6 meses como Analista de Dados na Hotmart: O que aprendi?

Afinal, o que dá pra aprender em metade de um ano?

André Elias
Data Hackers
4 min readJun 27, 2021

--

Photo by Lagos Techie on Unsplash

Fala pessoal!

Há 6 meses atrás eu iniciava minha carreira em dados, entrando nada mais, nada menos, do que na Hotmart. Empresa super desenvolvida e extremamente madura no uso de dados.

Imagina iniciar a sua carreira em uma empresa como essa? Esse foi o meu caso.

Vou contar um pouco da minha experiência, o que aprendi nesse tempo e o que posso passar pra vocês que estão querendo ingressar na área.

Bom, atualmente sou estudante de Ciência da Computação e já estou chegando nos últimos passos da minha graduação. E durante boa parte dela eu não tinha certeza do que queria fazer ou onde atuaria no mercado de trabalho. Isso até conhecer esse mundo maravilhoso dos dados, foi amor à primeira vista.

A partir daí, não passou muito tempo pra eu começar a me aprofundar mais no assunto. Alguns meses depois me candidatei para vaga de Analista de Dados na Hotmart e fui aprovado. Uhuul!

Mas o que eu aprendi nesses 6 meses?

SQL, SQL e SQL

Nos meus momentos de estudo, eu achava que eu iria precisar somente de Python, que iria passar 90% do meu tempo em um Jupyter Notebook tratando, analisando os dados e fazendo visualizações super descoladas.

Pois é, eu estava errado. E hoje eu digo com muita certeza: O primeiro degrau de qualquer pessoa que quer trabalhar com dados é saber fazer consultas SQL. E pior, eu achava que sabia, mas foi só começar a entrar demandas dos times de negócio que eu percebi que não sabia de nada. Então, trate de estudar essa parte com muito carinho, vai ser muito necessário.

Comunicação

Isso aqui você provavelmente já está cansado de ouvir, mas não custa reforçar. Se você quer ingressar na área de dados, seja como analista, cientista ou engenheiro, você vai precisar saber se comunicar. Não adianta saber fazer as melhores análises e modelos de machine learning se você não conseguir explicar com clareza a sua análise para o cliente.

Então, leve isso em mente, sempre. Você precisa saber se comunicar.

Trabalho em equipe

Outro ponto muito importante, e que tem muito a ver com o tópico anterior, é saber trabalhar em equipe. No início você terá sempre uma pessoa te acompanhando e te ensinando tudo, então nessas horas, a última coisa que você precisa ter é arrogância. Aproveite a oportunidade e preste atenção, anote e aplique. E depois disso tudo, passe o conhecimento para frente, ensine para outra pessoa que precise. Ensine para aprender.

Proatividade

Por que a proatividade é importante? É simples. Para você mostrar que quer crescer. Durante toda minha vida eu tive contato com pessoas que precisaram batalhar muito para conquistar as suas coisas. E também, outras que não faziam questão de nada no que se propunham a fazer. E existe uma distinção muito grande entre elas, que é claramente visível.

Reflita um pouco, você preferiria trabalhar com uma pessoa super motivada e que está pronta para entrar em qualquer desafio, ou uma pessoa que está constantemente reclamando na sua zona de conforto? Pois então, leve isso para sua vida. Batalhe como se sua vida dependesse disso, e na maioria das vezes, vai depender mesmo.

Flexibilidade

Durante esses 6 meses eu aprendi que estar aberto a novas experiências é uma ótima forma de aprender e crescer. No meu caso, eu trabalhei 2 meses como analista, e a Polly, minha coordenadora, me lançou um desafio de fazer parte de uma equipe de qualidade e modelagem de dados. Eu aceitei o desafio, e o tanto que aprendi nesse tempo não foi brincadeira.

Hoje eu voltei a atuar como analista, mas a base que ganhei em outros tópicos foram muito importantes na minha evolução na jornada dos dados em geral. Acredito que experimentar é uma excelente oportunidade para aprender, e também, descobrir onde você quer atuar na sua carreira.

Um pouco sobre a ansiedade

Esse foi um ponto que sofri bastante, a ansiedade. Início de carreira, estudos, incerteza do futuro. Isso tudo são fatores que martelam na nossa cabeça constantemente. A vontade de ver tudo se resolvendo e evoluindo do dia pra noite é grande, e isso vai nos prejudicando pouco a pouco.

Conversando com outras pessoas, descobri que é natural se sentir assim. No mundo em que vivemos é super normal desejarmos as coisas instantaneamente, resultado da modernidade líquida que vivemos. Mas é bom sempre ter em mente que esse sentimento vai te prejudicar a curto e longo prazo. Então relaxe, espere as coisas acontecerem no seu tempo, divirta-se, tenha pessoas próximas para conversar, e aguarde as oportunidades.

Por fim, eu poderia escrever muito mais coisas que aprendi aqui, mas tentei resumir nos principais pontos.

E se você reparar, a maioria dos tópicos se tratam de soft skills. É claro que você vai aprender muitas coisas técnicas também, mas antes disso, eu acho que é muito importante você se desenvolver pessoalmente. A parte técnica você aprende com dedicação e estudo, mas de nada adianta esse esforço se você for uma pessoa difícil de lidar.

E é isso!

Espero que tenham curtido o texto. Tentei passar as coisas que aprendi juntamente com umas pequenas dicas para quem está começando também. Longe de mim ser o dono da verdade, então se tiver alguma crítica, sugestão ou só quiser bater um papo, pode me chamar lá no meu Linkedin.

Muito obrigado, e até a próxima!

--

--