Você sabe o escopo de suas métricas?

Bruno Dias
Data Business
Published in
4 min readJul 13, 2020

Quando vamos fazer uma análise do negócio, buscamos por nossas métricas. Caso precisemos de mais informações, desdobramos nossas informações utilizando dimensões. Isso não guarda nenhum segredo. Porém não compreender completamente como é a origem de cada métrica e dimensão, pode te produzir um relatório que não é coerente em si.

Costumo dizer que os dados não estão incorretos, eles no máximo não significam o que você imagina que eles significam. Isso, geralmente, pode ocorrer por dois motivos: o primeiro é que quem implementou a coleta fez de uma maneira incorreta, fazendo com que o dado deixe de ser o imaginado e passe a comunicar outra informação. O segundo motivo é que quem interpretou o relatório, não entendia o que a métrica indica.

A questão é que existe um terceiro motivo que se deriva do segundo: as métricas e dimensões escolhidas para um relatório, simplesmente, não se encaixam.

Image by Thomas B. from Pixabay

As classificações das informações.

Toda e qualquer ação tagueada que o usuário fizer será enviada para o servidor do Analytics como um registro — um hit. Ele é a informação em seu estado mais isolado. Dentro de cada um desses hits, temos todas as informações mapeadas e implementadas anteriormente.

Uma ferramenta de Analytics tem em sua essência o objetivo de compreender o comportamento das pessoas que acessam ao seu site, por isso cada hit é atribuído a um usuário. Pela configuração padrão, sempre que um indivíduo acessa o site pela primeira vez, é criado um cookie com um código (cid) próprio. Ele é utilizado para poder atrelar cada hit ao usuário que realizou a ação.

Mesmo que saibamos qual usuário realizou quais ações, ainda precisamos estabelecer os momentos em que elas ocorreram para poder compreender o cenário. A unidade de tempo do Analytics é a sessão. Por padrão, uma sessão se inicia quando ocorre o primeiro hit e se encerra após 30 minutos de inatividade. O tempo da sessão será considerado o tempo entre o primeiro hit e o último antes do período de inatividade ocorrer.

Todo dado (hit) que é enviado para o servidor de Analytics é atribuído a uma sessão (existem exceções) e a um usuário. Sendo que (por padrão) uma sessão só tem um usuário, mas um usuário tem diversas sessões.

O encaixe entre os dados.

Quando um dado é recebido no servidor e vai ser processado, ele é classificado em seu escopo, ou seja, é definido se ele compreende uma informação que se estende apenas para aquele hit, para aquela sessão, ou para aquele usuário. Isso se aplica tanto as informações que impactam as dimensões, quanto as que impactam as métricas.

A diferença é que uma métrica pode ter o escopo de hit (ou produto), enquanto uma dimensão pode ter escopo de hit, sessão ou usuário. Isso implica que aquela informação será relativa somente àquele momento (hit), aquela sessão, ou também para as sessões seguintes (usuário).

Apesar do escopo de processamento das métricas só possam ser de hit (ou produto), isso não quer dizer que existam métricas com outros escopos — afinal sessão é uma métrica. Hits podem ser processados em conjuntos de maneira que criem métricas que se estendam por escopos maiores.

O escopo de uma métrica e de uma dimensão são os encaixes desses dados, e não podem ser ignorados.

Como os dados se conectam.

Cada métrica e dimensão ter um escopo implica que elas buscam explicar uma perspectiva diferente em relação ao cenário. Alguns dados são influenciados diversas vezes ao longo de uma única sessão, outros só se alteram uma vez por sessão, enquanto outros se estendem como os mesmos por diversas sessões.

Desconhecer o comportamento delas pode causar problemas na hora de produzir e analisar relatórios. Métricas e dimensões com escopos diferentes não devem ser utilizados de forma conjunta, pois não possuem uma conexão lógica entre eles.

A métrica Sessões só se altera uma vez a cada sessão, porém a dimensão Páginas recebe dados diferentes diversas vezes. Elas possuem escopos diferentes. Um relatório que busca organizar as suas sessões através das páginas não irá te trazer dados consistentes.

Algumas ferramentas de Analytics para proteger o usuário de erros assim, não fornecem qualquer informação no relatório; outras confiam que o usuário sabe o que está fazendo e sempre preenche o relatório de alguma forma, mesmo que não faça sentido. Por isso, cuidado.

Como se proteger.

O ideal é que você sempre busque compreender o que o dado significa, não apenas para poder combinar informações com os mesmo escopos, mas para mesmo a compreensão correta dos relatórios.

Caso você tenha dúvidas sobre o escopo, sempre poderá recorrer à documentação para as métricas e dimensões padrões, ou para o admin para as customizadas.

--

--