Consegui um Estágio em Dados. E Agora?

Nesse post darei dicas para quem se encontra na etapa de estágio, e falarei sobre medos e adversidades que estagiários enfrentam. Todo esse post é baseado em minha experiência e em relatos de amigos.

Rogério Ferreira dos Santos
Data Hackers
6 min readJun 21, 2020

--

Imagem baixada do Burst
Imagem Baixado do Burst

Será que eu consigo?

Após conseguir seu primeiro estágio essa é a pergunta que um estagiário se faz muitas vezes, “será que eu consigo?’’. Essa dúvida pode parecer boba aos olhos de alguns, mas já ouvi relatos de jovens que desistiram de uma vaga de estágio simplesmente porque achavam que não conseguiriam dar conta das demandas que iriam receber.

A resposta chave para a pergunta que dá título a essa seção é “Sim, você consegue, talvez não sozinho, mas consegue”. É importante lembrar que você como estagiário está em fase de aprendizado, e por isso seu time irá lhe auxiliar em suas primeiras tarefas. O primeiro passo para conseguir responder ao famoso “não consigo” é abrir mão do orgulho e dizer para si mesmo que você pode pedir ajuda.

Questionar, interagir e tentar são verbos fundamentais na vida de um estagiário. Questione seu time, pois nenhuma dúvida é “tola”, tolo é não questionar e ficar parado sem saber o que fazer. Pedir direcionamento para seu gestor e companheiros de equipe é algo que você não fará apenas enquanto estagiário, é um costume que você levará para o resto de sua vida. Baseado em minha experiência posso lhes dizer que compartilhar minhas ideias com meus colegas de equipe me ajudou muitas vezes, visto que eles tinham muitas críticas para colaborar e acelerar o processo daquilo que eu estava desenvolvendo. Todavia, é importante tentar fazer o que lhe propuseram e não espere que façam por você, pois quando saímos de nossa zona de conforto aprendemos muito mais, além disso erramos e os erros são ótimos professores.

“Nossos erros são a porta de entrada para os acertos” — Frase de um estagiário que derrubou o banco de dados de sua empresa, mas depois não derrubou nunca mais :)

Foto da Brodie Vissers do <a href=”https://pt.shopify.com/burst/plano-de-fundo?utm_campaign=photo_credit&amp;utm_content=Imag
Foto de Brodie Vissers

Tenha Objetivos/PDI

Bom, essa dica não serve só para estagiários, mas para qualquer profissional do mercado de trabalho. Ter um PDI ou simplesmente um plano de metas e objetivos a serem alcançados é algo que pode ajudar muito em seu desenvolvimento pessoal, pois isso lhe ajuda a visualizar o caminho para alcançar aquilo que deseja, e esses objetivos podem ser dos mais simples como aprender o básico de python até os mais complexos como desenvolver modelos de machine learning. A seguir darei algumas dicas para seu plano de desenvolvimento.

Baby Steps

Não comece fazendo metas que você está muito distante de conseguir, mas crie metas que aos poucos te levem a alcançar isso que está em sua mente. O desânimo e a sensação de não evolução é algo comum entre estagiários, principalmente no meio da computação, no qual lidamos com o “novo” constantemente, por isso metas curtas e de fácil alcance são importantes para te incentivar e mostrar que você é capaz de chegar onde quer. Um exemplo de plano de desenvolvimento com baby steps pode ser o simples sonho de fazer um excelente pão na chapa! O que é necessário para fazer um pão na chapa? Bom, primeiro precisamos saber cortar um pão e passar manteiga nele, em seguida precisamos aprender a ligar o fogão, e depois precisamos saber qual é o tempo ideal em que o pão deve ficar sobre a frigideira.

Talvez você esteja dizendo agora “ei Rogério faltou alguns passos ali em cima hein!!”, então desde já peço desculpa aos fãs de pão na chapa, afinal foi tudo um exemplo.

Pense em como você pode aplicar o exemplo do pão na chapa em seu plano de desenvolvimento profissional.

Olha o Tempo!

Estabeleça prazos aos seus objetivos, isso lhe ajudará a se organizar e de fato exercer aquilo que está em seu plano de desenvolvimento. Determinar uma data para fazer algo é uma forma de se auto-confrontar e não procrastinar. As datas serão as responsáveis por te chocar, pois caso não cumpra o que está em suas metas elas serão as responsáveis por lhe falar a verdade!

