Job Title: Data Scientist

Uma análise sobre as vagas de cientistas de dados no Brasil

Thomas Ryu
Data Hackers
2 min readJan 12, 2020

--

Com a expansão da tecnologia e da cultura orientada a dados como parte estratégica das empresas, novas profissões vêm ganhando destaque no mercado profissional, entre elas a de cientista de dados (que até foi considerada a profissão mais sexy do séc. 21 pela Harvard Business Review).

Como destacado em uma matéria da Veja, este é um dos mercados profissionais mais atraentes na atualidade, mas afinal, o que as empresas esperam dos cientistas de dados?

O que as empresas esperam dos cientistas de dados?

Para responder essa pergunta, analisei a descrição de 84 vagas com o nome “Data Scientist” e/ou “Cientista de Dados” abertas no Brasil e publicadas no LinkedIn no dia 17/dez/2019. (Dataset e Notebooks disponibilizados aqui)

A partir deste banco de dados, analisei os termos e palavras mais recorrentes nas vagas buscando entender melhor o que essas empresas esperam de seus candidatos.

Atividades mais citadas

  1. Entender do negócio em que está atuando
  2. Criar modelos estatísticos / preditivos
  3. Saber como analisar grandes conjuntos de dados
  4. Ser capaz de tomar decisões através de suas análises
  5. Saber criar meios de visualização dos dados

Conhecimentos mais citados

  1. Machine Learning
  2. Big Data
  3. Inteligência Artificial
  4. Linguagens de Programação / Algorítimos
  5. Estatística

Ferramentas mais citadas

  1. Python
  2. R
  3. Sql

Faculdades mais citadas

  1. Estatística
  2. Matemática
  3. Engenharia
  4. Ciência da Computação

Job Description: <Loading…>

A profissão de cientista de dados ainda não é um conceito 100% estabelecido, tendo grandes diferenças entre o que é esperado de uma vaga para outra. Entretanto, através das análises foi possível perceber que as empresas esperam que estes profissionais não sejam apenas especialistas em conceitos e técnicas, mas que eles também sejam capazes de entender o meio que estão inseridos.

Nesse sentido, vemos que as atividades buscadas vão desde o entendimento do negócio até a capacidade de tomar decisões a partir de um diagnóstico elaborado por meio dos dados. Por isso, é possível observar a partir dessa análise que as empresas buscam em um cientista de dados profissionais que consigam agregar multidisciplinaridade as equipes.

--

--

Thomas Ryu
Data Hackers

Atuário | Pós-graduado em Administração | Data Driven