Minha carreira em um gráfico

O que descobri ao criar uma representação visual da minha carreira e das coisas que aprendi ao longo do tempo

André Sionek
Data Hackers

--

Programador e representação abstrata dos seus conhecimentos. Fonte: Imagem gerada pelo autor utilizando Midjourney.

Sempre reflito sobre a minha carreira profissional. Gosto de pensar sobre como as escolhas que fiz me levaram ao cargo de Engenheiro de Software Líder, como comecei e como mudei diversas vezes de área. Até mesmo sobre como essas escolhas me permitiram trabalhar em Londres. Mas sempre me deparo com o mesmo problema: minha carreira não é linear. Uma página no LinkedIn, com experiência atrás de experiência, não consegue retratar quem sou, o que já fiz e como cheguei até aqui. Embora a sucessão de cargos possa ser relativamente linear, o conjunto de experiências e aprendizados em cada local é bagunçado, fora de ordem e interconectado. Até agora, eu nunca consegui organizar essa bagunça e extrair alguns aprendizados de maneira clara.

Enfim, esse problema sempre permeia os meus pensamentos. E bem… Para mim, as melhores ideias e as soluções para problemas geralmente acontecem de madrugada. A ideia ou solução aparece de repente, e então fico na cama, de olhos abertos refletindo e bolando um plano sobre como resolver aquele problema. E por mais que eu queira dormir, meu cérebro não deixa. Eventualmente o cansaço físico vence o cérebro inquieto e eu durmo.

--

--

André Sionek
Data Hackers

I write about data and software engineering, career and everything in between!