Todavia não se choque caso não consiga fazer tudo no prazo ideal, mas questione se você tem feito algo que pode estar te impedindo de alcançar suas metas pessoais. Não somos robôs, nem sempre conseguiremos dar conta de tudo que planejamos.

Foto de Matthew Henry

Não Seja Alguém que Só Aperta Botão

Não se deixe levar pelas correrias do dia a dia no ambiente trabalho, sempre busque entender aquilo que você está fazendo e não simplesmente copie ou repita o que seus colegas de trabalho fazem. É comum na área de dados que as pessoas te questionem acerca de suas análises, como elas foram feitas, em quais informações foram baseadas e etc. Saber responder a essas perguntas é essencial, principalmente quando a entrega é sua.

Qualquer pessoa aperta botão, mas não são todos que conseguem explicar aquilo que estão entregando ou desenvolvendo.

Imagem de Sarah Pflug

Faça Networking!

Agora chegou a parte de falar um pouco de mim. Sempre fui uma pessoa bem falante e comunicativa, lembro-me que quando entrei na faculdade disseram que o curso de Sistemas de Informação não era pra mim, pois as pessoas da área da computação quase não falam, e inclusive me aconselharam a ir para o curso de gestão de políticas públicas.

Esse esteriótipo de que quem trabalha com computação não fala, ou seja, é um robô que só programa não deve ser uma verdade para nós (bom, pelo menos não na área de dados).

Networking Interno

Atualmente me encontro na reta final do meu estágio, e trabalho na área de Análise de Dados, entretanto comecei meu estágio como Engenheiro de Dados. Passar por engenharia me fez entender como os dados deveriam chegar até mim e também como tratá-los,isto fez de mim um profissional mais independente. Passei a responder perguntas que jamais imaginaria responder como analista, pois as questões estavam muito mais relacionadas a engenharia. Além disso, passei a solucionar problemas de engenharia sem ter que recorrer aos engenheiros do meu time, os quais me ensinaram muito no começo do meu estágio.

Após alguns meses de experiência fui chamado pelo meu head para termos uma conversa juntamente ao coordenador do chapter de análise de dados, e basicamente o que eles me disseram foi: “Ok, você fala pra caramba e se comunica muito bem! Precisamos que você faça isso com outras áreas e facilite a interação entre elas e o time de dados, gostamos disso em você!”.

Lembro-me que fiquei pasmo quando eu ouvi aquilo, pois nunca imaginei que fosse ser bem visto na área de dados por conta da comunicação. Hoje posso lhes afirmar que isso realmente é um diferencial. Interagir com outras áreas, conversar com uma pessoa de outro setor na hora de tomar café e coisas assim começaram a agregar muito em minhas análises. Passei a fazer melhores entregas, ter mais facilidade no desenvolvimento dos meus trabalhos e consequentemente comecei a levantar questionamentos que agregavam tanto para o meu time quanto para as outras áreas.

Networking Externo

Conhecer pessoas de outros ambientes de trabalho é algo que pode te ajudar a trazer novas ideias para seu time e para sua empresa. Nem sempre resolvemos um problema ou trabalhamos com uma ferramenta da melhor maneira possível, deste modo é sempre interessante interagirmos com pessoas de fora do nosso local de trabalho com o intuito de entender como eles tratam determinado problema ou lidam com uma ferramenta específica.

Algo que me ajudou muito a criar networking foi participar de meetups, e também interagir em comunidades como o Data Hackers. As postagens e participantes do Data Hackers já me salvaram muitas vezes.

Conclusão

O estágio pode assustar um pouco no começo, mas não é um bicho de sete cabeças. Saiba dialogar com seu time, expor suas dificuldades e sempre tente fazer o que lhe pediram, não deixe que o medo lhe impeça de tentar.

Aprender faz parte e todos nós passamos por esse processo, jamais deixe que a inexperiência te impeça de correr atrás daquilo que sonha.

Espero ter ajudado com essas dicas, e pretendo prosseguir postando conteúdos para iniciantes na área de dados.

Links para minhas redes sociais:

www.linkedin.com/in/rogerio-ferreira-santos

https://www.facebook.com/profile.php?id=100011344932866

--

--