Como virar Analista de Dados do zero em 1 ano

É possível mudar de carreira sem ter uma formação em exatas?

Lucas Morato
Mar 2 · 6 min read
Não é fácil, mas praticamente qualquer pessoa pode sim aprender data science do zero! Fonte.

Então quer dizer que você assistiu a famosa reportagem da Record e decidiu que em 2020 você vai virar cientista de dados e ganhar 22 mil reais por mês? Muito bem, mas agora uma pergunta, será que é possível mudar de carreira se você não tiver uma formação em exatas?

Eu faço essa pergunta porque provavelmente você irá começar a procurar histórias de quem mudou de profissão e conseguiu entrar na área, e se você for de humanas, irá invariavelmente se frustar, pois a maioria das histórias é sobre físicos, astrônomos e engenheiros que deram uma guinada na carreira, mas onde estão os psicólogos, os historiadores, os designers?

Como foi o meu caso?

O que imaginam quando um cozinheiro diz que vai aprender informática. Fonte.

Primeiro passo: aceite que é difícil

Relaxa, é difícil para todo mundo. Fonte

Ache o curso online que mais combina com você

Todos oferecem a possibilidade de testar gratuitamente, portanto faça uma aula ou curso grátis e veja qual se adapta melhor ao seu objetivo. E depois, não seja mão de vaca na hora de pagar por uma subscrição, lembre-se de que é um investimento no seu futuro.

Aprenda inglês (AGORA!)

Fonte

Na última linha está dizendo que português não é pré-requisito, portanto pare de pensar em deixar o aprendizado de inglês em segundo plano.

You can do it! Fonte

Considere fazer uma pós em Data Science

  • Mais rápido que uma graduação: eu já era um senhor de mais de 30 anos quando quis trocar de carreira, e não teria saco para encarar mais 4 anos de estudos novamente.
  • Maior flexbilidade para trabalhar: diversas opções de pós são voltadas para pessoas que precisam pagar seus boletos, como é o meu caso, e por isso esses cursos visam permitir um equilíbrio entre estudo e trabalho.

Eu gostei bastante de fazer uma pós, e acredito que isso deu maior visibilidade ao meu currículo, além ter exigido um grande comprometimento pessoal em aprender. A pós me ajudou também a fazer network e a descobrir como outras pessoas fazem para aprender e trabalhar com ciência de dados.

Primeiro emprego: regras básicas

Sobre o processo de recrutamento, a minha dica é: APRENDA O BÁSICO PRIMEIRO. O que eu vejo de novatos querendo arrasar no deep learning sem nem saberem o que é um t-test não está escrito. Nas entrevistas de emprego geralmente vão testar seus conhecimentos sobre data cleaning, SQL, visualização, etc, então foque nisso no começo do seu aprendizado. Eu consegui meu emprego basicamente apresentando essa dashboard interativa em Tableau que eu criei num projeto de faculdade. Eu assinei meu contrato de trabalho na mesma semana em que completei um ano estudando ciência de dados, e posso falar que mesmo tendo sido um caminho cheio de obstáculos, valeu muito a pena.


Concluindo, meu objetivo nesse artigo foi mostrar que ciência de dados é sim para todo mundo, desde que você entenda que não é um processo simples e que, como em qualquer outra área, isso irá exigir muita disciplina, estudo e resiliência para conseguir aprender. Porém, eu acredito que é uma área com uma comunidade que se ajuda bastante, seja com podcasts — como o do Data Hackers — , artigos, notebooks, meet-ups, etc, então use toda essa ajuda e boa sorte!

Para quem tiver interesse, seguem meu LinkedIn, Twitter e Tableau Public.

Data Hackers

Blog oficial da comunidade Data Hackers

Lucas Morato

Written by

Data Analyst, focused in Data Visualization and Financial Analysis. LinkedIn: linkedin.com/hey-i-am-lucas/

Data Hackers

Blog oficial da comunidade Data Hackers

More From Medium

More on Análise De Dados from Data Hackers

More on Análise De Dados from Data Hackers

A Quarentena do Cientista de Dados, o que estudar?

173

More on Data Science from Data Hackers

More on Data Science from Data Hackers

More on Data Science from Data Hackers

Pizza, o gráfico que se recusa a morrer

Apr 2 · 4 min read

58

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade