O que é Governança de Dados?

Renata R Santos
Data Girls
Published in
4 min readJul 18, 2022

Segundo o Data Governance Institute (DGI), a governança de dados é “um sistema de direitos e responsabilidades para processos relacionados às informações, executado em concordância com modelos que descrevem quem pode realizar quais ações com quais informações, quando, sob que circunstâncias, e usando quais métodos.”

O Data Management Body of Knowledge (DAMA DMBOK®) é um framework de boas práticas de gestão de dados e nele a governança de dados é definida como “o exercício de autoridade e controle (planejamento, monitoramento e fiscalização) sobre o gerenciamento de ativos de dados.”

Estas definições indicam que uma governança de dados eficaz deve englobar uma coleção de processos, funções, políticas, padrões e métricas que garantam o uso dos dados com integridade, estabelecendo quem pode realizar quais ações em quais situações, com quais dados e quais métodos e garantindo que os dados sejam utilizados de forma segura, eficiente e econômica antes de serem descartados.

Por que adotar a Governança de Dados?

A baixa qualidade dos dados afeta todos os aspectos de uma organização, desde as informações para o marketing até o planejamento financeiro, impedindo o atingimento de metas importantes. É impossível tomar decisões precisas ou assumir riscos calculados quando a qualidade dos dados é insatisfatória.

Quando uma organização opta por implementar um programa de governança de dados, geralmente é para apoiar um ou mais dos seguintes objetivos:

· Melhorar a eficiência de processos críticos que foram prejudicados por dados de baixa qualidade.

· Criar ou adaptar práticas de dados existentes para cumprir necessidades regulatórias de forma mais eficiente e confiável.

· Obter dados mais precisos e confiáveis ​​para suportar processos decisórios dentro ou entre áreas de negócios.

· Melhorar a segurança dos dados e reduzir riscos, ao obter maior compreensão de onde dados sensíveis são armazenados, como eles trafegam e quem tem acesso a eles.

· Diminuir os custos de gerenciamento e armazenamento de dados.

Benefícios da adoção da Governança de Dados

Um dos principais benefícios da governança de dados é quebrar os silos de dados em uma organização. Esses silos geralmente se acumulam quando unidades de negócios individuais implantam seus próprios sistemas, sem coordenação centralizada ou uma arquitetura de dados corporativos. A centralização dos dados permite que mais funcionários acessem mais dados, com a confiança de que esses dados são os corretos para alcançar e atender clientes, projetar e melhorar produtos e serviços e aproveitar oportunidades de novas receitas.

Outro benefício é garantir que os dados sejam usados ​​adequadamente, tanto para evitar a introdução de dados incorretos nos sistemas, quanto para bloquear um potencial uso indevido de dados sensíveis e confidenciais. Além disso, a governança de dados pode ajudar a encontrar um equilíbrio entre as práticas de coleta de dados e as políticas de privacidade.

Além de análises mais precisas e conformidade regulatória mais forte, outro benefício que a governança de dados oferece é a melhoria na tomada de decisões de negócios, fornecendo melhores informações aos executivos, levando a vantagens competitivas e aumento de receita e lucro. Os elementos fundamentais de governança podem fornecer uma orientação sólida, independentemente da tecnologia utilizada ou volume de dados. Esses elementos incluem:

· Uma definição clara dos princípios de dados (os dados devem estar disponíveis, validados e seguros).

· Classificação de dados (público, não classificado, confidencial ou estritamente confidencial).

· Critérios de qualidade de dados (completude de dados, linhagem de dados, etc.).

· Acesso a dados (garantir que as pessoas certas tenham acesso aos dados certos).

· Ciclo de vida dos dados (a sequência de estágios pelos quais uma unidade de dados passa, desde o momento em que os dados são produzidos até serem descansados ​​ou arquivados).

· Classificação dos usuários (produtores, exploradores, consumidores, desenvolvedores, etc.).

Quem é o responsável pela Governança de Dados?

A governança de dados é responsabilidade de toda a empresa. Grandes organizações geralmente formam uma equipe de governança de dados que é responsável pelo estabelecimento de metas e prioridades, desenvolvimento do modelo de governança, obtenção da aprovação do orçamento e a seleção das tecnologias adequadas a serem usadas.

Como a governança de dados normalmente impõe restrições sobre como os dados são tratados e usados, isso pode se tornar controverso nas organizações. Para promover a adesão e evitar a resistência às políticas de governança, gerentes experientes de governança de dados e consultores do setor recomendam que os programas sejam orientados aos negócios, com os proprietários de dados envolvidos e o comitê de governança de dados tomando decisões sobre padrões, políticas e regras.

Pesquisas sugerem que a maioria das organizações nos setores público e privado está trabalhando para abordar esse tópico cada vez mais importante de maneira eficaz e prática. Para isso, precisarão alinhar a governança aos objetivos, cuidar da responsabilidade de cada membro envolvido, implementar gestão com base em confiança, valorizar a ética, considerar gestão de riscos e segurança da informação, implementar treinamento e pensar na cultura.

Referências

[1] DAMA Internacional. Dama-Dmbok: Data Management Body of Knowledge, Segunda Edição, 4 julho 2017.

[2] Stedman, Craig; Vaughan, Jack. What is data governance and why does it matter? TechTarget, maio de 2022. Disponível em: https://www.techtarget.com/searchdatamanagement/definition/data-governance#:~:text=Data%20governance%20(DG)%20is%20the,and%20doesn't%20get%20misused. Acesso em: Julho de 2022.

[3] O que é governança de dados? Google. Disponível em: https://cloud.google.com/learn/what-is-data-governance?hl=pt-br. Acesso em: Julho de 2022.

[4] O que é governança de dados e por que é importante? Delphix. Disponível em: https://www.delphix.com/br/glossario/o-que-e-governanca-de-dados. Acesso em: Julho de 2022.

[5] The Data Governance Program Workbook. Informatica, 2021. Disponível em: https://www.informatica.com/resources.asset.698c69c81cbc79246f49e4413615b2d0.pdf?mkt_tok=ODY3LU1BTy02MzQAAAGFd-xVyEs4ToIdFgPM4j2kIPC-cZlVUfP9Nk70TwlRZn_TFWW1veZRAykJ5n-iGfbMdqfKWLVzf5gD1r0jgNqHUvwVUf44sBY1sDqwUfkFLacyfWwwBF0 . Acesso em: Julho de 2022.

--

--

Renata R Santos
Data Girls

Currently working as Senior Principal Engineer AI & GenAI. Interests in AI, Data Science, Machine Learning, and related fields.