Já te pediram o CPF na farmácia ? Aqui, alguns bons motivos para tal.

Anderson L. Amaral
Data Hackers
Published in
5 min readAug 19, 2019

--

Texto atualizado, baseado no meu texto original de Junho de 2018

De modo resumido, há um motivo pelo qual as drogarias pedem seu CPF até na compra de um simples paracetamol: “Supervised Machine Learning”. E seu CPF, claro, é a chave primária desse banco de dados…

Google Trend

Desde o primeiro texto que escrevi a respeito desse assunto, no passado , várias notícias similares seguiram a mesma linha logo depois:

Todavia, nada mudou : em qualquer farmácia, todos os dias, lá está a pergunta: “seu CPF, por favor?”

Há tantos padrões na compra de medicamentos que daqui a poucos anos, usando machine learning, grandes redes de farmácia poderão prever melhor o seu estoque correlacionando dados climáticos e sazonais com a saída de tais medicamentos. Algumas certamente já o fazem . Suponho ainda que dificilmente isso se restringe à visão apenas de estoque : a saúde do indivíduo deve interessar tanto quanto ou mais, pois é provável que tenha muito mais dinheiro envolvido nesse setor.

Aqui vou levantar despretensiosas hipóteses aleatórias (pleonasmo vicioso proposital) que podem ou não dizer alguma coisa , misturando a situação do cliente e a da pessoa analisando os dados :

  • É no início, durante ou fim do inverno que se vendem mais anti-gripais ? Como posso trabalhar o preço a respeito dessa informação?
  • E como a umidade de Brasília, a qualidade do ar em São Paulo ou o calor excessivo em alguns estados do nordeste afeta as vendas de tais medicamentos ?
  • Você costuma comprar contraceptivos em geral , por vários anos seguidos, e de repente para com tais compras . Ok, talvez você esteja planejando ter filhos ? O que eu posso oferecer pra você em termos de novos produtos ? Ou se você está cotando um novo plano de saúde, talvez eu deva avisar o quanto antes o plano de saúde parceiro da rede de farmácias um possível novo “custo” para a empresa que possa vir a te fornecer o serviço de plano de saúde ?
  • Você compra paracetamol, aspirina, e/ou analgésicos, frequentemente, por muitos anos? Eu posso deduzir que talvez você tenha enxaqueca ou algum tipo de dor crônica.
  • Se eu sou parte do time de “Data Science” da rede de farmácias XYZ, e tenho uma bem documentada sazonalidade na qual eu sei que afeta a demanda por anti-gripais , qual a elasticidade do preço ? Será que se eu aumentar o preço médio em 15% eu conseguiria maximizar meus lucros ?
  • Você compra frequentemente géis para dores musculares. Posso deduzir que você pratica algum esporte ? Talvez eu possa indicar a empresa parceira da rede de drogarias a oferecer algum seguro de vida / acidente específico pra isso ? Ou eu ainda posso deduzir que você gosta de correr risco, e isso pode afetar seu “score de sinistralidade” .
  • Você compra mensalmente tiras medidoras de corpos cetônicos. Posso deduzir então que você é uma pessoa muito bem informada a respeito de alimentação e provavelmente segue uma dieta de baixo carboidrato ou mesmo cetogênica e quer saber se está em cetose ?
  • No seu CPF constam compras mensais de seringas, gaze e álcool. Talvez você faça algum tipo de reposição hormonal, tem diabetes ou mesmo faz uso de anabolizantes ?
  • Até o mês passado você comprava fraldas infantis, assim sabia-se que havia crianças na sua família. Talvez agora seu filho(a) já saiba usar o banheiro, não precisa mais de fraldas, e pode ser “target” de marketing para novos produtos infantis mais adequados à tal idade ?
  • Você compra frequentemente remédios para o estômago. Posso deduzir que têm gastrite ou úlcera ? Quem sabe ainda correlacionar isso com estresse ? E possíveis faltas no trabalho que eu queira saber, se eu for um comprador e comprar esses dados das farmácias antes de te contratar ?
  • A compra de anti-depressivos associados ao seu CPF é frequente. Quais outras doenças eu posso associar com um estado depressivo ?
  • Você toma remédios para hipertensão. Qual a probabilidade de você dar custos acima do esperado com procedimentos de cardiologia para o plano de saúde parceiro da farmácia onde você compra tais remédios ?

Tudo isso, obviamente, irá depender da qualidade dos dados. Nada impossível se há um banco de dados com 5, 10 anos, com todos os seus hábitos de compras associados ao seu CPF e por que não, correlacionados com seus dados cadastrais, os quais você preencheu numa promoção numa empresa parceira da rede de farmácias XYZ .

Em suma, a questão “ética”, mais uma vez, irá pesar num futuro próximo. O que não dá pra negar é a visível insistência em pedir CPF para toda e qualquer compra que você faça.

Anderson L. Amaral

Líder do Motor de Crédito na Stone.Co

Consultor em Data Science pela AL Amaral Consultoria

Founder da ScoraS

Chief Data Officer na DATAHOLICS.io

“Profissional do Futuro — Globo Repórter 28/06/2019”

Quarto Lugar mundial pela Dataholics no Open Innovation Contest NTT Data 2018 , Tóquio- Japão

Vencedor na Open Innovation Contest Everis NTT Data 2018 ,São Paulo- Brasil

Vencedor na Batalha de Inteligência Artificial PAPIS.IO 2017

Vencedor no Visa Track — São Francisco -Califórnia 2017

Vencedor no Ciab-Febraban 2017

Vencedor no Desafio RTM 2017

Histórias de Sucessos — Udacity 2017

Nas horas vagas : praticante de Jiu-jitsu, inventor de receitas para dietas cetogênicas e entusiasta de Jejum intermitente e prolongado.

--

--

Anderson L. Amaral
Data Hackers

Data Science Consultant , Brazilian Jiu-Jitsu brown-belt. Writing for fun !