Elastic Stack 8.0: você está preparado(a) para essa versão?

Gerson Neto
Data Hackers
Published in
4 min readMar 20, 2022

Recentemente a Elastic lançou a versão 8.0 em seus produtos, esta atualização traz ganhos de novas funcionalidades, recursos e segurança para a stack. Contudo, algumas features de versões anteriores foram descontinuados e você deve ficar atento antes de atualizar a sua stack!

O que temos de novo?

As soluções da Elastic são bastante conhecidas pela sua capacidade de busca, trazendo velocidade, escala, relevância e simplicidade nos dados. A versão 8.0 inicia uma nova era, aprimorando essas funcionalidades, além do suporte nativo para modelos modernos de processamento de linguagem natural (NLP). Além disso, o Elasticsearch 8.0 inclui suporte nativo para busca do vizinho mais próximo aproximado (ANN), tornando possível fazer comparações entre consultas baseadas em vetor e um corpus de documentos baseado em vetor com velocidade e escala.

Calcular e criar vetores nativamente no Elasticsearch não é apenas um ganho em termos de escalabilidade horizontal (distribuindo os cálculos em um cluster de servidores) — essa mudança também economiza tempo e esforço significativos dos usuários do Elasticsearch.

By Dan Courcy, George Kobar

Com o Elastic 8.0, os usuários podem usar modelos de machine learning PyTorch (como o BERT) diretamente no Elasticsearch e realizar inferências usando esses modelos nativamente no Elasticsearch. Esses modelos podem ser seus próprios modelos customizados ou modelos publicados na comunidade em repositórios como o Hugging Face.

By Dan Courcy, George Kobar

O que foi descontinuado?

Como ocorre em toda atualização de software, existem funções que deixam de suportar em novas releases. Por isso, você deve ficar atento nas alterações que “quebram” funcionalidades de versões 7.X e anteriores. Na documentação dos produtos da Elastic você tem total acesso, no qual vou deixar alguns links para consultas:

Como se preparar para atualização de versão?

Você deve estar curioso(a) para utilizar os novos recursos, mas atenção! Você deve levar em consideração a versão atual da sua stack e seguir as recomendações da fabricante, antes de fazer o upgrade. Caso sua versão seja igual ou inferior a 7.16.x você deve atualizar primeiro para 7.17.x e depois para 8.0. Caso você ainda tenha dificuldade, existe um assistente no Kibana que verifica todas as pendências para você e informa se sua stack estará pronta para o upgrade:

Kibana Upgrade Assistant

Este recurso do kibana vai analisar todos os documentos armazenados no elasticsearch e se possui compatibilidade para novas versões, ou seja, ‎o assistente identifica configurações depreciadas em sua configuração, permite que você veja se você está usando recursos preteridos e orienta você através do processo de resolução de problemas.

Upgrading the Elastic Stack with the 7.x Upgrade Assistant | Elastic Blog

É uma opção excelente para utilizar antes de atualizar sua stack! ‎Para acessar o assistente, abra o menu principal e vá para ‎‎Stack Management > Upgrade Assistant‎.

Resumo

A versão 8.0 é um começo de uma nova era e podemos esperar novos recursos interessantes para a comunidade em geral, principalmente para o mundo de dados.

Até a data de publicação deste artigo, a empresa já tinha anunciado a mais recente release, Elastic 8.1, permitindo que os clientes e comunidade acelerem ainda mais os ciclos de vida de desenvolvimento de software com visibilidade mais profunda das arquiteturas sem servidor e dos pipelines de CI/CD. Além disso, a nova release inclui novas detecções pré-criadas, proteções contra comportamentos maliciosos e integrações de fontes de dados para ajudar as organizações a deter adversários avançados com mais eficiência antes que eles possam causar danos.

Onde eu posso aprender mais?

Também existe um e-book Getting Started with Elastic Stack 8.0:

Getting Started with Elastic Stack 8.0: Run powerful and scalable data platforms to search, observe, and secure your organization (English Edition) — eBooks em Inglês na Amazon.com.br

No qual você aprenderá:

  • ‎Configurar clusters de elasticsearch com diferentes tipos de nó para vários padrões de arquitetura‎;
  • ‎Ingerir diferentes fontes de dados em Elasticsearch usando Logstash, Beats e Elastic Agent‎;
  • ‎Crie casos de uso no Kibana, incluindo visualizações de dados, painéis, trabalhos de aprendizado de máquina e alertas‎;
  • ‎Projete experiências de pesquisa poderosas em cima de seus dados usando a Pilha Elástica‎;
  • ‎Proteja sua organização e saiba como os recursos do SIEM elástico e do Endpoint Security podem ajudar‎;
  • ‎Explore considerações arquitetônicas comuns para acomodar requisitos mais complexos‎;

Vou ficando por aqui, espero que tenham conseguido extrair novos conhecimentos. Caso tenham alguma dúvida, sintam-se livres para em entrar em contato, ou deixar um comentário que irei responder assim que possível.

Espero que tenham conseguido extrair novos conhecimentos. Caso tenham alguma dúvida, sintam-se livres para em entrar em contato, ou deixar um comentário que irei responder assim que possível.

Obrigado!

--

--

Gerson Neto
Data Hackers

Amante de tecnologia e inovação, acredito que a tecnologia e a educação pode ser um meio para transformação digital, unindo pessoas para um mundo melhor.