Como virar Analista de Dados do zero em 1 ano

É possível mudar de carreira sem ter uma formação em exatas?

Lucas Morato
Data Hackers

--

Não é fácil, mas praticamente qualquer pessoa pode sim aprender data science do zero! Fonte.

Então quer dizer que você assistiu a famosa reportagem da Record e decidiu que em 2020 você vai virar cientista de dados e ganhar 22 mil reais por mês? Muito bem, mas agora uma pergunta, será que é possível mudar de carreira se você não tiver uma formação em exatas?

Eu faço essa pergunta porque provavelmente você irá começar a procurar histórias de quem mudou de profissão e conseguiu entrar na área, e se você for de humanas, irá invariavelmente se frustar, pois a maioria das histórias é sobre físicos, astrônomos e engenheiros que deram uma guinada na carreira, mas onde estão os psicólogos, os historiadores, os designers?

Como foi o meu caso?

Se é esse seu caso, pode parar de chorar, pois é sim possível e eu sou a prova disso. Sou formado em nada menos que Gastronomia, sim, aquele curso que já foi modinha no começo dos anos 2000 e que prometia que todo mundo iria ser chef de cozinha nível Alex Atala. Hoje eu trabalho como analista de dados na Europa, e gostaria de te contar como foi minha transição e como eu consegui aprender ciência de dados e ter meu primeiro emprego na área em apenas um ano.

--

--

Lucas Morato
Data Hackers

Senior Data Analyst @ JET, transforming data into reports that drive business decisions.