis. Aliás, esse último é um dos critérios mais importantes em nosso processo de seleção: o empreendedor tem que saber que não sabe — e, assim, dar espaço aos mais de 150 mentores voluntários da rede Darwin.

Soma-se a isso o dream team de parceiros corporativos, todos referências em suas verticais de atuação e com experiência de sobra para compartilhar e facilitar o caminho de nossas startups. Em meados de 2016, quando conseguimos vender a nossa tese para B3 (Cetip), Neoway, RTM, CNSegPar e posteriormente Transunion, confesso que fiquei com certo frio na barriga ao imaginar o tamanho dessas empresas e a responsabilidade em representar suas estratégias e, por consequência, suas decisões. Hoje, vejo o quão importante foi aquele voto de confiança por parte deles e como isso impactou positivamente a construção do nosso sonho e da nossa cultura.

E a propósito, quero encerrar falando um pouco de nossa cultura, pois é ela que irá nos permitir chegar onde queremos.

Nós somos 100% pró-empreendedor, acreditamos que devemos olhar para as pessoas do negócio, apoiá-las e encorajá-las no caminho do seu sucesso. Isso está no nosso DNA, desde nossa fundação e lutamos para sempre fazê-lo presente em tudo que fazemos. Desde o termsheet, negociações, palestras e mentorias até o acompanhamento pessoal e dedicado do nosso psicólogo aos nossos empreendedores.

E esse talvez seja o motivo de estarmos em constante mudança, construção. Vivemos a inovação, não apenas investindo em novas soluções para o mercado, mas buscando sempre um meio de aprimorar nossa atuação, pois sabemos que, se queremos levar as startups para mais longe, nós também temos que fazer melhor.

Não queremos apenas ser a melhor aceleradora do Brasil ou do mundo, queremos ser a melhor aceleradora para o empreendedor, seja ele quem for e esteja ele onde estiver!

Manifesto Darwin Startups

Agradecimentos a quem acreditou nessa viagem desde o início:

  • Nossos impulsionadores: José Eduardo Fiates, Cventures, Sapiens Parque e Fundação Certi
  • Nossos primeiros investidores: Moacir Marafon, Carlos Augusto de Mattos, Erich Muschellack, Hemerson DeVilla, Carlos Alberto Schneider, Miguel e David Abuhab
  • Nossos mentores da primeira turma: Rafa Assunção, Rodrigo Ventura, Eric Santos, Rada Martini, Elton Miranda, Pompeo Scola e João Bernartt
  • Nossos primeiros parceiros: Leopoldo, Adonay, Luís e Raul da Cventures, Alex, Arthur e Manu da Glóbulo, Julia e Pri da Catarinas, Rodrigo Lóssio da Dialetto, Júlio, Vitor e Bruno da Guimarães e Santiago Advogados, Leandro da LED Contabilidade, Alexandre Souza, Sergio Pereira e Marcos Regueira do Sebrae.

Muito, muito obrigado a todos que fizeram e continuam fazendo parte da nossa história! Estamos só no começo.

Prêmio de Melhor Aceleradora do Ano — Startup Awards — CASE ABStartups

--

--